Header Ads


Bahia: Agentes comunitários e de Endemias pedem cumprimento de Piso Salarial

 Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Salvador recebem um dos piores salários base do Brasil —  Foto/Reprodução.

Bahia: Agentes comunitários e de Endemias pedem cumprimento de Piso Salarial
Publicado no Conexão Notícia em 07.abril.2021.  

Agentes de Saúde | Em evidência nas redes sociais, após publicação do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, que descreveu a absurda realidade da categoria na capital baiana, inclusive, recebendo quase metade do valor do Piso Salarial Nacional, precisamente R$ 877 (oitocentos e setenta e sete reais). 

A notícia do drama dos agentes de Salvador circulou pelo Facebook, WhatsApp, além de outras mídias. A pressão sobre o executivo e legislativo municipal é uma realidade inquestionável, contudo, se faz necessário que a categoria esteja articulada, além de compartilhar as denúncias, deve pressionar o legislativo municipal para que se posicione, inclusive, criando um Projeto de Lei de autoria da Câmara, impondo o pagamento do Piso Nacional aos ACS/ACE.


O ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador, vereador Augusto Vasconcelos, recebeu documentos dos agentes comunitários de saúde e combate às endemias reivindicando o cumprimento do Piso Nacional da categoria.

Os documentos apontam que o Governo Federal efetuou repasses que deveriam ser utilizados para o cumprimento do piso nacional, mas que a Prefeitura não tem usado adequadamente estes recursos, pois trata-se de uma verba carimbada.


Os agentes  são profissionais muito importantes para o SUS - Sistema Único de Saúde. Eles atuam na prevenção e no acompanhamento das famílias, visitando casa a casa, acompanhando cada rua, cada bairro. São, portanto, sentinelas da saúde e que cumprem um papel relevante. Valorizar estes profissionais é fundamental para que tenhamos uma melhoria da qualidade de vida da população. A pauta deve ser defendida com garra e persistência para que os resultados possam ser vivenciados pelos ACS/ACE.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 


Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). 

LEIA TAMBÉM:


Agente Comunitária de Saúde morta por coronavírus já havia tomado as duas doses da vacina
  ACS Nilvania da Costa Silva —  Foto/Reprodução.

Segundo informações compartilhada por Antonio Marcos, a agente de saúde deu entrada no Hospital Municipal de Bom Jesus das Selvas em 25 de março e faleceu no último dia 04 de abril, em um centro de saúde avançado em Imperatriz, referência no combate a doença.

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram 

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 


Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.