Header Ads


Verdadeiros heróis: Agente de saúde é sinônimo de cuidado e proximidade com a comunidade

  Profissionais como Joelma Vasconcelos lutam para informar e amparar a todos.  —  Foto: Reprodução.

Verdadeiros heróis: Agente de saúde é sinônimo de cuidado e proximidade com a comunidade
Publicado no Conexão Notícia em 25.maio.2021.  

Agentes de Saúde | Devido à crise sanitária mundial, causada pela pandemia de Covid-19, profissionais da saúde têm trabalhado sem descanso para cuidar de todos e são vistos por muitos como verdadeiros heróis. Mas, no Rio de Janeiro, temos uma figura fundamental para a promoção de uma vida saudável que, às vezes, é esquecida. Principalmente nas favelas, agentes comunitários de saúde representam a ligação entre o morador, o atendimento e o acompanhamento médico. Joelma Vasconcelos, de 39 anos, é um desses elos de cuidado. 

Casada e mãe de dois filhos, Joelma, que mora na Chatuba, Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, é agente de saúde há 10 anos. 

Inicialmente, me candidatei ao trabalho pelo salário, claro. Mas depois, com o tempo, aprendi a gostar do que fazia, pelo cuidado que temos com as pessoas. Nós levamos a demanda da comunidade para a equipe técnica, para ser resolvido, ajudar, promover saúde. Me sinto útil fazendo o que faço. 

Com  o surgimento do novo coronavírus, Joelma conta que sua dedicação à saúde tem sido ainda maior. 

No começo fiquei bem apreensiva porque é uma doença que ninguém conhece bem ainda. Hoje, fico mais tranquila porque sabemos quais protocolos seguir para evitar a proliferação do vírus. Mas algumas pessoas na comunidade não fazem as coisas que devem ser feitas, muitas vezes por falta de informação ou por não poderem mesmo. Não tem isolamento social, não andam de máscara e não se cuidam.

  A agente de saúde trabalha diariamente em prol do bem-estar da comunidade.  —  Foto: Reprodução.

O esforço de Joelma precisa ser redobrado devido à diversas informações falsas que chegam às comunidades. Essas fake news também têm sido disseminadas sobre a vacinação. 


Atendo a localidade Frei Gaspar aqui na Chatuba, no geral, a vacina tem sido bem aceita e a maioria quer tomar logo. Mas agora, por exemplo, eles estão com receio de tomar a vacina Astrazeneca, porque ouviram falar que está dando reação. O trabalho de informar e esclarecer, isso tudo é constante. 

Ainda assim, a profissional da saúde tem muita esperança

Apesar de vermos festa direto, bailes cheios e bares lotados, acredito na conscientização. Infelizmente, algumas pessoas só acordam quando a doença chega na própria casa. Muitos não ligam, acham que não vão ser atingidos. Mas sabemos que não é assim. Creio que o trabalho contínuo, de conversar com os moradores, vai mudar essa situação. Trabalhando com dedicação porque acredito que a história vai mudar.

Foto: Vilma Ribeiro
Gracilene Firmino

Publicado no CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 


Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram


Aposentadoria e Desprecarização: Nasce a PEC 14/2021 começa a tramitar em Brasília.

  PEC da Aposentadoria Especial e Desprecarização dos Agentes de Saúde já está em tramitação na Câmara dos Deputados.  —  Foto: Reprodução.

A Proposta de Emenda Constitucional 14/2021, que visa a criação da Aposentadoria Especial exclusiva para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, além de combate a terrível precarização (falta de acesso à estabilidade nos cargos, também a direitos fundamentais) já está tramitando em Brasília.

Um escândalo nacional
Várias denúncias de tentativa de sabotagens foram feitas contra instituições que, conforme relatos, se consideram donas da categoria de ACS/ACE. Contato com os deputados foram realizados para desmotivá-los a assinar a proposta. Fake News (notícias falsas) foram criadas, alegando que a PEC iria atrapalhar a tramitação da PEC 22 (que visa garantir o reajuste do Piso Nacional, congelado há 7 anos)... Leia a matéria completa, aqui.


Brasília: Situação dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) é tema de audiência pública na Câmara dos Deputados

  Por vários anos as demissões em massa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias ocorreram silenciosamente, sem nenhuma reação nacional.  —  Foto: Reprodução.

Evento promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família será transmitido pela internet.
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública, na próxima sexta-feira (28), para discutir a situação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes de Combates às Endemias (ACEs), em meio à pandemia da Covid-19. Leia a matéria completa, aqui.



Demissões em massa: Agentes de saúde e de endemias fazem ato público para evitar desligamento em massa

  Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Feira de Santana em ato contra as demissões em massa.  —  Foto: Reprodução.

Segundo Samuel Camêlo, coordenador da Comissão Nacional da Federalização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a demora na reação das instituições, quanto a questão da contratação precária, acumula um número sem precedente de demissões em massa das duas categorias.  Leia a matéria completa, aqui.



Tíquete-alimentação: Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias comemoram aprovação

  As duas categorias serão contempladas com tíquete-alimentação no valor de R$ 300,00.  —  Foto: Reprodução.

No início do mês passado, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de ITABUNA, a concessão do tíquete-alimentação aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município.
Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram

Veja outras formas de doações, aqui!


Tecnologia do Blogger.