Header Ads


MT - Centro de Endemias promove capacitação técnica aos agentes de combate

Supervisores e Agentes de Combate às Endemias passaram por capacitação.  —  Foto/Reprodução.

MT - Centro de Endemias promove capacitação técnica aos agentes de combate
Publicado no Conexão Notícia em 01.fev.2021.  

Agentes de Saúde Supervisores e Agentes de Combate às Endemias (ACE’s), do Centro de Endemias Ivaldo José da Silva "Bill", que trabalham na linha de frente no combate aos vetores da dengue, zika vírus, chikungunya, febre amarela, malária e leishmaniose, passaram por capacitação técnica, para aprimoramento nas ações de combate às enfermidades.

As palestras foram ministradas no Laboratório de Etimologia. Os palestrantes do Ministério da Saúde (Jacineu Lopes), Secretaria Municipal de Saúde (Priscila Moraes) e do Setor de Zoonoses (Elen Lopes), trabalharam a necessidade de usar técnicas eficazes para reduzir as notificações, óbitos por dengue e gastos desnecessários na saúde pública.

As principais ações trabalhadas foram: a intensificação nas abordagens; eliminação dos criadouros; redução de tratamento focal com larvicida; adequação de PEs e nebulização de forma correta.

Ao todo 25 servidores participaram do evento e lhes foi proporcionado o conhecimento do processo biológico dos vetores e a importância da integração intersetorial no sucesso do trabalho realizado.

Esta gestão adquiriu uma metodologia de aprimorar o conhecimento dos servidores. Então fizemos um cronograma de palestras para que esses servidores pudessem conhecer a Central de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias, bem como as técnicas eficazes no combate aos vetores. Nós temos [mosquitos] de leishmaniose, malária, em grande quantidade, principalmente nas regiões de matas e por isso a necessidade desse aprimoramento, comentou Gerson Danzer, coordenador do Centro de Endemias.

Danzer ressaltou ainda que os trabalhos desenvolvidos pelo centro, só terão resultados positivos se “todos não deixarem a procriação acontecer”. A fim de evitar aglomeração, devido à pandemia do Novo Coronavírus, a capacitação foi estendida ao longo da semana, com grupos reduzidos de servidores.

Publicado no JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações da Assessoria da prefeitura de Sinop (MT).

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:
Jornal Nacional: Agentes de saúde acompanham por telefone pacientes isolados com Covid

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.