Header Ads


CPI ouve Dimas Covas, diretor do Butantan, nesta quinta-feira

 Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, será ouvido na CPI da Covid.  —  Foto: Reprodução.

CPI ouve Dimas Covas, diretor do Butantan, nesta quinta-feira
Publicado no Conexão Notícia em 27.maio.2021.  

Brasil | Senadores querem saber sobre atuação na busca e na produção de vacinas contra a covid-19 e conversas com o governo federal sobre o assunto.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid ouve nesta quinta-feira, 27, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. Ele será questionado, entre outros assuntos, sobre a atuação e as conversas com o governo federal desde o início da pandemia relacionadas a pesquisa, produção e aquisição de vacinas contra a covid-19.

Em outros depoimentos, testemunhas disseram que o Ministério da Saúde teria ignorado e recusado ofertas de vacina da Pfizer. Os senadores da CPI querem saber se também houve dificuldades nas negociações em relação a insumos e à vacina Coronavac, produzida em parceria com o Instituto Butantan. 


O depoimento do ex-secretário executivo do Ministério da Saúde Élcio Franco, que estava marcado para esta quinta-feira, será adiado. Ele informou à CPI que ainda está se recuperando, depois de ter sido diagnosticado com covid-19. Os senadores ainda não definiram uma nova data para ouvi-lo. 

Na quarta-feira, 26, a comissão aprovou a convocação de nove governadores e a reconvocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do ex-ministro da pasta Eduardo Pazuello. Os dois serão questionados sobre falas que foram desmentidas em depoimentos de outras testemunhas e sobre informações novas que surgiram depois que eles foram ouvidos.

Os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentaram requerimentos para chamar Queiroga novamente. O primeiro argumentou que o depoimento anterior “foi lacônico em muitos aspectos, inclusive e sobretudo porque alegou estar há poucos dias na condição de ministro da Saúde”. 

Além disso, o depoimento, segundo Humberto Costa, “foi contraditório em diversos aspectos”. Um deles teria sido quando Queiroga disse que não houve indicação do uso da cloroquina para tratamento da covid-19 durante a gestão dele. O ministério, entretanto, ainda não revogou uma portaria que orienta o uso da medicação, “mesmo sabendo-se que ela não possui eficácia”. 
  
Foto: NELSON ALMEIDA/AFP/Getty Images
Por Alessandra Azevedo, de Brasília - EXAME.



Bolsonaro ironiza Humberto Costa: ‘Vampiro da Saúde’

 Humberto Costa (PT-PE) e chamado de “Vampiro” em operação deflagrada pela Polícia Federal em 2004.  —  Foto: Reprodução.


CPI da Covid vota hoje convocação de governadores e prefeitos

 Há 400 requerimentos apresentados por senadores, ansiosos pela convocação de governadores e prefeitos.  —  Foto: Reprodução.

Entre os mais de 400 requerimentos apresentados por senadores, há pedidos para o comparecimento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), chefe de governo de um dos estados mais afetados pela Covid-19 e denunciado por suposto desvio em compra de respiradores. Leia a matéria completa, aqui!


Criança precisa retirar parte do intestino após fazer desafio do TikTok

 Ellis Tripp engoliu acidentalmente cinco bolinhas magnéticas, em um desafio do TikTok.  —  Foto: Reprodução.

Após engolir acidentalmente cinco bolinhas magnéticas, ao usá-las como piercings falsos na língua, em um desafio da rede social TikTok, uma criança de 11 anos foi internada em estado crítico em Birmingham, na Inglaterra. As informações são do IG.



TV Cultura divulga salários de 5 âncoras do ‘Roda Viva’

 Conheça agora alguns salários pagos pela TV Cultura a 5 âncoras.  —  Foto: Reprodução.

Em 2020, a atual apresentadora do ‘Roda Viva’, Vera Magalhães, foi submetida ao doxing (exposição de dados pessoais). Vários perfis em redes sociais, inclusive de políticos, divulgaram que ela receberia R$ 500 mil de salário da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura. Leia a matéria completa, aqui!


Acompanhe as notícias do CN - Conexão Notícia no Facebook


Veja outras formas de doações, aqui!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.