Header Ads


Lição 01: A Pessoa do Espírito Santo | EBD | 1° Trimestre De 2021

EBD/CPAD. Pr. Wanderson Silva, Academia de Pregadores.  —  Foto/Reprodução.

Lição 01: A Pessoa do Espírito Santo | EBD | 1° Trimestre De 2021
Publicado no Conexão Notícia em 29.dez.2020.  

Lições da EBD da CPAD EBD | 1° Trimestre De 2021 | CPAD – Adultos – Tema: O Verdadeiro Pentecostalismo: A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo | Lição 01: A Pessoa do Espírito Santo. 

Assista a aula da lição completa:


Confira as informações da Lição na íntegra:

OBJETIVO GERAL 
Expor a doutrina bíblica acerca da pessoa do Espírito Santo. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo l refere-se ao tópico l com seus respectivos subtópicos. 

I – Apresentar a revelação do Espírito Santo nas Escrituras; II – Relacionar a pessoa do Espírito Santo com a de Jesus; III – Afirmar que o Espírito Santo age no mundo e no ser humano. 

Texto Áureo 
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.” (Ef 4.30)

Verdade Prática 
Somente a Bíblia revela a verdadeira identidade e as obras do Espírito Santo; um tema que nós, pentecostais, vivenciamos.


LEITURA DIÁRIA 

Segunda – Gn 1.2 O Espírito Santo aparece desde o princípio na obra da criação

Terça – SL 104.30 A ação do Espírito Santo é fundamental na preservação do mundo

Quarta – Jo 16.13 O Espírito Santo possui todas as faculdades e os atributos da personalidade 

Quinta – 1 Co 12.3 É o Espírito Santo que revela a verdadeira identidade do Senhor Jesus 

Sexta – 2 Co 3.17 O Espírito Santo é Deus e Senhor 

Sábado – Ap 22.17 O Espírito Santo opera na vida humana por meio da Igreja 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 
João 14.16-18, 26; 16.14
João 14:16-18

16 – E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 – O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18 – Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

26 – Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

João 16:14

Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

HINOS SUGERIDOS: 85,551, 553 da Harpa Cristã

INTERAGINDO COM O PROFESSOR 
Neste trimestre, estudaremos as principais doutrinas que identificam um crente pentecostal e assembleiano. Aprofundaremos os assuntos que formam parte do legado pentecostal deixado pelos pioneiros de um movimento que alterou os rumos dos protestantes evangélicos no mundo. 

Os pentecostais, e mais especificamente os assembleianos do Brasil, amam o Espírito Santo, glorificam a Jesus em suas pregações, afirmam o batismo no Espírito Santo com a evidência de línguas, a atualidade dos dons espirituais e levam a sério a iminência da volta de seu Senhor, Jesus Cristo. Isso e muito mais serão estudados ao longo desses três meses. 

Para nos auxiliar neste maravilhoso estudo, o comentarista de Lições Bíblicas Adultos é o pastor Esequias Soares. Ele é o líder da Assembleia de Deus em Jundiaí, presidente do Conselho de Doutrina da CGADB, presidente da Comissão de Apologética da CGADB. É graduado em Hebraico pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Mackenzie. É também autor de diversos livros, entre eles: Manual de Apologética Cristã, Heresias e Modismos e A Razão da Nossa Fé, todos publicados pela CPAD.

Ponto Central: A Bíblia revela a verdade sobre a pessoa do Espírito Santo

Introdução
O tema do presente trimestre é o pentecostalismo no seu aspecto bíblico, teológico e prático os Pentecostais são conhecidos por suas relações e experiências com a manifestação do Espírito de Deus,  mas sua características básicas é o batismo no Espírito Santo,  qual os seus dons  e manifestações,  como a glossolalia (línguas),  as profecias,  as curas e as outras operações de Maravilhas. A primeira lição mostra uma visão geral sobre a Pessoa do Espírito Santo e o que a Bíblia ensina sobre Ele.

I – A REVELAÇÃO DO ESPIRITO SANTO NAS ESCRITURAS
O que os crentes precisam saber sobre o Espírito Santo?  Sobre a sua divindade,  a sua personalidade, os seus atributos  divinos  e as suas obras  de acordo com a revelação bíblica.

1 – Divindade. A deidade absoluta do Espírito Santo nas escrituras, e essa é a religião da igreja ao longo dos séculos. Essa verdade está claro na fórmula batismal, quando o espírito aparece como Deus igual ao Pai e ao Filho: ”batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo ” (Mt 28.19). Não somente na fórmula trinitária, pois a Bíblia reserva com clareza a divindade do Espírito (2 Sm 23.2,3; 2 Co 3.17,18), e mais: ” não sabei vós que sois o Templo  de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós ? (1 Co 3.16).

