Header Ads


União cobra direito de resposta da IstoÉ e nova capa na revista

      A esquerda, capa da Revista IstoÉ. A direita, capa que o Governo sugere como direito de resposta.   —  Foto/Reprodução.
 
União cobra direito de resposta da IstoÉ e nova capa na revista
Publicado no Conexão Notícia em 19.outubro.2021.  

Brasil | AGU afirmou que a "notícia veiculada atinge direta e indevidamente a imagem do presidente da República, como chefe de Estado e de governo, no país e no exterior." Revista comparou Bolsonaro a Hitler.

Após a revista IstoÉ comparar o presidente Jair Bolsonaro ao nazista Adolf Hitler em sua mais nova edição, a União decidiu acionar a revista e cobrar um direito de resposta. Por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), a União enviou uma notificação extrajudicial em que apresentou uma nova capa a ser publicada.


A polêmica imagem traz Bolsonaro com um corte de cabelo similar ao adotado por Hitler e o mesmo tipo de bigode usado pelo nazista, só que formado pela palavra “genocida”. A revista também chamou o presidente brasileiro de “mercador da morte” e ainda criticou os apoiadores de Bolsonaro, definidos pela publicação como uma “seita negacionista e obscurantista”.

Em sua notificação, a AGU afirmou que a veiculação mostrada pela revista “não condiz com a verdade dos fatos” e que “a notícia veiculada atinge direta e indevidamente a imagem do presidente da República, como chefe de Estado e do governo, no país e no exterior”.

Além disso, afirmou que o veículo (a IstoÉ) tem se mostrado “estranhamente, omisso sobre os programas e avanços públicos desenvolvidos pelo Estado brasileiro na seara da saúde desde o início da crise sanitária, no que repercute em difusão de informações dotadas de parcialidade, com prejuízos não só ao agente alvo de infundada criminalização, mas ao público leitor, o que corrobora a pertinência deste pedido de resposta”.

A União também quer que a revista publique um texto afirmando que “comparar este governo a um que planejou e executou o extermínio do próprio povo é um artifício ao mesmo tempo ridículo, pueril, acintoso e criminoso. E chega a ser um deboche com a inteligência de quem ainda lê esta revista”.

Outra cobrança foi a de que a revista altere, em uma próxima edição, o título da matéria de Arquiteto da tragédia por Vidas, empregos, dignidade.

A notificação é assinada pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco, pelo procurador-geral da União, Vinicius Torquetti Rocha, e pelo adjunto do AGU, Bruno Luiz Dantas de Araújo Rosa.

Henrique Gimenes
CN - Conexão Notícia 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!


Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

VEJA TAMBÉM:


Moro espera brecha nos EUA e deve filiar-se ao Podemos em novembro

      Ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro.   —  Foto/Reprodução.
 
A partir de 31 de outubro, ex-juiz pode romper vínculo com consultoria estrangeira.

O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro segue de olho na possibilidade de disputar as eleições de 2022. Ele possui conversas com caciques do Podemos e deve assinar a filiação ao partido em novembro.  Veja a matéria completa, aqui!


72 mil trabalhadores da saúde serão demitidos em Nova York por causa do mandado de vacinação

     Mais de 70 mil funcionários de hospitais serão demitidos esta semana.   —  Foto/Reprodução.
 
Em Nova York, os mandados de vacinação entraram em vigor. Isso significa que mais de 70 mil funcionários de hospitais serão demitidos esta semana. Veja a matéria completa, aqui!

Tecnologia do Blogger.