Header Ads

Polícia indicia Agente de Saúde por falsificar assinaturas em visita domiciliar

Polícia Civil do município de Orleans, onde o agente de saúde foi indiciado —  Foto/Reprodução/JASB.

Polícia indicia Agente de Saúde por falsificar assinaturas em  visita domiciliar
Publicado no Conexão Notícia em 15.jan.2021.  

Agentes de Saúde | Apesar de não haver nenhuma previsão na Lei Federal nº 11.350, que rege as profissões de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), em alguns municípios os ACS’s e ACE’s devem colher a assinatura dos cadastrados durante as visitas domiciliares.

Diante disso, o profissional, seja ele ACS ou ACE, que não cumprir essa medida, ou se cumprir de forma errada, pode acabar tendo problemas muito sérios.

A prova disso é que a Polícia Civil acabou indiciando uma ex-agente de saúde por falsidade ideológica e prevaricação.

O indiciamento ocorreu no município de Orleans, onde a Polícia Civil em um inquérito policial concluiu que a indiciada de 38 anos, teria praticado crimes de falsidade ideológica e prevaricação no exercício de função pública.


Isso porque, de acordo com informações divulgadas, a polícia apurou que, entre o período de 5 de setembro de 2016 a 25 de abril de 2017, a ACS de Orleans, no exercício de sua função, inseriu declaração falsa, consistente em assinaturas e outros dados em diversas fichas de visitas domiciliares, as quais não se realizavam efetivamente.


Basicamente a indiciada teria assinado a ficha de visita domiciliar no lugar dos cadastrados, falsificando a assinatura dos mesmos,

Durante as investigações, teria sido ouvidas 17 testemunhas, que confirmaram que as visitas não aconteciam e que as assinaturas constantes nas fichas de atendimento não eram suas.

Com isso o Instituto Geral de Perícias acabou confirmando, por meio de dois exames grafotécnico, que as letras e assinaturas não eram das pessoas que deveriam ter sido atendidas.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do  Brasil, Alexandre Coimbra. SC

No seu município é exigida a coleta de assinatura dos cadastrados durante as Visitas Domiciliares? Em caso positivo, como estão fazendo isso durante a Pandemia? Deixe sua resposta no formulário de Comentários abaixo.

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:
Jornal Nacional: Agentes de saúde acompanham por telefone pacientes isolados com Covid

3 comentários:

  1. No meu município é solicitado que se pegue a assinatura das pessoas atendidas, eu particularmente não pego, até porque muitas pessoas se negam de assinar, e não existe nada que obrigue a pessoa atendida a assinar, sendo assim apenas listo os nomes dos visitados.

    ResponderExcluir
  2. Jacunda Pará Francisca agente de saúde. Não pego essa assinatura dás visitas domiciliares não tenho necessidades disso. Hoje está tudo mais fáceis pra se comunicar com a comunidade .é Maravilha o Acs ter uma boa comunicação social na área dê abrangência territorial.nossa é um bem coletivo de todos os dias. É ter uma sintonia agradável. Sou muito grata à Deus pôr ter esse privilégio de viver esse momento em armonia social.

    ResponderExcluir
  3. Aqui na minha cidade, bonito ms, não estamos pegando assinatura de Pacientes devido a risco de contaminação.mais normalmente pegamos sim a assinatura do morador.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.