Regularização de Profissional é tema de reunião entre Prefeito e Agentes de Saúde - Conexão Notícia

Header Ads


Regularização de Profissional é tema de reunião entre Prefeito e Agentes de Saúde

Regularização de Profissional é tema de reunião entre Prefeito e Agentes de Saúde Reprodução. —  Foto: Reprodução.

Mato Grosso: Regularização de Profissional é tema de reunião entre Prefeito e Agentes de Saúde
Publicado no Conexão Notícia em 21.junho.2021. 

Agentes de Saúde | No início desse mês os agentes comunitários de saúde juntamente com o Secretário de Saúde Osmael, estiveram em reunião com o Prefeito Jonas Campos para tratar do assunto referente a documentação para legalização destes profissionais que a 21anos estão esperando a regularização de sua profissão, garantindo assim seus direitos legais perante a lei Federal 11.350/2006. 

Anteriormente a essa agenda, os gestores haviam recebido a visita da presidente do sindicato dos ACS's do Estado mato grosso, Dinorá Magalhães, juntamente com sua comissão a qual levou informações referentes ao assunto em questão, sendo que também deu a oportunidade aos gestores de fazer alguns pedidos para melhoria do trabalho da categoria, em nome do então deputado Paulo Araújo, que se dispôs a ouvir as dificuldade da categoria no trabalho diário.


"Nós ACS's contamos com o apoio e comprometimento do senhor prefeito para nossa legalidade como funcionário público deste município. Pedimos que olhe com carinho para estes funcionários que tanto faz pela saúde da população. Agradecemos imensamente pelo apoio e dedicação com nós"!
"Pedimos que não nos deixem cair no esquecimento," disse Dinorá Magalhães.

CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsApp ou Telegram

LEIA TAMBÉM:


7 anos depois da criação do Piso Nacional congelado e não pagos nos municípios

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias tem sido massacrada nos municípios com a falta de garantia de seus direitos. —  Foto: Reprodução.

A odisseia que levou à criação da Lei Federal 12.994/2014, que estabeleceu o "elefante branco," chamado de Piso Salarial Nacional tem muito à ensinar aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Uma luta que teve o seu início em 2006 com o PL 7495/2006. 

Fnaras versos Conacs
As constantes polêmicas geradas entre os ex-diretores da Confederação (que agora fazem parte da nova Associação Fnaras) e os atuais diretores da Conacs tem deixado a categoria totalmente desorientada.   Matéria completa, leia aqui!



Reestruturação da carreira de agentes comunitários e de endemias mudará rotina

Rotina dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias mudarão nos municípios. —  Foto: Reprodução.

O Ministério da Saúde está realizando um investimento de R$ 300 milhões no Curso Técnico (Programa Saúde com Agente), destinados aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.  Lei Ruth Brilhante reestruturou as carreiras dos ACS/ACE, tiveram incorporadas às suas atividades exames rápidos de glicemia e pressão arterial, aferição de temperatura, orientações sobre uso de medicamentos e realização de curativos

CONACS e Associação Fnaras realizam disputa sobre o texto da PEC 22.

 A estratégia é atacar a PEC 22 para depois apresentar uma salvação, como se fosse algo que salvasse a todos. —  Foto: Reprodução.

A batalha entre os ex-diretores da CONACS, que criaram a Associação Fnaras, e a Confederação, que defende a única proposta de Reajuste do Piso Nacional de iniciativa de representação da categoria coloca em risco o descongelamento do salário base nacional.
A Fnaras não apresentou nenhuma proposta para o reajuste do Piso, somente depois de vários questionamentos à PEC 22, sugeriu um texto para edição da proposta. Contudo, a Confederação já havia avisado que faria a edição em questão. Toda a confusão só serviu para confundir os  Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do país. Leia mais, aqui!

Briga pelo poder
As constantes confusões entre os participantes da FNARAS já custaram a remoção, sem avisos prévios, de vários ACS/ACE de grupos de WhatsApp. A postura radical tem gerado muita polêmica e chamadas de atenção nos grupos fechados dos diretores da associação. Inclusive sendo pauta principal de reunião remota. Esses acontecimentos já se tornou matéria em publicação anterior.

Mais de dois milhões de reais
Para se ter ideia da quantidade de dinheiro que somente uma das entidades a nível nacional pode movimentar, se atingir pelo menos 200 mil agentes filiados ela, terá a soma mensal em dinheiro de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) e anual de 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais). Agora será que ficou claro porque tanta confusão entre as entidades a nível de Brasil?  Leia a matéria completa sobre esses valores, aqui!



Senado aprova reestruturação da carreira de agentes comunitários e de endemias

 Senado Federal aprovou por unanimidade. —  Foto: Reprodução.

O Senado Federal aprovou por unanimidade um projeto que reestrutura as carreiras de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Com a alteração, os profissionais terão incorporadas às suas atividades exames rápidos de glicemia e pressão arterial, aferição de temperatura, orientações sobre uso de medicamentos e realização de curativos.  Matéria completa, leia aqui!



CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.