Header Ads


MT: Secretaria de Saúde realiza capacitação aos Agente Comunitários de Saúde.

Trabalho de qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde.  —  Foto/Reprodução.

MT: Secretaria de Saúde realiza capacitação aos Agente Comunitários de Saúde.
Publicado no Conexão Notícia em 01.mar.2021.  

Agentes de Saúde |  Com o objetivo de aprimorar e qualificar os processos de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde ( ACS) para o desempenho das atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma Capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde de Campos de Júlio/MT, onde foram abordados os temas: Hanseníase, tuberculose, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, puericultura, pré-natal e COVID-19, trazendo esses assuntos para o contexto do seu trabalho.


A capacitação foi realizada no prédio do Conselho Municipal de Saúde, no do dia 22 de fevereiro, com a presença do prefeito Irineu Parmeggiani e a Secretária de Saúde Maria Inês Golfetto Zanella.


Participaram dos trabalhos de capacitação e orientação dos ACS, a enfermeira Jacqueline Alves B. O. Dettmer da Unidade de Saúde da Família II Senador Jonas Pinheiro e a enfermeira Juliana Zenaro Rodrigues da Unidade de Saúde da Família I Governador Dante de Oliveira. Depois da capacitação foi realizado perguntas em forma de dinâmica sobre os assuntos abordados, com entrega de brindes e lembranças para cada ACS.

O Agente Comunitário de Saúde é o elo entre a comunidade e a equipe de Saúde da Família, sendo personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde. Eles conhecem profundamente a realidade local porque são parte da comunidade. Conhecem os valores, a linguagem, os perigos e as oportunidades. Representam uma possibilidade muito especial de trazer para dentro das equipes de saúde o olhar da população. Um olhar que revela necessidades de um ponto de vista diferente e que, portanto, abre as portas para um universo novo de intervenção.



Publicado ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações da Secretaria de Saúde de Campos de Júlio.

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.