Agentes Comunitários de Saúde denunciam distribuição de EPIs precários - Conexão Notícia

Header Ads


Agentes Comunitários de Saúde denunciam distribuição de EPIs precários

   Médicos atendendo pacientes com Covid-19.  —  Foto/Reprodução.

Agentes Comunitários de Saúde denunciam distribuição de EPIs precários
Publicado no Conexão Notícia em 12.abril.2021.  

Agentes de Saúde | De acordo com denúncias, os servidores estão recebendo apenas máscaras de TNT para desempenharem os trabalhos, quando o correto seria a distribuição de máscaras cirúrgicas ou especialmente as N95.

O agente de saúde, ou agente comunitário de saúde, é o profissional responsável por realizar atividades que previnam doenças e promovam a saúde das pessoas. Suas ações são realizadas com base em estratégias de educação popular, feitas em domicílios ou comunidades, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). 


Tendo como obrigação profissional a visita a domicílios o agente de saúde é na maioria dos casos a principal ligação entre pessoas socialmente vulneráveis e o sistema público de saúde. A função é importante, assim como o risco que essas pessoas estão expostas é incomensurável, sobretudo em tempos de pandemia. Por isso é fundamental que esses profissionais tenham acesso a bons Equipamentos de Proteção Individual – EPI. Porém não é exatamente isso que vem acontecendo. 

De acordo com denúncias de agentes de saúde, a prefeitura de Anápolis não tem fornecido materiais adequados. Segundo uma das pessoas que fizeram a denúncia está sendo distribuído máscaras de TNT (observe a foto), que é um material confeccionado em tecido a base de prolipopileno e viscose.


De acordo com especialistas ouvidos pela reportagem, o correto é que a prefeitura distribuía as máscaras PPF2/N95. A sigla significa Peça Facial Filtrante e ela é considerada um EPI (Equipamento de Proteção Individual), sendo muito usada por profissionais da saúde. Também chamadas de respiradores, as máscaras PFF2 cobrem nariz e boca, “vedando” o rosto. Isso quer dizer que, além de reter as gotículas, ele ainda protege o usuário de aerossóis (partículas minúsculas que ficam suspensas no ar por alguns minutos) contendo o vírus (além de bactérias e fungos) que possam estar no ambiente.

Portal de Goiás

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram 


BRASÍLIA: Desprecarização dos ACS/ACE em Pauta na Câmara dos Deputados

   Após 15 anos de precarização dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) as bases empurram as instituições para que as "correntes sejam quebradas."  —  Foto/Reprodução.

A assessoria jurídica do Fnaras - Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE, Dra. Elane Alves, acompanhada da diretora Marivalda Pereira, cumpriu agenda articulativa em Brasília. Nesse caso, a pauta definida é a Pensão e Aposentadoria Especial para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.



Agente Comunitária de Saúde entra para o Memorial dos Inumeráveis

   Agente Comunitária de Saúde faz parte de memorial.  —  Foto/Reprodução.

O Portal INUMERÁVEIS é um Memorial dedicado à história de cada uma das vítimas do coronavírus no Brasil.

Agente Comunitária de Saúde Maria Rosineide da Silva, 35 anos (1985 - 2020) recebeu uma belíssima homenagem, transcrita pelo JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, confira:  Leia a matéria completa, aqui!


Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram 

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 


Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.