Header Ads


Liberdade de expressão é obsessão de ‘homens brancos’, diz revista Time.

      Elon Musk, o novo dono do Twitter.   — Foto: Reprodução/Flickr.
 
Liberdade de expressão é obsessão de ‘homens brancos’, diz revista Time.
Publicado no Conexão Notícia em  03.maio.2022. Atualizado em 04.maio.2022.          

Grupo no WhatsApp Segundo a colunista Charlotte Alter, o objetivo de empresários como Elon Musk é ‘adquirir poder e influência no mundo’.
-
-
Em artigo publicado na última sexta-feira, 29, na revista norte-americana Time, a correspondente nacional Charlotte Alter diz que a liberdade de expressão nas redes sociais é “uma obsessão da maioria dos homens brancos de elite”, cujo objetivo é “adquirir poder e influência no mundo”.

Alter também escreve que a ideia de liberdade de expressão no século 21 significa algo diferente daquilo que foi reivindicado no século 18 pelos Founding Fathers, na época em que a Constituição dos Estados Unidos foi criada.


“O direito de dizer o que você quer sem ser preso não é igual ao direito de transmitir desinformação para milhares de pessoas em uma plataforma cooperativa”, afirmou. “Essa nuance parece ser ignorada por alguns magos tecnológicos, que veem qualquer restrição como o inimigo da inovação.”
-
-
No início do artigo, a correspondente sugere que Elon Musk deveria ter investido uma cifra considerável de seu dinheiro na resolução de problemas mais urgentes. “Eles dizem que algo vale aquilo que alguém aceitará pagar”, lembrou. “Se isso for verdade, proteger a liberdade de expressão, que Elon Musk citou como uma razão central para comprar o Twitter por US$ 44 bilhões, vale duas vezes mais que resolver o problema dos sem-teto dos Estados Unidos e sete vez mais que o fim da fome no mundo.”

E continuou: “Vale mais (para ele, pelo menos) que educar todas as crianças em quase 50 países. É mais que o PIB da Sérvia, da Jordânia ou do Paraguai”.

Alter indaga por que alguém como Musk se importaria com a liberdade de expressão e diz que esse tema se tornou uma “preocupação primordial do universo tecnomoral”. “Por que um cara que ultrapassou os limites da fabricação de veículos elétricos e sondou os limites dos voos espaciais se importaria com o que as pessoas podem falar no Twitter?”


Para responder à pergunta, a correspondente cita uma declaração de Fred Turner, professor de Comunicação da Universidade Stanford. “Parece ser uma obsessão dominante da maioria da elite”, observou. “O discurso livre parece ser muito mais uma obsessão entre homens.”

Edilson Salgueiro, Revista Oeste
-
- 
CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Veja como doar aqui!




ISTOÉ - Fake: a ONU jamais inocentou Lula. Aliás, nem mesmo o STF.

      Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.     —  Foto/Reprodução.
 
Luiz Inácio Lula da Silva, o meliante de São Bernardo, pode ser tudo, menos inocente. Ao contrário. Foi condenado duas vezes, e em duas instâncias diferentes, por corrupção e lavagem de dinheiro, e teve ambas as condenações ratificadas pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e a prisão autorizada pelo próprio STF (Supremo Tribunal Federal).

-
Fernando Rocha desabafa sobre saída da Globo: “Me sentia como um cachorro”

        O jornalista Fernando Rocha abriu o jogo sobre o seu desligamento da Globo.     —  Foto/Reprodução.
 
O jornalista trabalhou por quase três décadas na TV Globo e, na época da demissão apresentava o programa “Bem Estar” ao lado de Mariana Ferrão. “Trabalhei lá durante 30 anos, em Belo Horizonte, em Recife, um pouco no Rio e em São Paulo também a maior parte do tempo”, relembrou. Leia a matéria completa, aqui!

LEIA TAMBÉM:
-
-
Tecnologia do Blogger.