Header Ads


Previdência promove palestra sobre aposentadoria e pensão para agentes comunitários de Saúde

  Autor teria falado “que ia fazer uma peneira” da vítima.  —  Foto: Reprodução.

Previdência promove palestra sobre aposentadoria e pensão para agentes comunitários de Saúde
Publicado no Conexão Notícia em 22.maio.2021.  

Agentes de Saúde | Um grupo de agentes comunitários de saúde, da Prefeitura de Manaus, participou de uma palestra realizada pela Manaus Previdência, por videoconferência, na terça-feira, 18/5, via plataforma Google Meet.

A reunião foi uma oportunidade para que os mais de 30 participantes, dentre os quais o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Amazonas (Sincosam), Carlos Alexandre Veiga Pereira, pudessem ter uma visão geral sobre legislação previdenciária, bem como tirar dúvidas sobre regras de aposentadoria e pensão.

A diretora da área previdenciária da Manaus Previdência, Ana Silva Domingues, apresentou aos agentes como funciona o sistema previdenciário brasileiro, em especial o Regime Próprio de Previdência do Município de Manaus, e os impactos advindos das emendas constitucionais que modificaram esse regime ao longo dos últimos anos, a exemplo da reforma da Previdência trazida pela Emenda Constitucional 103, aprovada em novembro de 2019.


Além disso, Ana Domingues explicou aos participantes os tipos de benefícios previdenciários, a forma de contagem do tempo de contribuição e cálculo para a aposentadoria, além de detalhar as regras de pensão que se aplicam aos dependentes dos segurados do Regime.

O ideal é que as informações acerca das regras de aposentadoria, pensão, contagem de tempo de contribuição, entre outros temas relacionados ao direito previdenciário, cheguem ao conhecimento dos segurados com antecedência, de modo que possam planejar a sua aposentadoria e providenciar os documentos necessários à análise dos respectivos processos administrativos. Assim, evitamos atrasos e devoluções de processos, além de outros prejuízos causados pelo desconhecimento de direitos, destacou.

Os agentes comunitários de Saúde atuam como elo entre a comunidade e a equipe técnica, visitando as casas das pessoas assistidas pelas unidades de saúde na área urbana e rural de Manaus. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conta com 1.517 agentes dessa área, segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (Datasus).

Publicado no CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações da Prefeitura de Manaus.


Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram

Agente de saúde é ameaçada de morte, após distribuir senha da vacina contra Covid-19

  Autor teria falado “que ia fazer uma peneira” da vítima.  —  Foto: Reprodução.

Agente de saúde foi ameaçada de morte ao distribuir senha para a vacina contra Covid-19. O autor teria falado “que ia fazer uma peneira” da vítima, e possui armas de fogo em sua residência.

Agente de saúde é confessa ter assassinado colega de trabalho

  4º DP Aparecida de Goiânia.  —  Foto: Reprodução.

Uma agente de Saúde de Aparecida foi presa suspeita de matar o colega de trabalho a facadas e depois queimar o corpo. O crime não ocorreu agora, mas o mandado de prisão só foi feito após investigação da Delegacia de Homicídios do município. Leia a matéria completa, aqui.



Demissões em massa: Agentes de saúde e de endemias fazem ato público para evitar desligamento em massa

  Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Feira de Santana em ato contra as demissões em massa.  —  Foto: Reprodução.

Segundo Samuel Camêlo, coordenador da Comissão Nacional da Federalização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a demora na reação das instituições, quanto a questão da contratação precária, acumula um número sem precedente de demissões em massa das duas categorias.  Leia a matéria completa, aqui.


Piso Nacional defendido pelo FNARAS para Agentes de Saúde é de R$ 2.750 

  A Dra. Elane Alves e diretoras do FNARAS mantém agenda em Brasília, em atendimento as demandas dos ACS/ACE das bases.  —  Foto: Reprodução.

Os coordenadores da CNF - Comissão Nacional da Federalização tem recebido atenção de forma ampla. Esta comissão representa o maior movimento nacional nascido nas bases dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Quando falamos bases, nos referimos a cada cidades onde se localiza cada agente. 

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram

Veja outras formas de doações, aqui!


Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.