Header Ads


Prefeitura de Paulista paga o 14º salário aos Agentes de Saúde (ACS/ACE)

 A Prefeitura de Paulista faz parte das que não desviam a gratificação de final de ano destinada aos Agentes Comunitários e de Endemias.  —  Foto/Reprodução.

Prefeitura de Paulista paga o 14º salário aos Agentes de Saúde (ACS/ACE)
Publicado no Conexão Notícia em 27.fev.2021.  

Agentes de Saúde | A Prefeitura de Paulista (PE) realizou o pagamento do 14º salário aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Combate às Endemias (ACE). 

Por determinação do prefeito do município, Yves Ribeiro (MDB), a Secretaria municipal de Saúde realizou o pagamento do 14º salário dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Combate às Endemias (ACE), vigilância em saúde, na sexta-feira (26.02).

O Incentivo Financeiro Adicional, também conhecido como 14º salário é repassado pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde aos municípios, estados e Distrito Federal para pagamento aos ACS/ACE como uma gratificação de final de ano. O valor que até dezembro era de R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais), nesse ano passa a ser de R$ 1.550,00.


No Brasil, os voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde tem feito um relevante trabalho de conscientização dos agentes, sobre esse direito. Infelizmente muitos prefeitos acreditam ser mais vantajoso pagar uma gratificação a algumas lideranças para que se mantenham em silêncio, enquanto o recurso é desviado de sua finalidade. Tal feito ocasiona desvios milionários nos mais diversos municípios. Enquanto ACS/ACE fica a ver navios.

A luta da categoria em benefício de suas comunidades
No enfrentamento à Covid-19, com todos os cuidados necessários, as participações dos ACS e ACE na orientação à população, é fundamental na busca ativa por pacientes sintomáticos, na multiplicação de informações, além das contínuas visitas domiciliares – dando continuidade aos serviços essenciais de apoio na organização do fluxo de atendimentos dos pacientes com sintomas de síndrome gripal e Covid-19 nas unidades de saúde.

O compromisso com os trabalhadores é marca registrada na gestão do prefeito Yves Ribeiro.

Estamos trabalhando duro em busca de recursos para a cidade não parar mediante essa grande crise da pandemia.

Outras patalogias
No combate ao mosquito da dengue, chicungunha, impulsionado ainda mais no inverno, as atividades de prevenção e controle dessa patologia vêm sendo baseadas na estratégia de gestão integrada proposta em políticas de saúde, nas quais os atores centrais são os  ACS/ACE.


Publicado ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.