Header Ads


CAXIAS DO SUL: Agentes Comunitários de Saúde realizam cadastros no Previne Brasil

Os Agentes Comunitários de Saúde de Caxias do Sul cadastram usuários no Sistema Único de Saúde (SUS).    —  Foto/Reprodução.

CAXIAS DO SUL: Agentes Comunitários de Saúde realizam cadastros no Previne Brasil
Publicado no Conexão Notícia em 08.nov.2020.  

Agentes de Saúde | Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Caxias do Sul estão realizando visitas domiciliares a fim de cadastrar usuários no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação integra o programa Previne Brasil que foi instituído em 12 de novembro de 2019 e tem como principal intuito aumentar o acesso da comunidade aos serviços de atenção primária. 


O programa equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes, somado a incentivos específicos, como é o caso da ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.


De acordo com o diretor da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Dino de Lorenzi, as visitas dos Agentes Comunitários são rotineiras, porém tiveram que ser modificadas por conta da pandemia da Covid-19, agora os agentes não entram nas residências. O diretor ressalta que a partir das novas orientações do Ministério da Saúde, implantadas em 2019, existe uma meta de cadastramento de famílias para que o Município possa obter repasses financeiros para a saúde.

Lorenzi comenta ainda a importância da população receber estes profissionais que, segundo ele, estão devidamente uniformizados e são identificados por crachá.

Antes do programa Previne Brasil ser instituído, a distribuição de recursos era feita com base na quantidade de pessoas residentes e de serviços existentes em cada município, sem considerar o atendimento efetivamente prestado pelas 55 equipes de Saúde da Família (ESF) e 30 equipes de Atenção Primária à Saúde que atuam em Caxias do Sul. Atualmente estes profissionais atendem cerca de 282 mil de pessoas.

Departamento de Jornalismo da Rádio Caxias.

Conteúdo relacionado:
 

Tecnologia do Blogger.