Header Ads


Escândalo: Facebook sabia dos danos a usuários, diz ex-gerente denuncia

     Frances Haugen em entrevista ao programa 60 Minutes.   —  Foto/Reprodução.
 
Escândalo: Facebook sabia dos danos a usuários, diz ex-gerente denuncia
Publicado no Conexão Notícia em 06.outubro.2021.  

Tecnologia Frances Haugen saiu do anonimato em entrevista a canal norte-americano.

Uma ex-gerente de produtos do Facebook revelou ao programa 60 Minutes, do canal norte-americano CBS News, que ela foi a autora de uma série de denúncias contra práticas da plataforma. Entre as acusações da engenheira de computação Frances Haugen, de 37 anos, está o suposto “acobertamento” da rede social para que celebridades não precisem seguir as políticas do site.

As declarações de Haugen foram feitas no domingo (3) e serviram como base para um reportagem do The Wall Street Journal sobre o tratamento preferencial que os famosos recebem na rede de Mark Zuckerberg.


Eu vi repetidamente conflitos de interesses entre aquilo que era bom para o público e o que era bom para o Facebook. E, todas as vezes, o Facebook escolheu só o que era melhor para ele e para seus lucros – apontou.

As denúncias de Haugen explodem no momento em que as redes sociais são apontadas como agravadores de uma série de questões psicológicas em usuários mais jovens, sobretudo no que tange à exposição de corpos e autoestima dos internautas.

A ex-funcionária também relatou que a conduta imposta dentro do Facebook coloca “lucros acima da segurança” dos internautas e do público em geral. Ainda segundo Haugen, que cita suas experiências profissionais em outras redes sociais, o Facebook tem a pior política interna de todas.

Eu já conhecia um monte de redes sociais, e era substancialmente pior no Facebook do que em qualquer outra que eu tivesse conhecido antes. Facebook, repetidamente, mostrou que prefere o lucro à segurança. Em um certo momento em 2021, eu percebi que precisava agir de maneira sistemática e que eu precisava ter muitos documentos de maneira que ninguém pudesse colocar em dúvida que isso era real – disse ao 60 Minutes.

A engenheira de computação também acusa a plataforma de enganar investidores e de ocultar falhas internas. Segundo ela, a empresa enviava comunicados a investidores elencando uma série de iniciativas que supostamente seriam adotadas internamente, mas nunca foram colocadas em prática.


Haugen então reuniu milhares de documentos para embasar sua denúncia. Eles foram compartilhados não só com a imprensa, mas como políticos e órgãos reguladores da mídia dos Estados Unidos. Ela deixou a empresa recentemente.

O Facebook viu que, se mudasse o algoritmo para algo que seja mais seguro, as pessoas passarão menos tempo no site, vão clicar menos em anúncios e vão gerar menos dinheiro. Ele ganha mais dinheiro quando você consome mais conteúdo e as pessoas gostam de se envolver com coisas que provocam uma reação emocional. E, quanto mais raiva você sentir, mais vai interagir e consumir – acrescentou.

Foto: Reprodução YouTube/60 Minutes/CBS News
Gabriela Doria
CN - Conexão Notícia  

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!


Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

PIX: Começa a valer limite de transferências e outras mudanças; confira

     O PIX é um mecanismo de transferência de recursos que opera em tempo real, 24 horas por dia.   —  Foto/Reprodução.
 
Tecnologia Começa a valer o limite de R$ 1 mil para transferências e pagamentos realizados por pessoas físicas das 20h às 6h, incluindo o PIX. Pessoas jurídicas (empresas) não serão atingidas com a medida.

O limite poderá ser alterado a pedido do cliente, através dos canais de atendimento eletrônicos. Porém, a instituição financeira deve estabelecer prazo mínimo de 24 horas para a efetivação do aumento. Veja a matéria completa, aqui!


O que devemos aprender com a falha do WhatsApp

     O WhatsApp.   —  Foto/Reprodução.
 
Tecnologia Algumas redes sociais saíram do ar na segunda-feira (4/10). Claro que não todas elas, mas as principais, que movem as engrenagens de uma vida ativamente online: Instagram, Facebook e WhatsApp. Grande parte de seus usuários migraram para a rede vizinha, o Twitter, para reclamar da queda – e desconfio que essas pessoas também entraram e saíram diversas vezes de seus aplicativos imaginando se tratar de uma falha de rede. Veja a matéria completo, aqui!

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.