Header Ads


Reta Final: Agentes Comunitários de Saúde realizam recadastramento do SUS

 Agentes Comunitários de Saúde realiza o recadastramento de usuária em casa—  Foto/Reprodução.

Reta Final: Agentes Comunitários de Saúde realizam recadastramento do SUS
Publicado no Conexão Notícia em 06.mar.2021.  

Agentes de Saúde | Garantir o acesso à saúde de qualidade é uma das prioridades dos profissionais do SUS - Sistema Único de Saúde, assim ocorre na Prefeitura de Marituba. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou o recadastramento da população no SUS. O procedimento está sendo realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de casa em casa, e nas Unidades Básicas (UBS) em todo o município.

Nós estamos indo de porta em porta, oferecendo o serviço. Pedindo os documentos de todos os familiares e explicando que, sem esse cadastro atualizado as pessoas ficam sem acesso à marcação de exames, consultas, emergência e todos os serviços do sistema público de saúde, explicou o ACS Heldimar Freitas.


No bairro Decoville, onde Heldimar atua, a moradora Silvana Maria de Oliveira, de 51 anos, já atualizou os cadastros do SUS. “Fiz o meu cadastro e da minha mãe, achei muito bom porque, em função da idade, ela não poder ir ao posto. É bom ter o agente de saúde que venha na nossa casa sempre consultando o que precisamos. Com esse cadastro, vamos continuar usando o posto de saúde”, falou Silvana.

Para atualizar as informações é preciso ter em mãos cópias do CPF, comprovante de residência, identidade e cartão do SUS. A enfermeira da UBS do bairro Decoville, Cássia Moraes, ressaltou quais são os serviços que a população pode acessar por meio do SUS. 


Nós oferecemos serviços como pré-natal, vacinação, tratamento de hipertenso, consultas médicas e outros. A gente também orienta que até os usuários do sistema privado de saúde façam o recadastramento, pois eles também podem precisar do nosso atendimento, como no caso da vacinação, afirmou a enfermeira.

O secretário de Saúde, Diego Rodrigues, pontuou que o cadastro garante recursos federais para o município.  

O recadastramento de toda a população é muito importante para o município, pois, além de garantir que os usuários do SUS tenham acesso a todos os serviços públicos de saúde, também assegura o repasse de verba federal para a saúde do município. Dessa forma, traz mais serviços para o município e mantém o funcionamento das unidades de saúde, destacou o secretário.

Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Marituba.

Publicada na rede de voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde


Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.