Header Ads


O Curso Técnico dos ACS/ACE já é uma realidade, agora é hora de articular a adesão dos municípios

    O Curso Técnico dos ACS/ACE precisa receber a adesão da gestão a que a categoria faz parte.  —  Foto/Reprodução.

O Curso Técnico dos ACS/ACE já é uma realidade, agora é hora de articular a adesão dos municípios 
Publicado no Conexão Notícia em 04.maio.2021.  

Agentes de Saúde | Na semana passada informamos sobre as articulações da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e a disponibilidade do edital de adesão para o curso técnico dos ACS/ACE, inclusive, com publicação no Diário Oficial da União.

Grande parte dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de de todo o Brasil, receberam a informação sobre a publicação do edital de adesão para o curso técnico com bastante vibração. Ele se revelaram motivado para realizar a formação. A publicação no Diário Oficial da União ocorreu na quinta-feira, 29/04. Agora as bases precisam se mobilizar para garantir que seu município realizem a adesão. Sem essa adesão não será possível realizar a tão esperada formação técnica.


A CONACS e o SINDACSE se empenham por avanços das duas categorias, além da luta da PEC 22, que vai garantir a política de reajuste salarial definitiva, a CONACS está na luta pela formação técnica dos mais 300 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de todo Brasil. É uma luta que vem sendo feita a partir de janeiro. É importante todas as categorias da Regional de Patos saibam da luta do SINDACSE e da CONACS, que busca avançar cada vez mais nos seus direitos. Também estamos na luta para que os agentes comunitários de saúde tenha sua insalubridade elevada para 40%, já que o ambiente Covid ficou extremamente nocivo à saúde dos trabalhadores. Os agentes de combate às endemias já recebem o grau máximo (o agente químico biológico e doenças infectocontagiosas). O grau de insalubridade dos agentes comunitários de saúde para o processo de trabalho é médio (20%) e já há estudos avançados que apontam que ter que ir para 40%, disse Bosco Valadares, diretor presidente do SINDACSE.


    Diretores do SINDACSE fizeram articulações para garantir direitos dos ACS/ACE.  —  Foto/Reprodução.

O SINDACSE - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de Patos e Região, a nível lobal, tem mantido agenda de luta pelo pagamento das últimas  três folhas de pagamento, que deixou de ser feita pela gestão passada e que foi assumida pela gestão atual. Já foram pagos: o salário de dezembro e o PMAQ, faltando a questão do incentivo adicional, denominado 14º salário. Como é de conhecimento geral, o JASB tem focado que a categoria não pode abrir mãos desses direitos. São milhões de reais, repassados à categoria, via FNS - Fundo Nacional de Saúde e que, infelizmente, é subtraído da categoria pelos maus gestores públicos municipais. 




Demanda no STF: Assessora do FNARAS "fez terrorismo,"  diz Dr. Jose Ricardo Lessa.

    Dra. Elane Alves, ex-assessora jurídica da CONACS, recebe crítica ácida de colega advogado.  —  Foto/Reprodução.

As constantes confusões entre os participantes do FNARAS já custaram a remoção, sem avisos prévios, de vários ACS/ACE. O diretor de comunicação da entidade, Ivando Antunes, tem batido recordes em remover os colegas de grupos de WhatsApp. A postura radical do diretor tem gerado muita polêmica e chamadas de atenção nos grupos fechados dos diretores da associação. Inclusive sendo pauta principal de reunião remota.


Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram

Veja outras formas de doações, aqui!


Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.