Header Ads


BRASÍLIA: Diretores do FNARAS reabrem a porta do diálogo com parlamentares no Congresso Nacional.

 Dra. Elane Alves, Ricardo Barros (líder do Governo na Câmara) e a presidente do Fnaras, Marivalda Pereira—  Foto/Reprodução.

BRASÍLIA: Diretores do FNARAS reabrem a porta do diálogo com parlamentares no Congresso Nacional.
Publicado no Conexão Notícia em 19.mar.2021.  

Agentes de Saúde | Foi uma semana de muita luta, repleta de articulações de o que pode ser chamado de "abrir das portas." Como é de conhecimento geral, entre os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a Dra. Elane Alves, ex-assessora jurídica da CONACS - Confederação Nacional (das associações) dos ACS tinha sobre as suas mãos a articulação de bastidores da entidade. 

Ontem (18) o Fnaras - Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE encerrou a semana de trabalhos em Brasília.

Em conversa com membros da CNF - Comissão Nacional da Federalização, a advogada do Fórum, comentou que já conta com um vasto somatório de novidades importantes para compartilhar com os agentes de todo o Brasil. 


Em Brasília, o FNARAS foi muito bem recebido pelos parlamentares e em especial graças as articulações previamente coordenadas pela assessora jurídica da instituição. 

As pautas da categoria foram encaminhadas e agora é montar as estratégias de mobilização e buscar aliados para alcançar os objetivos. Esse diálogo já está bastante adiantado com a coordenação da CNF, grupo responsável pela maior mobilização dos agentes comunitários e de combate às endemias do país. 


Federalização e Desprecarização
Quando se fala em Federalização intuitivamente vem a mente as questões da Desprecarização dos ACS/ACE, ou seja, tornar possível que esses agentes tenham acesso aos seus direitos. Contudo, a Federalização é algo muito mais amplo e tem um potencial de favorecimento aos agentes, que vai muito além da garantia de direitos fundamentais. 

 Samuel Camêlo e Cláudia Almeida, integrantes da Comissão Nacional da Federalização—  Foto/Reprodução.

Federalização é possível hoje?
A CNF - Comissão Nacional da Federalização, encabeçada por Cláudia Almeida, Samuel Camêlo entre outros, compreende que a pandemia, que teve início no ano passado, inviabilizou colocar o projeto em prática, em face das limitações impostas pela própria Constituição Federal. A pesar de tal situação, a Comissão entende que é possível lutarmos pela desprecarização, buscando estabelecer o acesso aos direitos já conquistados e não respeitados pelos gestores públicos municipais. Esta continua sendo a essência dos que lutam pela Federalização.


A luta pela Federalização é um fenômeno jamais visto antes no país por nenhuma categoria profissional, tal como ocorreu com os ACS/ACE. Não estamos falando de sindicatos, associações, federações, Confederações ou centrais sindicais, mas dos trabalhadores da própria base, que se ergueram contra as negligências dos gestores por todo o brasil e daqueles que deveriam defender os interesses deles, contudo, fecharam os olhos, agiram como se nada estivesse ocorrendo. Nem mesmo os gritos de socorro dos milhares de agentes comunitários e de combate às endemias, foram ouvidos em massa. A Comissão Nacional da Federalização deu foz aos excluídos, aos negligenciados, aos explorados pelos que somente visavam vantagens pessoais, esquecendo que existe uma grande multidão de trabalhadores nas bases, precisando sustentar as suas famílias. Sem falar na qualidade de vida que, infelizmente, foi esquecida. 
A luta não acabou, estamos nos preparando para uma nova fase, certos de que Deus é a nossa bandeira. Não apenas nos discursos, mas, de fato. E se Deus é por nós, quem será contra nós e prosperará? Estejam prontos para "ouvi" a nossa convocação, porque Juntos Somos Mais Fortes, comentou Samuel Camêlo.

 Dra. Elane Alves fazendo a diferença, ombro a ombro com a categoria—  Foto/Reprodução.

FNARAS
O enceramento das atividades do FNARAS em Brasília, foi "temperado" com as palavras: 

A luta que nos une, e com esse objetivo vamos buscar união de todas as entidades representações da categoria que estão comprometidos em defender os acs e ace nos quatro cantos do Brasil!

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram 

Publicado no JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.


Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.