O Espírito Santo é chamado de Deus,  pois o apóstolo usa alternadamente os nomes ”Deus” e ” Espírito Santo”.  Isso porque o Cristão é templo de Deus (Jo 14.23). Assim, habita no crente o Deus Trino e Uno: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Como em Atos 5.3,4, Deus é o Espírito Santo são uma mesma deidade. 

2 – Personalidade. A personalidade do Espírito Santo é uma verdade bíblica. As escrituras revelam os elementos constitutivos dessa personalidade, e os principais são intelectos, a emoção e a vontade, entre os demais. O Espírito é inteligente e raciocínio (1Co 2.10,11; Rm 8.27); Ele tem emoção e sensibilidade, pois ama e pode ser entristecer (Rm 15.30; Ef 4.30)  o que é volitivo, isso é, tem vontade própria. Ele não permitiu que Paulo com sua comitiva se dirigisse a Bitinia (At 16.7).

O Espírito Santo distribui os dons espirituais conforme a Sua vontade: ” mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer ” (1 Co 12.11) ou ” distribuindo a cada um particularmente como lhe apraz ” ( TB –  Tradução Brasileira ).

3 – Atributos divinos. A Bíblia revela todos os atributos incomunicáveis ​​e comunicados, ou seja, metafísicos  e naturais de Deus o Espírito Santo. Ele é onipotente: ” no poder de Milagres e prodígios, no poder do Espírito Santo” (Rm 15.19 – TB);  e a fonte de poder e milagres (Mt 12.28; At 2.4). O Espírito conhece todas as coisas, até as profundezas de Deus (1 Co 2.10,11), assim como coração humano (Ez 11.5; Rm 8.26,27); as coisas do Futuro (Jo 16.13; At 20.23), isso por ser onisciente.

Ele possui o atributo da eternidade, Pois é chamado de ” Espírito eterno” (Hb 9.14). É o Criador do ser humano e do mundo (Jó 26.13; 33.4; Ef 4.30; Tt 3.4,5). a palavra de Deus apresenta, igual modo, seus atributos comunicáveis, santidade, verdade, sabedoria, entre outros (Rm 15.16; Jo 14.26; Ef 1.17; Jo 5.6).

Síntese do Tópico I
A Bíblia revela a verdade absoluta do Espírito Santo, sua personalidade e seus divinos atributos.

Subsidio Didáticos-Pedagógicos
Uma boa aula de Escola Dominical admite o bom diálogo entre professores e alunos. Todo diálogo pressupõe um começo. Por isso, sugerimos que você inicia a aula fazendo um ponto de contato com a seguinte pergunta: ” o Espírito Santo é uma pessoa?”. A ideia é motivar o aluno a se envolver com o tema a partir desse ponto de contato.  Muitos irmãos e irmãs até acatam a lógica do Espírito Santo ser uma pessoa, mas igualmente permanecem com dúvidas. Não por acaso, alguns já foram levados por vento de doutrinas que apresentam o Espírito Santo, não como uma pessoa, mas como a ”força ativa” de Deus.

Isso lhe parece familiar? Essa pergunta é uma oportunidade para você perceber como está o conteúdo de doutrina bíblica em sua classe. De acordo com as respostas, você pode ponderar  se é preciso ou não aparar algumas arestas doutrinárias com seus alunos.  Após ouvir muitas impressões da classe, Apresente o que a Bíblia ensina acerca da pessoa do Espírito Santo conforme o primeiro tópico desta lição.

EBD | 1° Trimestre De 2021 | CPAD – Adultos – Tema: O Verdadeiro Pentecostalismo: A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo | Lição 01: A Pessoa do Espírito Santo. 

II – O ESPIRITO SANTO E JESUS CRISTO
Já estudamos diversas vezes sobre a santíssima Trindade. O Senhor Jesus e o Espírito Santo são um só Deus juntamente com o Pai, visto que a Trindade é a união de três Pessoas distintas iguais em Glória, poder e Majestade.

1 – Pericorese. É o termo teológico desconhecido no meio evangélico, que expressa a relação intratrinitáriana do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou seja, habitação das pessoas da Trindade uma na outra. Cada pessoa está nas outras e cada uma se dá as duas outras. A intimidade entre Filho e o Espírito Santo se dá nesses termos e é eterna. Jesus fala desse relacionamento desde antes que o mundo existisse (Jo 17.5)  e em outro momento ele diz a Filipe ” não crês tu que eu sou o Pai e que o Pai está em mim?” ( Jo 14.10).  O Espírito está também nessa Trindade (1 Co 2.10,11).

