Header Ads


Agentes comunitários de Saúde recebem capacitação sobre a Febre Amarela

 Diversas ações são realizadas com relação à conscientização e combate à doença.  —  Foto: Reprodução.

Agentes comunitários de Saúde recebem capacitação sobre a Febre Amarela 
Publicado no Conexão Notícia em 01.julho.2021. 

Agentes de Saúde |  Ações na cidade ganham ainda mais força após confirmação de caso em macacos na região.

A presença do vírus da Febre Amarela na região, confirmado na semana passada, acendeu o alerta. Em Morro da Fumaça, diversas ações são realizadas com relação à conscientização e combate à doença. Na manhã desta quarta-feira, dia 30, informações foram repassadas às Agentes Comunitárias de Saúde, através da parceria entre a Secretaria do Sistema de Saúde e o Departamento de Agricultura.

A apresentação foi comandada pela médica veterinária, Mariana Feltrin Canever, que salientou a importância dos cuidados após a confirmação dos casos. “No cenário atual, no qual já tivemos casos confirmados de febre amarela em primatas não humanos (PNH) no município vizinho, é de extrema importância que a população esteja preparada para notificar a ocorrência de macacos mortos ou doentes, pois assim conseguiremos identificar por onde o vírus está avançando”, destaca.


Ao identificar a circulação viral em uma região, a Secretaria de Saúde consegue atuar de forma incisiva nos locais, prevenindo a ocorrência de Febre Amarela em humanos. É importante ressaltar que os macacos não transmitem o vírus aos humanos. A transmissão ocorre exclusivamente através da picada de mosquitos. Os macacos/bugios são nossos aliados na luta contra o avanço da febre amarela em nossa região”, pontua.

VACINAÇÃO
Morro da Fumaça segue também com a vacina à disposição. “As pessoas com idade entre nove meses e  59 anos de idade devem ser imunizados contra a doença infecciosa que é grave e que pode levar a morte em uma semana. É fundamental que aqueles que ainda não foram imunizados procurem uma das salas da vacina”, fala a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.


As unidades de saúde que possuem sala de vacina são do Centro, dos bairros Graziela e Naspolini, além do distrito de Estação Cocal.

MARCIANO BORTOLIN / PMMF

CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.



Te respondo: Como podemos fazer para que a prefeitura pague o Incentivo financeiro (14º)?  

  Valor do Incentivo Financeiro Adicional, que é a parcela extra de final de ano, será de R$ 1.550,00. —  Foto: Reprodução.

Ao longo de mais de 10 anos usamos as Mídias Sociais para informar aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias sobre o direito ao pagamento do Incentivo Financeiro Adicional, conhecido como 14º salário ou parcela extra de final de ano. É graças a esse trabalho que esse Incentivo que deve ser pago em dinheiro, ficou popularizado entre os agentes. A categoria tem se organizado e garantido. 

A ostentação do presidente da AASA-Bahia, entidade é apontada como principal responsável pelo julgamento do Piso Nacional pelo STF.

    ACE fundador da lucrativa AASA-BA, ostenta nas redes sociais, revelando o lucrativo negócio da instituição com os Agentes de Saúde.  —  Foto/Reprodução.

Como é de conhecimento de todos os  Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, o Supremo Tribunal Federal (STF) irá decidir se o Piso Nacional é aplicável aos servidores dos estados, municípios e Distrito Federal, ou seja, a corte poderá derrubar o repassado que é feito aos agentes pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde para pagamento dos agentes. Na prática, municípios e estados receberão, contudo, repassarão apenas uma parte com bem entender, caso o Supremo se posicione desfavoravelmente aos ACS/ACE.  Matéria completa, leia aqui!



CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsApp ou Telegram.


Tecnologia do Blogger.