Header Ads


Agentes de saúde buscam o plano de carreira junto à prefeitura

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias continuam na busca pelo Plano de Carreira. —  Foto: Reprodução.

Goiás: Agentes de saúde buscam o plano de carreira junto à prefeitura
Publicado no Conexão Notícia em 21.junho.2021. 

Agentes de Saúde | Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Endemias continuam na busca pelo Plano de Carreira para que possam receber direitos trabalhistas pagos para os demais servidores efetivos do município, luta que se arrasta desde 2017.

Sem previsão de quando a prefeitura irá formular o referido plano, o sindicato que representa a categoria continua na luta em defesa da classe no município de Jaraguá.

Salário Base dos Agentes de Saúde
Juntamente com o Plano de Carreira, os Agentes Comunitários e os Agentes de Endemias aguardam a aprovação na Câmara Federal da Proposta de Emenda à Constituição N.º 22/2011, que eleva o salário base da categoria para dois salários mínimos, embora o referido valor já venha sendo pago pelo município.


Em audiência pública ocorrida na sexta-feira (10), na Câmara Municipal, onde foi discutido reformulação do Regime Jurídico dos Servidores Públicos, representantes do sindicato da categoria estiveram presentes e deram sinal positivo com a proposta da Procuradoria Municipal, considerado que a reunião foi produtiva, disse a presidente Cleonildes Reis, embora não haja resposta definitiva sobre o envio do Plano de Carreira dos ACE e ACS para a Câmara.

Plano de Carreira
Para a presidente do sindicato, uma minuta do Plano de Carreira já foi enviada para a prefeitura e aguarda decisão do prefeito Paulo Vítor Avelar (DEM).

O sindicato representa, hoje, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. Com o plano, os ACS e ACE poderão receber as progressões salariais e outros benefícios incorporados no salário.

CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsApp ou Telegram.

LEIA TAMBÉM:


7 anos depois da criação do Piso Nacional congelado e não pagos nos municípios

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias tem sido massacrada nos municípios com a falta de garantia de seus direitos. —  Foto: Reprodução.

A odisseia que levou à criação da Lei Federal 12.994/2014, que estabeleceu o "elefante branco," chamado de Piso Salarial Nacional tem muito à ensinar aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Uma luta que teve o seu início em 2006 com o PL 7495/2006. 

Fnaras versos Conacs
As constantes polêmicas geradas entre os ex-diretores da Confederação (que agora fazem parte da nova Associação Fnaras) e os atuais diretores da Conacs tem deixado a categoria totalmente desorientada.   Matéria completa, leia aqui!



Reestruturação da carreira de agentes comunitários e de endemias mudará rotina

Rotina dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias mudarão nos municípios. —  Foto: Reprodução.

O Ministério da Saúde está realizando um investimento de R$ 300 milhões no Curso Técnico (Programa Saúde com Agente), destinados aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.  Lei Ruth Brilhante reestruturou as carreiras dos ACS/ACE, tiveram incorporadas às suas atividades exames rápidos de glicemia e pressão arterial, aferição de temperatura, orientações sobre uso de medicamentos e realização de curativos


Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram
Tecnologia do Blogger.