Header Ads


Brasileiro vence “Oscar da ecologia” com projeto sobre botos

  Pedro Fruet venceu o Whitley Awards, conhecido como o Oscar da Ecologia. —  Foto: Reprodução.

Brasileiro vence “Oscar da ecologia” com projeto sobre botos
Publicado no Conexão Notícia em 23.julho.2021.  

Solidariedade |  O biólogo brasileiro Pedro Fruet, de 40 anos, está entre os sete ganhadores do prêmio Whitley Awards 2021, conhecido como o Oscar da Ecologia.

Ele desenvolveu um trabalho que promove a preservação de botos, ameaçados pela pesca em Rio Grande, região sul do Rio Grande do Sul. O prêmio equivalente a R$ 300 mil e será investido para aumentar o alcance do projeto no estado.

Pedro atua como secretário do Meio Ambiente do município e quer diminuir em 40% o índice de mortalidade dos animais nos próximos cinco anos.

Ameaça de extinção

O trabalho dele teve início em 2007, quando ajudou a fundar a ONG Kaosa, que abriga botos que vivem na região.

A espécie é ameaçada de extinção, principalmente pela pesca. Em 2012, uma zona de proteção foi instituída para preservar os botos, mas os animais continuaram ameaçados.

Hoje, a taxa de mortalidade de botos é de 6 por ano. Esse índice é considerado elevado, visto que temos apenas 600 animais em nosso ecossistema.

Os golfinhos continuavam morrendo, e o pescador estava sendo preso e perseguido pelos órgãos de fiscalização, que estavam fazendo o trabalho deles. Estavam colocando energia e dinheiro do poder público nisso, e no fim das contas o problema persistia”, disse o biólogo.

Estratégia social

O projeto do Pedro, que rendeu o prémio, prevê treinar 50 pessoas para disseminar informações sobre a preservação dos botos.

Ele também quer criar um aplicativo, no qual as pessoas possam acessar materiais informativos, gráficos e pesquisas sobre a espécie.


Além disso, Pedro planeja fazer um mapeamento da população de botos. “A gente vai sair de barco, fazer esse monitoramento. Pelas marcas nas nadadeiras, é possível estimar o tamanho da população, quantos filhotes tem por ano, quando é que uma fêmea começa a reproduzir”, explicou.

E ele contou o motivo dessa paixão pelos botos.

“Os botos são criaturas maravilhosas e têm a capacidade de nos mostrar que podemos desfrutar do mundo em harmonia com animais selvagens. Acredito que, ao promovê-los a uma espécie emblemática, podemos proteger todo o ecossistema e melhorar a vida das comunidades locais”, disse em entrevista à Prefeitura municipal do Rio grande do Sul.

CN - Conexão Notícia com informações de Monique de Carvalho.

Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

Tratamento pode fazer câncer de mama regredir 6 vezes mais rápido

  Tratamento da USP para câncer de mama pode reduzir o tumor até 6 vezes. —  Foto: Reprodução.

Pesquisadores da USP descobriram um composto que pode ajudar na regressão do câncer de mama. O tratamento consegue acelerar em até seis vezes a regressão do tumor, mesmo nos tipos mais agressivos.

O processo inclui uma etapa antes da quimioterapia, com o uso de droga identificada que enfraquece as células tumorais. O trabalho foi publicado na revista científica Science Signaling.  Leia a matéria completa, aqui!

Chega de picadas: biossensor indolor mede açúcar de diabéticos

  O biossensor mede açúcar de diabéticos pela saliva. —  Foto: Reprodução.

Um teste de diabetes sem dor, inédito no mundo, poderá em breve estar nas mãos dos consumidores, nas prateleiras das farmácias. É um biossensor que mede açúcar de diabéticos pela saliva. Leia a matéria completa, aqui!

LEIA TAMBÉM:

Crescendo até nas Paradas da Vida. A incrível história de Thomas Edison

  Thomas Edison - uma surpresa para o mundo. —  Foto: Reprodução.

Thomas Edison foi um dos maiores inventores da história da humanidade. Entre seus preciosos inventos estão a lâmpada e a bateria elétrica. Quando escutamos sobre seu sucesso, muitas vezes pensamos que sua vida foi fácil. Porém, há um incidente impressionante que nos ensina quantos desafios ele teve que superar até chegar ao sucesso. Certo dia, quando ainda era pequeno, ele chegou em casa da escola com um bilhete para sua mãe. Leia a matéria completa, aqui!

Acompanhe as notícias do CN - Conexão Notícia no Facebook

Tecnologia do Blogger.