Header Ads


Refugiado vietnamita se torna pastor nos EUA: ‘A fome de Deus nunca me deixou’

Winston Bui visita o Vietnã onde ministra frequentemente. (AG News) —  Foto/Reprodução.

Refugiado vietnamita se torna pastor nos EUA: ‘A fome de Deus nunca me deixou’
Publicado no Conexão Notícia em 13.jan.2021.  

  Foi em um acampamento de jovens da Assembleia de Deus que Bui sentiu-se chamado para o ministério.

Winston N. Bui escapou do Vietnã ainda menino durante a queda de Saigon em 1975. Hoje, o ex-refugiado lidera a Irmandade Vietnamita das Assembleias de Deus nos Estados Unidos e passou os últimos 20 anos como orador popular e pioneiro de diferentes Chi Capítulos do Alpha Campus Ministries em faculdades e universidades em vários estados.

Chi Alpha é minha família há muito tempo, diz Bui. 

Por meio dele eu fui discipulado, aprendi como pregar e trabalhar no ministério, e como seguir a Deus.

Bui nasceu em Saigon, filho de um capitão do exército sul-vietnamita (aliado dos EUA). Em 30 de abril de 1975, enquanto Saigon mergulhava no caos, o pai de Winston reuniu a família e alguns pertences e os levou às pressas para o porto. No caminho, Winston se lembra de ter visto muitos cadáveres e ouvido tiros em meio a uma grande confusão.

A família embarcou em um barco, assim como milhares de outras, e escapou do caos. O vietcongue abriu um buraco no barco com um canhão, mas não o desativou. Muitos outros refugiados se afogaram e morreram naquele dia, quando as últimas forças dos EUA se retiraram.

A tripulação de um navio da Marinha dos EUA ajudou a embarcação e consertaram o buraco. O barco vietnamita acabou na Ilha Wake, um protetorado dos EUA no sul do Oceano Pacífico. De lá, a família Bui e outras pessoas foram para um campo de refugiados em Fort Chaffee, Arkansas. O pai de Winston se conectou com um patrocinador em Bartlesville, Oklahoma, que ajudou a família a encontrar moradia e emprego.


Anos depois, um dos colegas de escola de Winston o convidou para um culto de jovens de sua igreja. Naquela noite, Winston respondeu à mensagem do Evangelho.

“Nunca olhei para trás”, diz ele. 

Naquela noite houve um fogo de avivamento em mim, uma fome sagrada por Deus que nunca me deixou.

Ministério

Em um acampamento de jovens da Assembleia de Deus no verão seguinte, Bui sentiu-se chamado para o ministério e, depois de se matricular na Northeastern State University em Tahlequah, Oklahoma, foi pioneiro de um grupo Chi Alpha lá e encontrou seu caminho.

Em seu último ano, o capítulo havia se tornado um dos maiores grupos Chi Alpha liderados por estudantes nos EUA. Bui permaneceu e liderou o grupo por vários anos mais, se casando com Kimberly D. Baldwin, uma nativa de Oklahoma que compartilhou seu chamado para o ministério. Ela é uma ministra AG ordenada, como seu marido.

O casal mudou-se para Columbia, Missouri, para liderar o grupo Chi Alpha na Universidade de Missouri, que na época tinha nove alunos. Em poucos anos, o capítulo Mizzou tinha várias centenas de alunos regularmente envolvidos. O mesmo tipo de florescimento numérico, relacional e espiritual aconteceu quando os Buis se mudaram para a Califórnia para iniciar um grupo na UCLA, que cresceu de alguns alunos para centenas.

A chave é relacionamentos um a um, pequenos grupos, discipulado e uma comunidade dedicada a buscar Deus juntos”, diz ele. “Um debate não ganha um campus, mas o sobrenatural pode. Os dons do Espírito, discipulado um a um, louvor e adoração, palavras de conhecimento e palavras de sabedoria, todos cooperam [para o crescimento]

Uma voz usada por Deus

Troy Singleterry, pastor líder da Igreja City View em San Diego, diz que Bui “é uma voz que Deus está usando de maneiras tremendas em igrejas, viagens missionárias, conferências e nos campi universitários”.

“Winston fala com amor e ousadia, por experiência própria”, diz Singleterry. “Winston é uma das vozes que Deus está levantando em uma época de incerteza, medo, ansiedade e estresse.”

Hoje, a família Bui está entrando em um novo capítulo de ministério no Estado de Sooner, dirigindo Chi Alpha na University of Central Oklahoma em Edmond.

Winston continua liderando o Vietnamese Fellowship nos EUA, que tem igrejas em cidades como Dallas, Houston, Boston, Los Angeles e San Jose. Ele está lançando uma visão e desenvolvendo líderes com o objetivo de plantar mais igrejas AG em toda a América. Bui, que é um missionário dos Estados Unidos e também membro da Comissão de Etnicidade da AG, viaja e prega globalmente.

Em novembro de 2019, ele voltou ao seu local de nascimento, a cidade de Ho Chi Minh, para falar no 30º Conselho Geral das Assembleias de Deus no Vietnã. Sua família mantém fortes laços com o país, onde Bui ministra com frequência.

Sinto-me oprimido pela bondade, misericórdia e compaixão de Deus para com um jovem que já foi refugiado, diz ele. Sempre abençoarei o Leão da tribo de Judá e a nação Chi Alpha pelo que Deus fez em minha vida.

GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA AG NEWS

Apoie nosso jornalismo independente fazendo uma doação de qualquer valor, clique no banner abaixo:

Conteúdo relacionado:
Porta dos Fundos volta a zombar da fé cristã em especial de Natal
O filme "Elo de Amor" conscientiza a sociedade sobre o autismo
AD: Morre pastor Antonio de Jesus Dias, um dos primeiros líderes da UMADEGO
Esposa e igreja do “Pantera Negra” receberão fortuna avaliada em R$ 109,6 milhões
Brasil lidera na distribuição de Bíblias em formato digital, diz relatório global
Cúpula da ONU discutirá governança mundial pós-pandemia
Resultado de um processo histórico, a intolerância religiosa se reflete em perseguição 
A perseguição aos cristãos na Malásia
Homem ressuscita na Etiópia após oração e 25 testemunhas aceitam Jesus
Famílias protestantes do México são forçadas a escolher entre serviços básicos e fé
+`Jesus me curou´, diz menina de 5 anos antes de exame indicar regeneração do cérebro
Pastor que salvou mais de 1.500 bebês quer construir aldeia para mães criarem os filhos
Vila onde Jesus alimentou 5.000 pessoas é descoberta perto do Mar da Galileia
Sinédrio judeu quer tocar o shofar no Monte do Templo após quase 2 mil anos
Prefeito consagra cidade a Jesus durante encontro de oração, nos EUA.
O CRIME E A QUEDA - Flordelis: uma tragédia brasileira 
China endossa cloroquina contra Covid-19; deputado lamenta ‘vidas perdidas...
Filial da IEADPE em em Caruaru (PE) realiza Reunião Geral de Obreiros
Confira o maravilhoso álbum de fotos de Cláudia Canção e a sua filha Maria Júlia 
Dupla Canção & Louvor: Cláudia Canção celebra o nascimento de sua 1ª filha

Tecnologia do Blogger.