Header Ads


Juíza que defendeu soltura de Lula terá que pagar por ‘licença remunerada’

  Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. TCU entendeu que a licença remunerada concedida à magistrada era ilegal.  —  Foto: Reprodução.

Juíza que defendeu soltura de Lula terá que pagar por ‘licença remunerada’
Publicado no Conexão Notícia em 28.agosto.2021.  

Brasil | O Tribunal de Contas da União determinou que a juíza Valdete Souto Severo, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, no Rio Grande do Sul, faça a compensação à corte pelo período de nove meses em que ficou afastada da corte. Entre agosto de 2019 e maio do ano passado, Valdete presidiu a Associação de Juízes para a Democracia. O TCU entendeu que a licença remunerada concedida à magistrada era ilegal, porque a juíza foi cedida a uma associação privada, sem caráter de associação de classe.

A controvérsia em torno da atuação de Valdete começou em 2019, quando o TCU pediu uma investigação sobre a licença remunerada concedida à magistrada. Pouco depois, a corte determinou que ela retornasse ao trabalho. A juíza, então, recorreu ao Supremo Tribunal Federal.

Em liminar, o ministro Ricardo Lewandowski cassou a decisão do TCU e liberou Valdete para permanecer no comando da associação. Em abril do ano passado, Lewandowski cassou a própria liminar e restabeleceu a determinação anterior do Tribunal de Contas da União.

O TCU agora cobra Valdete pelo período em que ela ficou afastada. A corte decidiu que a compensação deverá ser feita “mediante aumento proporcional da carga processual da referida juíza ou outras medidas que permitam compensar os prejuízos à prestação jurisdicional decorrentes do afastamento do cargo sem amparo legal no período indicado”.

À frente da Associação de Juízes pela Democracia, Valdete Severo atuou em causas como a defesa da soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A magistrada classificou o petista como “preso político”.

CRUSOÉ
CN - Conexão Notícia. 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!
Acompanhe as notícias do CN - Conexão Notícia no Facebook

Tecnologia do Blogger.