RN: Agentes de endemias faz levantamento de infestação de arboviroses - Conexão Notícia

Header Ads


RN: Agentes de endemias faz levantamento de infestação de arboviroses

    Agente comunitário de endemias.  —  Foto/Reprodução.

RN: Agentes de endemias faz levantamento de infestação de arboviroses
Publicado no Conexão Notícia em 21.abril.2021.  

Brasil Os agentes comunitários de endemias estão realizando essa semana um levantamento de infestação de arboviroses em toda a cidade de Patu. O Objetivo desse levantamento é descobrir  como está a situação do município e também identificar  quais os bairros  que podem ser pontos mais críticos  de infestação do mosquito Aedes aegypti.

Aedes aegypti  é o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, da zika e da febre amarela. O mosquito é muitas vezes confundido com o pernilongo (muriçoca) mas a diferença é que ele é preto, com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas.


O mosquito fêmea põe os ovos nas paredes dos reservatórios, quando entra em contato com a água se transforma em larva, de três a cinco dias essa larva se transforma na pulpa e depois disso, vira mosquito adulto. Por isso a importância da população está sempre tendo o cuidado de lavar os reservatórios constantemente e assim de forma simples contribuir para diminuir a proliferação do mosquito.


O levantamento está sendo feito em 20% dos imóveis do município. O agente passa nas residências faz a coleta da larva. Essas lavas são encaminhadas para o laboratório para fazer a análise, lá é detectado se essa larva é do mosquito Aedes aegypti  ou outro.

Fábio Rodrigues, agente comunitário de endemias do município explica como funciona esse levantamento:

Temos um cronograma que o próprio sistema da saúde que gera um quarteirão para cada bairro para que o agente possa passar, explica.

Essa metodologia de trabalho é utilizada para o controle e monitoramento do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika, é chamada de  Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). É um método que tem como objetivo o conhecimento de indicadores forma rápida.

Prefeitura de Patu


STF - Dra. Elane Alves faz articulação em Brasília para tentar Salvar o Piso Nacional. 

   A Dra. Elane Alves estabelece mais um dia de agenda em Brasília.  —  Foto/Reprodução.

Dra. Elane Alves (FNARAS) coordena  articulação nacional na tentativa de evitar um desastre nacional, caso o STF - Supremo Tribunal Federal se posicione contrário a garantia do Pagamento do Piso Nacional pelos municípios. Leia a matéria completa, aqui!



Comissão Nacional da Federalização cria Mídia Exclusiva para ACS/ACE com mandato parlamentar ou executivo

 Além da integração das lideranças com mandato, projeto inclui integração de Mídias Sociais ligada ao Movimento Nacional pela Federalização.  —  Foto/Reprodução.

Comissão Nacional da Federalização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias criou uma Mídia Exclusiva para os agentes com mandato parlamentar ou executivo. O objetivo pioneiro no país é tratar exclusivamente de pautas voltadas à categoria sem bandeira partidária ou institucional. 

Veja como participar, leia a matéria completa, aqui!


Acompanhe as notícias do CN - Conexão Notícia no Facebook

Veja outras formas de doações, aqui!



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.