Header Ads


Prefeitura capacita agentes comunitários de saúde em sintomas depressivos.

    Agentes comunitários de saúde em capacitação.  —  Foto/Reprodução.

Prefeitura capacita agentes comunitários de saúde em sintomas depressivos
Publicado no Conexão Notícia em 09.maio.2021.  

Agentes de Saúde Agentes comunitários de saúde do Mandacaru I, na zona rural de Juazeiro, participaram na quinta-feira (6) de uma capacitação, onde foi discutido um tema importante da saúde mental: inclusão dos agentes comunitários de saúde na assistência aos pacientes com sintomas depressivos.

A capacitação foi ministrada pela médica residente Bruna Silva Hoffmann, uma das quatro residentes na Unidade Básica de Saúde do Mandacaru I. 

É importante esse momento porque a função do agente comunitário de saúde é desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância em saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade. É a primeira porta de informação sobre qualquer problema do paciente, explicou  a diretora de apoio técnico da Atenção Básica, Thaíse Pereira.

Maria Angelita, agente comunitária de saúde no Mandacaru I há  21 anos, aproveitou bastante as informações recebidas.  

É um trabalho de grande importância, pois é um tema pertinente no mundo e nos ajudará a desenvolver nossas atividades com mais segurança, ressaltou.

Outros cursos

No mês de maio a Sesau está promovendo diversos capacitações e oficinas de humanização, inclusive em outras secretarias, a exemplo da atualização farmacêutica, a oficina de humanização “tecendo cuidados” para a guarda municipal e o projeto “bem cuidar”,  para os profissionais que atuam no Hospital Materno Infantil de Juazeiro.

Texto: Maria Lima – Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde
Publicando no JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

LEIA TAMBÉM:


Município tem prazo definido para aderir ao Curso Técnico em Agentes de Saúde (ACS/ACE)

    Município tem prazo definido para aderir ao Programa Saúde com Agente.  —  Foto/Reprodução.

Gestores municipais podem aderir ao Programa Saúde com Agente até o dia 4 de junho. O prazo foi divulgado pela Secretaria de Gestão e Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS). A iniciativa é uma pactuação tripartite que tem como objetivo qualificar os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate à endemias (ACE), com a formação em nível técnico. Leia a matéria completa, aqui.



Parlamentar requisita bicicletas elétricas para os agentes comunitários de saúde e endemias

    Estados e municípios receberam recursos do Governo Federal para aplicar na saúde.  —  Foto/Reprodução/Ilustração.

Em sessão virtual realizada na quarta-feira, dia 05 de maio, o deputado Renato Câmara, coordenador da Frente Parlamentar da Tríplice epidemia: Dengue, Zika e Chikungunya, anunciou que enviou uma solicitação ao governo do estado e ao Secretário de Estado de Saúde, para a aquisição de bicicletas elétricas para serem distribuídas aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias do Estado... Leia a matéria completa, aqui.




Vereadores de Jericó aprovam Plano de Cargos e Carreiras para agentes de saúde (ACS/ACE)

    Agentes comunitários e de combate às endemias receberão insalubridade, quinquênios e progressão.  —  Foto/Reprodução.

A Câmara Municipal de Jericó (PB) realizou, Sessão Ordinária. A votação do Projeto de Lei N° 008/2021, de autoria do Poder Executivo, que estabelece o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias... Leia a matéria completa, aqui.


Piso Salarial no STF: Relator será o ministro Alexandre de Moraes.

    Município tem prazo definido para aderir ao Programa Saúde com Agente.  —  Foto/Reprodução.

Foi definido no último dia 06/05 o relator que vai julgar a lei do Piso Salarial. Conforme o sistema de sorteio do STF - Supremo Tribunal Federal, o ministro escolhido foi o Alexandre de Moraes. Leia a matéria completa, aqui.

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram

Veja outras formas de doações, aqui!


Conteúdo relacionado:


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.