Header Ads


Alagoas: SINDACS realiza primeira reunião com a nova diretoria executiva

 Primeira reunião com a diretoria executiva do SINDACS-AL.  —  Foto/Reprodução.

Alagoas: SINDACS realiza primeira reunião com a nova diretoria executiva
Publicado no Conexão Notícia em 25.fev.2021.  

Agentes de Saúde | O encontro, que aconteceu na quarta-feira (24) e foi mediado pelo presidente Nelson Cordeiro e contou com a participação do dirigente da FENASCE - Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias , Fernando Cândido

Após a posse da nova gestão do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL) e de toda a regularização dos registros das atas em cartório, foi realizada na manhã de quarta-feira (24) a primeira reunião da atual diretoria executiva, que atuará no quadriênio de 2021 a 2025.

O encontro foi mediado pelo presidente da entidade, Nelson Cordeiro, e contou com a participação do dirigente da FENASCE, Fernando Cândido. Em pauta, foi deliberado sobre a realização de uma reunião mais ampla na segunda semana de março, para iniciar o planejamento da gestão com a presença de todos os diretores, executivos e municipais.

Na nova ocasião, serão planejadas as políticas de ação do SINDACS-AL para o ano de 2021, além de discutida a alteração do estatuto do sindicato. 

Dentro das mudanças previstas pela nova gestão, está o fim da suplência da diretoria, o que possibilita a titularidade de todos e a ampliação de abrangência da atuação junto à categoria. Posteriormente, as propostas serão submetidas para deliberação democrática em uma assembleia voltada aos afiliados de todo o estado, explicou Nelson Cordeiro.

Durante o encontro, o dirigente da FENASCE, Fernando Cândido, passou alguns informes sobre a luta em prol dos ACS e ACE a nível nacional. Entre os assuntos, ele reforçou o empenho e a força que a Federação está empregando pelo reajuste do piso salarial para 2022.


Nós vamos lutar com a mesma energia e garra que tivemos quando conseguimos a implantação do piso e quando conseguimos o reajuste em 2018. Agora, nós precisamos reivindicar uma nova base de pelo menos dois salários mínimos, para fazer jus à nossa qualificação, já que passaremos a ser técnicos, afirmou Fernando Cândido. 

Ele fez lembrar da implementação do programa “Saúde Com Agente”, um plano proposto pelo Ministério da Saúde (MS) que inclui a formação técnica dos agentes.

O dirigente da FENASCE lembrou, ainda, que o curso técnico para os ACS e ACE sempre foi uma das bandeiras de luta prioritárias da Federação, da qual o SINDACS-AL é filiado. “O curso técnico foi uma luta nossa e agora é uma realidade. De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, agora em maio será a aula inaugural. É importante pontuar que todos os agentes, efetivos e contratados, poderão fazer o curso. Além disso, essa formação não tem qualquer vínculo com o primeiro módulo promovido anteriormente e é baseado nas novas legislações e atribuições da categoria”, acrescentou.

Após a reunião, o presidente Nelson Cordeiro elogiou e parabenizou a nova diretoria pelo empenho dedicado à defesa dos direitos dos ACS e ACE. 

É muito gratificante poder representar uma gestão composta pelas melhores lideranças da categoria de todo o nosso estado. Dessa forma a nossa luta ganha ainda mais força, concluiu.
 

SINDACS-AL

Publicado ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.