Header Ads


Mais um município deixa de pagar a insalubridade dos Agentes de Saúde, mesmo durante caos na saúde

 Prefeita de Lago da Pedra - Maura Jorge—  Foto: Reprodução.

Mais um município deixa de pagar a insalubridade dos Agentes de Saúde, mesmo durante caos na saúde
Publicado no Conexão Notícia em 1º.junho.2021.  

Agentes de Saúde | Conforme informações acessadas pelo JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, a prefeita Maura Jorge da cidade Município de Lago da Pedra - MA, retirou o Adicional de Insalubridade dos Agentes Comunitários de Saúde. Segundo as informações a prefeita retirou as gratificações dos 148 ACS's, ou seja, gratificação de insalubridade no valor 10%, além de mais 10% de gratificação do repasse da COVID-19, totalizando 20%.

Na última sexta-feira (28) durante a seção da Câmara Municipal de Lago da Pedra, o vereador Henrique Paraibano apresentou um requerimento na qual solicitando esclarecimentos da Prefeitura Municipal sobre a retirada do adicional de insalubridade que deveriam ser pagos aos agentes comunitários. O vereador arguiu que o adicional está previsto na Lei Federal nº 13.342/16, sancionada pelo Presidente da República, Michel Temer, que assegura aos profissionais o pagamento do adicional de insalubridade, calculado sobre o salário base. Além disso o vereador também questionou mais uma gratificação retirada dos agentes.


O que queremos é o reconhecimento deste direito aos profissionais que estão submetidos diariamente a situações insalubres. Por isso sugerimos a Prefeita que avalie através do trabalho o grau de contaminação em que estão expostos estes profissionais, para efetivação do pagamento do adicional , disse Henrique Paraibano.

Prosseguiu o vereador:

O cidadão lagopedrense pode ter certeza que nesta casa de leis o nosso objetivo é lutar pelos seus direitos, assim como no caso destes trabalhadores. Lago da Pedra é nossa cidade querida, e vamos sempre lutar pelo que é certo.

O vereador Vandeilson dos três Lago também se pronunciou em favor  dos Agentes Comunitários. Ele alegou que, além da retiradas das gratificações, a categoria não está recebendo as máscaras, EPI's e nem álcool em gel nas unidades básica de saúde na qual eles estão vinculados, sabendo todos que os agentes são os primeiros a terem contato com os infectados de COVID-19. O vereador também enfatizou que "isso é uma falta de vergonha da parte da prefeita".

Tiago Sá, vereador líder do governo na Câmara, alegou que a prefeita Maura Jorge, vem fazendo de tudo para solucionar os problemas deixado pela gestão passada e que está apenas com 5 meses de administração Além disso, ele afirmou que iria encaminhar o requerimento feito pelo vereador Henrique Paraibano com o objetivo de chegar até a secretaria de Saúde Almeralice Mendes e, assim, buscar solucionar o problema junto a prefeita.

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram

Lista atualizada dos Municípios que aderiram ao Curso Técnico dos Agentes de Saúde (ACS/ACE).

 Pela primeira vez na história dos Agentes comunitários de Saúde e de Combate às Endemias será feita tal formação técnica.  —  Foto: Reprodução.

Confira a relação completa e atualizada dos municípios que aderiram e os quer ainda não aderiram ao "PROGRAMA SAÚDE COM AGENTE", Que oferece o curso técnicos para todos os Agentes de Saúde (ACS/ACE) de todo Brasil.  Leia a matéria completa, aqui.


Tecnologia do Blogger.