Header Ads


Pessoas acima de 55 anos e homens que tomaram Coronavac têm menos resposta imune

 As duas doses da vacina contra Covid-19 CoronaVac têm menos capacidade de gerar resposta imune.  —  Foto: Reprodução.

Pessoas acima de 55 anos e homens que tomaram Coronavac têm menos resposta imune
Publicado no Conexão Notícia em 27.agosto.2021.  

Brasil | As pessoas com mais de 55 anos e os homens de qualquer idade que tomaram as duas doses da vacina contra Covid-19 CoronaVac têm menos capacidade de gerar resposta imune no organismo em comparação com os indivíduos recuperados da infecção. A constatação foi feita em uma pesquisa do Instituto do Coração (InCor) e da Universidade de São Paulo (USP).

Os resultados ainda não foram revisados por pares, mas mostraram que que 95% dos participantes vacinados com o imunizante produziram algum tipo de resposta imune contra o coronavírus Sars-CoV-2, frente a 99% dos chamados convalescentes (ou recuperados), traz reportagem da Folha de S. Paulo.

Os resultados do estudo do Incor e da USP identificaram que uma resposta protetora completa, formada tanto por anticorpos como por células de defesa, esteve presente em sete em cada 10 dos recuperados, mas em apenas 59% dos vacinados.


De acordo com a Folha, o estudo contou a colaboração de pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, do Instituto Israelita Albert Einstein de Ensino e Pesquisa, da Plataforma Científica Pasteur-USP, da Universidade Federal de São Paulo e do Instituto de Investigação em Imunologia (iii/INCT).

Durante o estudo foram analisadas a presença de anticorpos anti-Sars-CoV-2 no soro sanguíneo de vacinados (101 amostras), recuperados (72 amostras) e compararam a um grupo controle (não vacinados e nem infectados; 36 amostras), segundo a matéria.

Os resultados dessa análise mostraram que a taxa de anticorpos no sangue dos convalescentes era de 1,5 a 2 vezes maior do que a encontrada nas amostras dos vacinados. Essa diferença aumentava em pessoas vacinadas com mais de 55 anos. 

A reportagem destaca que nessas pessoas o número ainda foi seis vezes menor que a observada após uma infecção natural para o mesmo grupo.

Além disso, comparando grupos de idade abaixo de 55 anos e com 55 anos ou mais, também foram encontradas diferenças em relação aos gêneros. Enquanto as mulheres com mais de 55 anos apresentaram resposta humoral (de anticorpos) e celular em 60% das amostras, entre os homens esse número caía para 28%.

CN - Conexão Notícia. 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!
Acompanhe as notícias do CN - Conexão Notícia no Facebook

Tecnologia do Blogger.