Header Ads


Sindicato estadual dos ACS/ACE cobra adesão à formação técnica dos municípios.

  Diretor executivo do SINDACS-AL, Manoel Sarmento, defendeu a importância do curso técnico para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.  —  Foto: Reprodução.

Sindicato estadual dos ACS/ACE cobra adesão à formação técnica dos municípios
Publicado no Conexão Notícia em 12.maio.2021.  

Agentes de Saúde | O diretor executivo do sindicato e membro titular do Conselho Municipal de Saúde, Manoel Sarmento, abordou o curso promovido pelo Ministério da Saúde durante reunião ordinária que aconteceu na terça-feira (11).

O diretor executivo do SINDACS-AL, Manoel Sarmento, abordou o curso técnico para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, durante uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Rio Largo, do qual também é representante titular.

Durante o encontro, que contou com a participação do secretário de saúde de Rio Largo, Aroldo Ferro, e da coordenadora da Atenção Básica, Roberta Oliveira, o diretor Manoel Sarmento explicou que o SINDACS-AL está solicitando que todos os municípios alagoanos adotem a implantação do curso técnico até o dia 04 de junho de 2021. 

Nós estamos em contato com todos os secretários de saúde para que eles colaborem com a implantação do curso e a adesão de todos os agentes de saúde e de endemias, afirmou.

 
O curso técnico faz parte do programa “Saúde Com Agente, lançado no dia 08 de dezembro pelo Ministério da Saúde (MS). O objetivo é capacitar agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de todo o Brasil, 50% de forma presencial e 50% à distância.

O diretor executivo do SINDACS-AL pontuou a importância da capacitação para os agentes. 

É algo muito importante para a nossa categoria de guerreiros e guerreiras ACS e ACE. Depois do curso todos serão agentes técnicos, garantindo assim uma oportunidade para buscarmos um salário-base ainda melhor e mais justo, destacou.

Após a reunião ordinária do CMS, Manoel Sarmento tomou conhecimento de que a gestão municipal de Rio Largo já concretizou a adesão ao programa Saúde Com Agente e falou sobre a necessidade de união da categoria para defender seus direitos. “Juntos somos fortes e unidos venceremos sempre”, concluiu.

LEIA TAMBÉM:


Fundadora presidente do FNARAS convoca instituições em mobilização em prol da PEC da Aposentadoria Especial e Desprecarização.

   Marivalda Pereira, criadora do Fnaras, Presidente do PT em Guanambi (BA), presidente do sindicato local e suplente de Deputada Estadual pelo PT.  —  Foto: Reprodução.

A criadora do Fnaras e atual presidente, Marivalda Pereira, fez uma convocação a todas as instituições que representam os Agentes comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de combate a Endemias (ACE) do país em prol da PEC da Aposentadoria Especial e DesprecarizaçãoLeia a matéria completa, aqui.



Em Pauta: CONACS e Frente Parlamentar tratam da PEC 22 e Curso Técnico. [Vídeo]

   Ilda Angélica (CONACS) e Deputado Federal Dr. Leonardo.  —  Foto: Reprodução.

Agenda entre a CONACS, representado por Ilda Angélica, e o Dr. Leonardo: A transmissão da reunião virtual com o Presidente da Frente parlamentar em Defesa dos ACS/ACE na Câmara Federal, esclareceu os desafios e os caminhos para aprovação da PEC 22, diante do cenário político atual. Eles ainda falaram sobre a importância da formação técnica dos agentes para o país, principalmente diante da Pandemia da Covid-19. Leia a matéria completa, aqui.

Piso Salarial no STF: Relator será o ministro Alexandre de Moraes.

    Município tem prazo definido para aderir ao Programa Saúde com Agente.  —  Foto/Reprodução.

Foi definido no último dia 06/05 o relator que vai julgar a lei do Piso Salarial. Conforme o sistema de sorteio do STF - Supremo Tribunal Federal, o ministro escolhido foi o Alexandre de Moraes. Leia a matéria completa, aqui.


Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram

Veja outras formas de doações, aqui!


Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.