Header Ads


Pacientes com câncer é curados após Covid-19. Casos são investigados pelos médicos.

       Câncer  (linfoma de Hodgkin) desapareceu, após o paciente contrair Covid-19  —  Foto: Reprodução/ilustrativa.
 
Pacientes com câncer é curados após Covid-19. Casos são investigados pelos médicos.
Publicado no Conexão Notícia em 08.Janeiro.2021.   Atualizado em 28.fevereiro.2022.

Brasil Casos de pacientes com câncer que tiveram remissão dos tumores após serem diagnosticados com Covid-19 estão intrigando médicos. Especialistas do Reino Unido e da Itália investigam três casos semelhantes para descobrir se a resposta imunológica dos pacientes estimulada pelo coronavírus pode, acidentalmente, ter eliminado também as células tumorais e se a vacina contra a Covid-19 também poderia ter este mesmo efeito.
-
-
Um dos casos ocorreu na Cornualha, no Reino Unido, e foi descrito na revista científica British Journal of Hematology. O paciente, de 61 anos de idade, havia sido recém-diagnosticado com linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que atinge o sistema linfático. Poucos dias após receber seu diagnóstico, o homem foi internado no hospital com Covid-19 grave. Os tumores, que estavam espalhados por todo o torso do idoso, desapareceram.

Como o homem ainda não havia começado a quimioterapia, os médicos não têm ideia de como ocorreu o súbito desaparecimento das células cancerosas. No artigo, os especialistas afirmam que a remissão espontânea desse tipo de câncer é extremamente rara, tendo sido registrada apenas algumas poucas vezes em todo o mundo. A única explicação possível, segundo a equipe, seria o fato do paciente ter testado positivo para Covid-19.

-
-
Após a confirmação de que o homem havia sido infectado pelo coronavírus, o paciente desenvolveu pneumonia. Ele precisou receber oxigênio para ajudá-lo a respirar enquanto seus pulmões se recuperavam da infecção viral e ficou internado por 11 dias antes de receber alta e voltar para casa, totalmente recuperado — da Covid-19 e do câncer.

Poucas semanas depois, uma tomografia computadorizada confirmou que o câncer havia praticamente desaparecido. A conclusão médica foi de que a Covid-19 havia ativado o sistema imunológico do paciente ao ponto de não só eliminar o coronavírus, mas também as células tumorais.

No artigo médico, Sarah Challoner, oncologista que participou do caso, conta que a equipe médica acredita que “a Covid-19 desencadeou uma resposta imunológica antitumoral”. Segundo ela, as as células que combatem a infecção, chamadas células T, liberadas em grande escala pelo sistema imunológico para tentar se livrar do coronavírus, também atacaram as células cancerosas que foram reconhecidas pelo corpo do paciente como “estranhas”.
-
-
Casos sob investigação

Outro caso foi relatado na revista científica Acta Biomedica, em agosto de 2020. No artigo, médicos do Cremona Hospital, na Itália, descreveram o caso de um homem de 20 anos com linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que pode atingir o corpo inteiro.


Diferentemente do caso do idoso britânico, o paciente italiano já havia passado por vários tratamentos, como quimioterapia e radioterapia, porém o câncer apresentou diversas recidivas. Contudo, após o jovem testar positivo para Covid-19, em março do ano passado, os exames mostraram que o câncer também havia sumido.
-
-
Um terceiro caso, desta vez no Hospital Humanitas Research em Milão, na Itália, foi relatado em fevereiro deste ano no Jornal Europeu de Medicina Nuclear e Imagem Molecular. Todos os sinais de linfoma desapareceram rapidamente em um homem de 61 anos diagnosticado com Covid-19.

Ainda que os casos descritos sejam impressionantes, os médicos alertam: de forma alguma um paciente com câncer deve se expor ao coronavírus de maneira proposital. “É muito mais provável que a Covid-19 leve este paciente à morte prematura do que à cura“, afirmou Paul Hunter, professor de medicina da Universidade de East Anglia, no Reino Unido.

A dúvida, agora, é se a Covid-19 pode realmente “curar” o câncer ao fortalecer o sistema imunológico — e, em caso afirmativo, se as vacinas contra a doença poderiam ter o mesmo efeito.

Os tumores muitas vezes escapam do sistema imunológico e, neste caso, a infecção de Covid parece ter estimulado o sistema imunológico de forma muito eficaz. Dado o quão comum é o câncer, e quão comum é a Covid-19, pode não ser surpreendente que vejamos mais relatos de remissão espontânea associada ao coronavírus. Mas provar causa e efeito será muito difícil, a menos que vejamos mais algumas dessas remissões”, analisou Hunter. 

Com informações do Daily Mail.
CN - Conexão Notícia.
-
-
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Veja como doar aqui!

-
-
Partidos políticos receberam quase R$ 1 bilhão do Fundo Partidário em 2021; veja as legendas que mais arrecadaram

       Dinheiro do povo: Partidos políticos receberam quase R$ 1 bilhão do Fundo Partidário em 2021.   —  Foto: Reprodução.
 
O valor é repassado as associações em parcelas mensais ao longo do ano, e é distribuído a partir das cadeiras que cada uma conquistou na Câmara dos Deputados nas últimas Eleições Gerais. Leia a matéria completa, aqui!

Globo é processada por mais de 17 mil ex-funcionários e teme dor de cabeça bilionária

      Paulo Marinho com uma camisa branca e um sorriso, olhando para a câmera.   —  Foto/Reprodução.
 
Por causa do Uma Só Globo, que reuniu todas as empresas do grupo, a emissora viu o número de disputas judiciais trabalhistas explodirem. São 17.201 mil processos, somando os da Justiça do Trabalho com os da esfera cível... Leia a matéria completa, aqui!

-
-
Tecnologia do Blogger.