Header Ads


“É justo o governador fechar igreja e liberar Carnaval?”, questiona Ministro

      O Carnaval está nas mãos do governador e do prefeito, o STF tirou decisão do Governo Federal, diz ministro Gilson Machado Neto.   —  Foto/Reprodução.
 
“É justo o governador fechar igreja e liberar Carnaval?”, questiona Ministro
Publicado no Conexão Notícia em 29.novembro.2021.  

Brasil | “O Carnaval está nas mãos do governador e do prefeito, o STF tirou isso daí do presidente Bolsonaro.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirmou, nesta sexta-feira (26), que a responsabilidade da realização ou não do Carnaval 2022 é dos prefeitos e governadores.
-
-
“O Carnaval está nas mãos do governador e do prefeito, o STF tirou isso daí do presidente Bolsonaro. Agora, eu pergunto a você, é justo o governador fechar igreja e querer liberar Carnaval? Então, está com o governador”, respondeu ao ser questionado por jornalistas.

O ministro se refere ao período mais crítico da pandemia, em que as atividades consideradas não essenciais foram impedidas de funcionar de maneira presencial. Em vários estados brasileiros, as instituições religiosas não estavam na lista de essenciais.


Atualmente, as igrejas em Pernambuco estão com funcionamento normal. No dia 17 de março de 2020, o Governo de Pernambuco proibiu a realização de qualquer evento privado ou público com a participação de mais de 50 pessoas. 
-
-
Já no dia 24 de abril do mesmo ano, as atividades religiosas presenciais foram autorizadas no Estado, seguindo regras da fase de flexibilização das atividades econômicas e sociais. Desde então, elas não foram mais fechadas.

A declaração de Gilson segue a mesma linha do presidente Jair Bolsonaro, que nessa quinta-feira (25) disse, em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia, que, por ele, não haveria Carnaval em 2022. “Mas tem um detalhe, quem decide não sou eu”, disse.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) deu autonomia a governadores e prefeitos para decidir sobre determinações sanitárias em meio à pandemia da covid-19. Apesar disto, não retirou poderes do governo federal para lidar com a pandemia.

Gilson Machado Neto cumpriu agenda em Ipojuca, no Grande Recife, na sexta-feira (26).
-
-
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na quinta-feira (25), que é contra a realização do Carnaval nos estados brasileiros em 2022 e mostrou preocupação com a questão econômica caso seja preciso fechar o comércio depois das festas.


“Por mim, não teria Carnaval. Só que tem um detalhe: quem decide não sou eu. Segundo o Supremo Tribunal Federal, quem decide são os governadores e os prefeitos”, disse ele.

A declaração foi dada em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia, transmitida ao vivo pelas redes sociais do presidente.
-
-
Para Bolsonaro, caso o Carnaval espalhe uma nova onda de Covid-19 e seja necessário voltar com as restrições, o país não conseguirá suportar os estragos financeiros.

Estou vendo que alguns países da Europa estão retomando medidas de lockdown. Se tiver outro lockdown no Brasil, em estados e municípios, vai quebrar de vez a economia”, disse.

Por Ricardo Costa com informações de O Povo
CN - Conexão Notícia 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

VEJA TAMBÉM:
-
-
Mulher é detida pela PRF no RJ após xingar Jair Bolsonaro

      Bolsonaro fez uma parada na Via Dutra, no Rio de Janeiro.   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
Uma mulher de 30 anos foi presa após xingar o presidente Jair Bolsonaro em Resende, no Rio de Janeiro.
A mulher que estava no banco de passageiro de um veículo e passou pela comitiva e proferiu xingamentos ao presidente. Veja a matéria completa, aqui!

Brasil gasta mais de R$ 100 bilhões por ano com Judiciário

      Segundo o relatório do CNJ, a força de trabalho do Judiciário brasileiro é composta por 433,5 mil pessoas.   —  Foto: Reprodução.

Mais de R$ 100 bilhões por ano são consumidos no Brasil apenas em gastos com o Poder Judiciário. Os dados são da edição mais recente da pesquisa “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)...  Veja a matéria completa, aqui!
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.