Header Ads


Pela primeira vez, médico fala sobre estado de saúde de Amanda Wanessa

      Amanda Wanessa: saiba como está a cantora após o acidente.  —  Foto: Reprodução.

Pela primeira vez, médico fala sobre estado de saúde de Amanda Wanessa
Publicado no Conexão Notícia em 07.dezembro.2021. Atualização em 17.março.2023.  

Mundo Cristão Desde que a cantora evangélica Amanda Wanessa sofreu o grave acidente no início do ano, esta a primeira vez que um médico fala sobre os danos neurológicos, que pode ser acarretados após uma forte batida na cabeça, como foi o caso da artista evangélica. De acordo com o Dr. Feres Chadadd Neto, o estado vegetativo da Amanda é uma evolução do coma.
-
-
Atualização mais recente: Durante os quase dois anos Amanda ficou internada no Hospital Português, em Recife-PE, inclusive, ela esteve na UTI em estado grave. Os pais da cantora, que moram em Barreiros, a cerca de 100 km de Recife, sempre dormiam no hospital e, como pacientes em UTI não podem ter acompanhantes, muitas vezes dormiam no estacionamento da Unidade Médica.

Ela recebeu alta do hospital e foi levada para casa, onde foi montado um home care para dar suporte a Wanessa. Uma enfermeira cuida de Amanda e lhe dá suporte via home care.

Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei…” (Salmos 43:5). O Senhor jamais desistirá de nós! Ele não vai nos esquecer…As promessas do Senhor estão de pé, Deus está cuidando de nós…Ele está no controle de tudo. Ele é especialista…continua operando milagres em nossas vidas. Obrigado Deus, por mais essa oportunidade que o Senhor nos tem concedido. Obrigado pelo Seu cuidado e proteção. Amém! “Fé mais Fé é igual a milagre.”

Entretanto, o médico diz que o estado vegetativo da Amanda Wanessa é uma evolução do coma, onde a pessoa começa a ter períodos que está dormindo, ou as vezes acordado, mas sem qualquer interação com o ambiente, dando pequenos sinais, alimentando a esperança dos familiares, mas que isso não significa que a pessoa está se recuperando.

Estado vegetativo 
Segundo o Mestre em Neurologia Diego Marques Moreira o estado vegetativo pode ser definido como uma desordem de consciência no qual pacientes com danos cerebrais permanecem em estado parcial de vigília, podendo acordar ou dormir novamente, ou até abrir ou mover os olhos, sorrir, chorar, gemer ou grunhir porém não reagem a situações repentinas nem possuem capacidade de pensamento ou comportamento a nível consciente. Em geral a maioria dos pacientes em estados vegetativos apresentam movimentos reflexos acentuados, espasmos dos membros e alguns aparentam ter perdido memórias e emoções. 

Se uma pessoa está em estado vegetativo por muito tempo este pode ser considerado estado vegetativo contínuo (EVC) ou estado vegetativo permanente (EVP), onde o contínuo tem período maior do que quatro semanas e o permanente pode passar de 6 meses se causado por lesões não-traumáticas e 12 meses se for ocasionado por lesões traumáticas nestes dois últimos casos as possibilidades de retorno a uma vida normal são muito baixas porém não impossíveis.

A diferença entre o coma e um estado vegetativo (E.V.) é que a pessoa em coma profundo normalmente requer atenção hospitalar, enquanto a pessoa em um E.V. pode ser liberada para serem tratados na casa de seus familiares.
-
-
A inconsciência do qual a pessoa não pode ser despertada neste caso pode durar entre horas a semanas e normalmente requer assistência hospitalar. Os indivíduos em E.V. normalmente apresentam muito mais atividades como respiração, controle cardíaco, sono, abertura de olhos do que pacientes em coma.

Características do estado vegetativo :
Períodos cíclicos de sono e de abertura e fechamento de olhos;
Gemidos ou sons são produzidos quando músculos são alongados;
Expressões faciais sem motivo aparente;
Reação a ruídos sonoros;
Capacidade de comunicação ausente;
Inabilidade em seguir instruções;
Dentre os principais motivos que levam o paciente a um estado vegetativo estão lesões cerebrais graves, privação de oxigênio, doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson, e em casos de anencefalia.

O diagnóstico é feito por observações clinicas atentas e prolongadas, o esclarecimento sobre as possíveis causas do E.V. deve ser realizado através de técnicas de imagens e exames laboratoriais que normalmente são os de sangue, urina, tomografia computadorizada, ressonância magnética, punção lombar, eletroencefalograma (EEG) e radiografias.
-
-
Não há a possibilidade de se prever a recuperação dos pacientes em EV pois cada caso se diferencia entre si, também não podemos desconsiderar essa possibilidade. Esses pacientes devem passar por diversas avaliações criteriosas visando a assistência de sua saúde, sua higienização, nutrição e outros aspectos fisiológicos.

É importante o avanço de pesquisas na área de neurologia e neurociências para que possamos entender melhor o que leva uma pessoa nesse estado a se recuperar e podermos direcionar tratamentos cada vez mais eficazes para a reabilitação desses pacientes.

CN - Conexão Notícia com informações de Diário Nortista e Dr. Diego Marques Moreira

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas publicações!

LEIA TAMBÉM:
-
-
Amanda Wanessa está em estado vegetativo? Médico esclarece todas as dúvidas

      Cantora evangélica Amanda Wanessa.  —  Foto: Reprodução.
“Amandinha vai voltar. Deus está no controle”, diz esposo de Amanda Wanessa

    Cantora gospel Amanda Wanessa, seu esposo Dobson Santos e sua filha Mel.  —  Foto: Reprodução.

Em entrevista a TV Jornal, o produtor musical Dobson Santos, marido da cantora evangélica Amanda Wanessa, voltou a comentar  sobre o estado de saúde da esposa. Amanda permanece internada em um hospital de Recife (PE), em consequência ao grave acidente que sofreu na primeira semana de janeiro deste ano. Leia a matéria completa, aqui!
Tecnologia do Blogger.