Header Ads


UFRGS é selecionada para capacitar 380 mil agentes de saúde em todo o Brasil

  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) será responsável pela Curso Técnico dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. —  Foto: Reprodução.

UFRGS é selecionada para capacitar 380 mil agentes de saúde em todo o Brasil
Publicado no Conexão Notícia em 01.julho.2021. 

Agentes de Saúde | A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foi a selecionada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para a formação técnica, por meio do Programa Saúde com Agente, de cerca de 380 mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, que atuam diretamente nas comunidades de todo o Brasil, conforme informações do Jornal do Comercio.

O reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões, anunciou ontem (30) que a proposta de prestação de serviços educacionais da UFRGS foi a selecionada no Programa Saúde com Agente pelo Conasems. 

Pela primeira vez na história do Brasil o Ministério da Saúde investirá R$ 300 milhões na formação técnica de 285 mil agentes comunitários de saúde e 95 mil agentes de combate às endemias. 

O contrato e as primeiras ações serão definidos nas próximas semanas. “É uma grande notícia, que traz alegria e, ao mesmo tempo, enorme responsabilidade, pela dimensão nacional deste projeto. O resultado exitoso é fruto de um trabalho articulado”, disse Bulhões.


As unidades que participam do projeto são a Escola de Enfermagem, a Faculdade de Farmácia, a Faculdade de Medicina, o Instituto de Psicologia e a Faculdade de Odontologia. A proposta da UFRGS prevê a oferta de Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde, e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias .

No julgamento, o Conasems avaliou que a proposta da UFRGS atendia ao chamado “com propostas criativas, estruturadas, referenciadas em evidências científicas para a produção de um ensino significativo, voltado para as necessidades reais da prática e para a produção de um cuidado humanizado e conectado com as evidências de situações reais no serviço.”

Será usada uma metodologia de ensino híbrido, com o desenvolvimento de atividades educacionais presenciais, durante a jornada de trabalho, e também de atividades a distância, que totalizam carga horária de 1.280 horas para cada curso, distribuídas em módulos. O processo de ensino-aprendizagem terá o acompanhamento sistemático de tutores, para as atividades realizadas à distância, e preceptores, para as atividades presenciais.

CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

LEIA TAMBÉM:

Depois de muita polêmica: Associação Fnaras entrega PEC 14 E 22 ao Presidente da Câmara

  Representantes da Associação Fnaras e o Presidente da Câmara dos Deputados. —  Foto: Reprodução.

Finalmente, depois de várias semanas de "guerra nas redes sociais" entre diretores da Associação FNARAS contra a direção da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, finalmente, chegou-se a um ponto comum. Infelizmente isso ocorreu depois de muitos desgastes no meio da categoria, que ficou dividida entre as acusações de que a PEC 22 não garantiria o Piso Nacional de R$ 2.200 (dois mil e duzentos reais). A controvérsia poderia ter sido resolvida sem um desgaste tão expressivo. Leia a matéria completa, aqui.

A ostentação do presidente da AASA-Bahia, entidade é apontada como principal responsável pelo julgamento do Piso Nacional pelo STF.

    ACE fundador da lucrativa AASA-BA, ostenta nas redes sociais, revelando o lucrativo negócio da instituição com os Agentes de Saúde.  —  Foto/Reprodução.

Como é de conhecimento de todos os  Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, o Supremo Tribunal Federal (STF) irá decidir se o Piso Nacional é aplicável aos servidores dos estados, municípios e Distrito Federal, ou seja, a corte poderá derrubar o repassado que é feito aos agentes pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde para pagamento dos agentes. Na prática, municípios e estados receberão, contudo, repassarão apenas uma parte com bem entender, caso o Supremo se posicione desfavoravelmente aos ACS/ACE.  Matéria completa, leia aqui!



CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsApp ou Telegram.


Tecnologia do Blogger.