Header Ads


Tíquete-alimentação: Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias comemoram aprovação

  As duas categorias serão contempladas com tíquete-alimentação no valor de R$ 300,00.  —  Foto: Reprodução.

Tíquete-alimentação: Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias comemoram aprovação
Publicado no Conexão Notícia em 16.maio.2021.  

Agentes de Saúde | No início do mês passado, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de ITABUNA, a concessão do tíquete-alimentação aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município.

As duas categorias serão contempladas com tíquete-alimentação no valor de R$ 300,00, igualando-se às demais categorias de servidores públicos municipais que já recebem por força de lei.

Segundo Samuel Camêlo (coordenador da Comissão Nacional da Federalização dos ACS/ACE) esse direito deve ser garantido a todos os profissionais agentes de saúde. Ele questionou os desvios do que classificou como "elevado volume de recursos públicos destinados aos ACS/ACE." 

É importante que a categoria continue buscando garantir os seus direitos, ainda que os maus gestores, quer prefeitos ou secretários de saúde, usem de artimanhas para impedir que o direito seja garantido. Acredito que a categoria tem tudo nas mãos para fazer valer os seus direitos, mesmo em face da insegurança jurídica que assola o judiciário brasileiro. Não podemos desistir ou deixar de alimentar a esperança, concluiu Samuel.

LEIA TAMBÉM:

Para a vereadora Wilma, relatora do projeto, a aprovação é um passo importante na valorização dos servidores. 

A aprovação em duas votações em uma só sessão é uma demonstração de compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras, já que o tíquete foi retirado de forma abrupta por uma falha do passado e esses trabalhadores foram penalizados, então portanto isso é uma vitória significativa para esta Casa e para esses trabalhadores que através do Sindicato estão mobilizados no sentido de garantir esse direito. Agradeço também aos colegas pela aprovação por unanimidade. comemorou.

Na ocasião, a presidente do SINDIACS/ACE, Zilar Portela, comemorou e lembrou também que o projeto que vai regulamentar o piso salarial no município ao piso nacional foi lido em plenário e deve ser encaminhado para análise nas comissões. 

É uma vitória da categoria no caso da lei do tíquete-alimentação e será encaminhada para o prefeito sancionar. disse.

Publicado no CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações de Andreyver Lima.

Informatização: Agentes Comunitários de Saúde recebem tablets no Ceará

  Perguntas e respostas sobre a adesão dos municípios ao Curso Técnico dos ACS/ACE e Programa Saúde com Agente.  —  Foto: Reprodução.

Com os tablets e a utilização do aplicativo e-SUS, via PEC, ou seja, com sistema informatizado, a visita dos Agentes de Saúde às famílias granjeirenses será agilizada. O trabalho de escrita manual de dados em formulários e tabelas, agora serão realizados pelo aplicativo. Leia a matéria completa, aqui.



Trabalho do Movimento Pela Federalização ecoa no Congresso Nacional

  O deputado federal Oderico Monteiro defendeu no Congresso Nacional a PEC da Desprecarização dos ACS/ACE.  —  Foto: Reprodução.

O deputado federal Oderico Monteiro (Ceará) fez um importante pronunciamento no Congresso Nacional, em favor de todos os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Brasil.

A importante bandeira de luta do Movimento Nacional pela Federalização, que é a Desprecarização de todos os agentes de país. Movimento que se fortaleceu em 2019, após a criação da Proposta Legislativa, criada após mais de 20.000 (vinte mil) votos, em algumas semanas, após a adesão dos voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde à articulação em prol da referida causa. 
A proposta da Federalização teve o início de sua tramitação no Senado Federal.  



Em Pauta: CONACS e Frente Parlamentar tratam da PEC 22 e Curso Técnico. [Vídeo]

   Ilda Angélica (CONACS) e Deputado Federal Dr. Leonardo.  —  Foto: Reprodução.

Agenda entre a CONACS, representado por Ilda Angélica, e o Dr. Leonardo: A transmissão da reunião virtual com o Presidente da Frente parlamentar em Defesa dos ACS/ACE na Câmara Federal, esclareceu os desafios e os caminhos para aprovação da PEC 22, diante do cenário político atual. Eles ainda falaram sobre a importância da formação técnica dos agentes para o país, principalmente diante da Pandemia da Covid-19. Leia a matéria completa, aqui.


Piso Salarial no STF: Relator será o ministro Alexandre de Moraes.

    Município tem prazo definido para aderir ao Programa Saúde com Agente.  —  Foto/Reprodução.

Foi definido o relator que vai julgar a lei do Piso Salarial. Conforme o sistema de sorteio do STF - Supremo Tribunal Federal, o ministro escolhido foi o Alexandre de Moraes. Leia a matéria completa, aqui.

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram

Veja outras formas de doações, aqui!


Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.