Header Ads


Pautas da Comissão Nacional da Federalização avançam em Brasília

  Articulações em Brasília foca a Desprecarização defendida pela Comissão da Federalização.  —  Foto/Reprodução.

Pautas da Comissão Nacional da Federalização avançam em Brasília
Publicado no Conexão Notícia em 13.abril.2021.  

Agentes de Saúde | O Movimento Nacional pela Federalização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, representado pela Comissão Nacional continua se articulando com diversas lideranças sobre a importância de focar na desprecarização. Segundo o entendimento da Comissão, diante dos impedimentos impostos pela situação, a derrubada dos obstáculos que impedem o acesso da categoria a seus direitos é algo fundamental para neutralizar os danos causado pelas barreiras causadas pelos prefeitos.


Sabemos que a luta pela Federalização é uma questão de honra para os milhares de agentes, dos mais diversos municípios e estados brasileiros. Mesmo diante da Pandemia e negligência dos prefeitos, não podemos desanimar, precisamos avançar, derrubando os obstáculos que foram postos com a finalidade de manter a categoria em situação precária, sem acesso aos seus direitos, contudo, as articulações para que sejam criadas alternativas que possibilitem a desprecarização estão sendo construídas. O movimento que nasceu nas bases, nas cidades, nos estados continua impulsionando mudanças, produzindo um novo olhar de como deve ser realizada as ações em defesa da categoria. Não é possível mudar a realidade da categoria, apenas focando em Brasília, sem investimento nas bases. Graças ao Movimento Nacional pela Federalização já notamos as mudanças de posturas, até mesmo da CONACS. Hoje a Confederação já faz planejamento envolvendo as bases, coisa que nunca foi feito antes com tal amplitude. Isto revela que a voz do movimento está impulsionando mudanças expressivas. 
Apesar das mais diversas mudanças que já podem ser notadas, ainda há muito por fazer. Queremos que a dinâmica do suporte aos municípios seja ampliado, que passe a existir planejamento a curto e médio. Coisa que nunca houve, no tratamento das demandas das bases. Chega das instituições focarem exclusivamente nos interesses de suas diretorias, deixando as bases entregues a própria sorte, exatamente com ocorreu durante esses últimos anos, comentou Samuel Camêlo - membro da CNF.


Fnaras - Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE, um dos parceiros da CNF - Comissão Nacional da Federalização, tem correspondido aos encaminhamentos feitos pelo movimento. 

A Dra. Elane Alves está em Brasilia para mais uma semana de articulações em prol da categoria, mantendo no Piso Nacional e aposentadoria especial, além dos demais pontos que formam a Desprecarização, já definida pela Comissão Nacional da Federalização.


Hoje a Dra. Elane esteve em reunião com a liderança do PSD, deputado Antônio Brito. Também esteve presente nesse evento a diretora do Fnaras, Rosa Júlia, representante da região centro oeste. Em pauta a organização da Audiência Pública e agendas no Poder Executivo e no Judiciário para tratar do Piso Salarial e da Desprecarização do vínculo empregatício dos ACS e ACE.

Segundo o deputado Brito o momento político e sanitário do País está muito complicado, mas a insistência da categoria e a presença semanal em Brasília como estratégia torna as demandas visíveis no parlamento e outros deputados como ele passam a assumir a causa com prioridade.


Conforme informações repassadas pela Dra. Elane, amanhã (14/04) estão previstas novas reuniões com o objetivo de definir a data da audiência pública da Desprecarização na CSSF - Comissão de Seguridade Social e Família.

CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram 


Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.