Header Ads


Informatização: Agentes Comunitários de Saúde recebem tablets no Ceará

  Perguntas e respostas sobre a adesão dos municípios ao Curso Técnico dos ACS/ACE e Programa Saúde com Agente.  —  Foto: Reprodução.

Informatização: Agentes Comunitários de Saúde recebem tablets no Ceará
Publicado no Conexão Notícia em 16.maio.2021.  

Agentes de Saúde |  A Prefeitura de Granjeiro inova e moderniza o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Na manhã da última quarta-feira, 12 de abril, na Secretaria de Saúde, em reunião com o Setor de Atenção Primária, o prefeito Chico Clementino, e a secretária de Saúde, Aderilma Soares, fizeram a entrega de tablets aos Agentes Comunitários de Saúde do município que atuam no Saúde da Família, sendo: PSF1 - Sede Urbana e distrito de Serrinha e PSF2- Cana Brava dos Ferreiras e Sede Rural.

Com os tablets e a utilização do aplicativo e-SUS, via PEC, ou seja, com sistema informatizado, a visita dos Agentes de Saúde às famílias granjeirenses será agilizada. O trabalho de escrita manual de dados em formulários e tabelas, agora serão realizados pelo aplicativo.


Outra vantagem é que os cadastros das famílias, com informações sobre suas condições de saúde, são atualizados em tempo real na rede de saúde do município integrada às redes de saúde do estado e do Ministério da Saúde.

Chico Clementino destaca que com a atualização cadastral das famílias, a intenção da Secretaria Municipal de Saúde, do Governo do Povo, é pleitear e credenciar junto ao sistema de saúde, mais uma equipe de PSF, formando a terceira equipe, o que ampliará o atendimento à população.

Aderilma Soares evidenciou que com a utilização dos tablets, a produção do Agentes de Saúde será maior, com melhores resultados no acompanhamento da saúde da população.

Publicado no CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações da Prefeitura de Granjeiro.




Perguntas e respostas sobre a adesão dos municípios ao Curso Técnico dos ACS/ACE e Programa Saúde com Agente.

  Perguntas e respostas sobre a adesão dos municípios ao Curso Técnico dos ACS/ACE e Programa Saúde com Agente.  —  Foto: Reprodução.

CONASEMS divulga FAQ - Perguntas e respostas sobre a adesão dos municípios ao Curso Técnico dos ACS/ACE e Programa Saúde com Agente.

Trabalho do Movimento Pela Federalização ecoa no Congresso Nacional

  O deputado federal Oderico Monteiro defendeu no Congresso Nacional a PEC da Desprecarização dos ACS/ACE.  —  Foto: Reprodução.

O deputado federal Oderico Monteiro (Ceará) fez um importante pronunciamento no Congresso Nacional, em favor de todos os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Brasil.

A importante bandeira de luta do Movimento Nacional pela Federalização, que é a Desprecarização de todos os agentes de país. Movimento que se fortaleceu em 2019, após a criação da Proposta Legislativa, criada após mais de 20.000 (vinte mil) votos, em algumas semanas, após a adesão dos voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde à articulação em prol da referida causa. 
A proposta da Federalização teve o início de sua tramitação no Senado Federal.  


Prefeito e Vereadores participam de encerramento do Curso de ACS em Assis Brasil

  Agentes Comunitários de Saúde apresentam o certificado da nova formação.  —  Foto: Reprodução.

O Prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, participou juntamente com os vereadores Aroldo Batista e Eduardo Marques, do encerramento do curso de capacitação dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde). Também estiveram presentes, a Secretária de Saúde, Ivelina Marques, a Coordenadora da Atenção Básica, Alivandra Araújo, a representante do Conselho Tutelar, Marilene Lourdes e outras autoridades. Leia a matéria completa, aqui.




Aprovado pela Câmara, projeto que reconhece ACS/ACE como profissionais de saúde tramita no Senado

  PL visa acabar com sofrimento dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias em relação a questionamentos sobre o duplo vínculo.  —  Foto: Reprodução.

Agora os ACS/ACE poderão ser reconhecidos formalmente como profissionais de saúde. A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados já havia aprovado o Projeto de Lei, que altera a Lei 11.350/06, regulamentando as atividades dos agentes. Analisem que essa regulamentação vem sofrendo um desgastes terrível ao longo de vários anos. 

O texto do PL 1802/2019 acrescentou um novo parágrafo na lei, visando acabar com os problemas causados pelos maus gestores municipais, acabando com os questionamentos recebidos pelos agentes.  Leia a matéria completa, aqui.

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram

Veja outras formas de doações, aqui!


Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.