Header Ads


‘Bolsonaro argentino’ é eleito, e onda conservadora cresce na Argentina

      Javier Milei é ferrenho defensor do liberalismo econômico.   —  Foto: Alfredo Luna / Telam / AFP.
 
‘Bolsonaro argentino’ é eleito, e onda conservadora cresce na Argentina
Publicado no Conexão Notícia em 17.novembro.2021.  

Mundo  | Javier Milei chamou o presidente Alberto Fernández de "tirano"

O economista argentino Javier Milei, admirador de Trump e de Bolsonaro, foi eleito deputado federal por Buenos Aires, no último domingo (14). Javier lidera também uma frente conservadora chamada A Liberdade Avança, que ficou em terceiro lugar na capital.

Apelidado de “Bolsonaro argentino”, Javier é ferrenho defensor do liberalismo econômico, contrário ao aborto e a favor da liberação do porte de armas. O político também apresenta fortes críticas ao socialismo.
-
-
Embora A Liberdade Avança tenha ficado em terceiro lugar, com 17% dos votos da capital, o “pódio” das coalizões em Buenos Aires contou apenas com uma frente governista: a Frente de Todos, que obteve 25,1% dos votos. A que alcançou o maior número de votos foi a coalizão de oposição Juntos pela Mudança, com 47% dos votos.


Javier comemorou a vitória em uma tradicional casa de shows de Buenos Aires, onde chamou o presidente argentino Alberto Fernández de “tirano”.

De acordo com o jornal argentino Diario Clarín, o economista ainda teria dito: “[Sou] um leão e venho derrubar esse modelo da casta política”, em referência ao seu bordão “a casta tem medo”.

O discurso contra a esquerda conquistou eleitores cansados dos problemas econômicos que se arrastam há mais de 6 anos.

Milei é filho de um motorista e de uma dona de casa de Buenos Aires e formou-se em Economia pela Universidade de Belgrano. Costuma dizer que, na infância, foi goleiro do Chacaritas Juniors. Fez 2 pós-graduações na área e trabalhou em consultorias de prestígio, como a de Miguel Broda. Também atuou como economista sênior do HSBC Bank na Argentina.
-
-
O Bolsonaro argentino se diz discípulo da Escola Austríaca, linha do liberalismo econômico difundida a partir do século 19. É autor de 8 livros e não deixa dúvidas sobre sua ortodoxia.

Em 2012, passou a chefiar a divisão de estudos econômicos da Fundación Acordar, de Mar del Plata, cujos relatórios mais recentes foram divulgados em 2017. Suas ideias atraíram a imprensa argentina pelo seu exotismo e o transformaram em uma celebridade.

Desde março de 2020, mantém o programa “Demolindo Mitos”, pela rádio on-line Conexión Abierta. Foi o outro palco de onde compartilhou o seu discurso não-convencional pela Província de Buenos Aires.

Na área econômica, sua agenda traz pelo menos 2 medidas consideradas por seus opositores como extremas: a dolarização e a eliminação do Banco Central. 

Na noite de domingo (14), na festa de celebração do Liberdade Avança, 2 declarações de Milei se destacaram. Primeiro, disse começar naquele momento a “refundação da Argentina”. Ou seja, a derrota do peronismo e a vitória da oposição de centro-direita abririam caminho para a ascensão de seu movimento libertário – e de si próprio, segundo informações do Portal Poder 360.
-
-
A outra declaração foi relacionada a um incidente, no qual um segurança despreparado tentou barrar o ingresso na festa da Liberdade Avança de um jovem de linha nazista.

“Se eu tivesse visto esse rapaz, o teria expulsado com golpes no pescoço”, disse. “Um nazista não tem nada o que fazer neste partido”.


Alguns analistas políticos não acreditam que Milei possa ultrapassar as forças tradicionais e alcançar a Presidência em 2023 ou mais adiante – mesmo quando confrontados com o exemplo da eleição de Jair Bolsonaro em 2018.

CN - Conexão Notícia com informações de Pleno News e Poder 360.

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

VEJA TAMBÉM:
-
-
Homem desperta do coma após 22 anos, se revolta com os rumos da sociedade e quer processar médicos

      Um homem de 42 anos, que entrou em coma em 1999, no dia em que completou 20 anos de idade, acordou e ficou em choque.   —  Foto/Reprodução.
 
Um homem de 42 anos, cuja identidade não foi revelada, entrou em coma em 1999, no dia em que completou 20 anos de idade. Morador da cidade de São Paulo, ele estava se dirigindo para sua festa de aniversário com mais quatro amigos em um Chevrolet Astra. Todos sobreviveram ao acidente, porém, o aniversariante, que estava no banco do passageiro, entrou em coma. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.