Header Ads


Conselho Regional de Medicina do DF publica nota contrária ao lockdown

  Pontos para testagem de covid-19 no DF. —  Foto/Reprodução/Gabriela Biló.

Conselho Regional de Medicina do DF publica nota contrária ao lockdown
Publicado no Conexão Notícia em 02.mar.2021.  

Brasil | Após o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decretar lockdown (fechamento) para tentar conter o avanço da covid-19, o Conselho Regional de Medicina (CRM-DF), enviou, na segunda-feira 1º, nota contrária às medidas implementadas pelo governo. O conteúdo também está no site oficial da entidade. Apuramos ainda que o conselho também enviará o mesmo posicionamento às assessorias dos deputados federais.


Na nota, o CRM diz que “tal medida já se mostrou ineficaz, condenada até mesmo pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) nas palavras do Dr. David Nabarro: ‘O lockdown não salva vidas e faz os pobres muito mais pobres’”. Como o Estadão mostrou em outubro do ano passado, por meio do projeto Comprova, a frase do enviado da OMS foi retirada de contexto em publicações na internet para sugerir que a entidade condena o lockdown.


O Conselho do DF cita o Amazonas como exemplo negativo da medida. “Estado com maior índice de isolamento social do Brasil, apresentou o maior número de internações e mortes por covid-19, cerca de 30-45 dias após o primeiro lockdown, sendo ainda mais imediato, após o segundo, configurando mais uma evidência do fracasso dessas medidas extremas de restrição”, diz o texto. 

Para o CRM, ações preventivas eficazes estão relacionadas a campanhas de educação sobre medidas individuais de higiene, uso de máscaras, distanciamento social, vacinação populacional e ostensiva fiscalização por parte do governo, mas “nunca pela decretação de lockdown”.

Luiz Carlos Pavão  

Acompanhe as notícias do CN - Conexão Notícia no Facebook

Veja outras formas de doações, aqui!

Tecnologia do Blogger.