2 – ”Ele me glorificará” (16.14). Houve época que entre nós assembleianos alguns questionavam adoração ao Espírito Santo. O argumento era baseado numa interpretação equivocada das palavras de Jesus: ” glorificará, porque receber o que é meu” (Jo 16.14). Ainda hoje é comum ouvir alguém dizer que o espírito santo não deve ser adorado porque é Ele que glorifica a Cristo. Tal argumento é equivocado, pois o Pai glorifica também o Filho (Jo 17.5), e nem por isso se diz que o pai não deve ser adorado. Se o Espírito é de Deus, logo, pode ser adorado, do contrário, seria um deus de segunda categoria, e isso não existe na fé cristã.

3 – O efeito pratico da Pericorese. A verdade é que quando expressamos no culto ” glória a Deus!”, o Filho e o Espírito são glorificados o seu louvor (Fp 3.3). Da mesma maneira, quando damos Glória a Jesus, o Pai e o Espírito Santo estão sendo também glorificados juntamente (Ap 5.6,13). De modo que a declaração do artigo de fé 27 do credo de Anastácio, ” tanto a unidade na Trindade como a Trindade na unidade deve ser adorada”, está fundamentada nas escrituras. Tanto faz Adorar a Jesus separadamente ou a qualquer das outras pessoas da Trindade, como adorar a Trindade.

4 – Consubstancial com o Filho. Consubstancial quer dizer, ”da mesma substância”. O Senhor Jesus prometeu enviar o Consolador e o identifica com o Espírito Santo: ” Mas aquele Consolador o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome” (v.26). O Filho é consubstancial com o Pai ( Jo 10.30)  da mesma forma que o Espírito é consubstancial com Filho (Rm 8.9). Jesus disse que o Pai ”vos dará outro Consolador” (v.16). 

A palavra ”outro” em grego, empregada nessa passagem, significa ser alguém da mesma natureza, da mesma espécie e da mesma qualidade. O Espírito Santo, portanto, é alguém como Jesus, da mesma substância, glória e poder.

Síntese do Tópico II
Há uma comunhão perfeita entre o Espírito Santo e Jesus Cristo em que este é glorificado por Aquele

Subsidio Teológico
”Jesus reivindicava a plena divindade para o Espírito Santo: ‘ E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre’ (Jo 14.16).  Vou chamar o Espírito Santo allon parakleton (‘ outro ajudador do mesmo tipo que Ele mesmo’), Jesus afirmou que tudo quanto pode ser afirmado a respeito de sua natureza  pode ser dito a respeito do Espírito Santo. Por isso, Bíblia dá testemunho da divindade do Espírito Santo como a Terceira Pessoa da Trindade.

O Salmo 104.30 revela o Espírito Santo como Criador: ‘ Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra’.   Pedro se refere a Ele como Deus (At 5.3,4),  e o autor da epístola aos hebreus chama-o ‘Espírito eterno’ (Hb 9.14)” (HORTON, Stanley (Ed). Teologia sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp.161-162). EBD | 1° Trimestre De 2021 | CPAD – Adultos – Tema: O Verdadeiro Pentecostalismo: A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo | Lição 01: A Pessoa do Espírito Santo. 

III – O ESPIRITO SANTO AGE NO MUNDO E NO SER HUMANO
A atuação do Espírito Santo não se restringe aos corações humanos, ele age sobre a criação inteira. Ele atua no mundo e na igreja. Sua ação é ampla na vida humana no passado, no presente e no futuro.

1 – No mundo.  Sua atuação é visível a começar pela criação e preservação do planeta Terra: ”e o Espírito de Deus se movia sobre a face das Águas” (Gn 1.2). Ação dele não ficou somente na ordem cósmica do universo. Ele continua como manteador e preservador de todas as coisas criadas: ” Envia o teu Espírito, e são criados , e assim renova a face da terra” (Sl 104.30).

Atuação do Espírito acontece também nas coisas naturais do dia a dia, e nem por isso deixa de ser uma ação Milagrosa, como um acerto médico no diagnóstico complicado, uma aprovação no concurso corrido, uma promoção de cargo da empresa, entre outros.

2 – No plano Divino da salvação.  Foi o Espírito Santo que conduziu a história da Redenção humana por meio da Nação escolhida de Israel (1 Pe 1.10-12)  e inspirou os profetas (2 Pe 1.19-21).  Sua presença está em toda história dos antigos Hebreus como os 70 ancião auxiliares de Moisés ( Nm 11.25)  e dos demais heróis de Israel como Otniel, Gideão, Sansão, Davi entre outros (Jz 6.34; 14.6; 1 Sm 16.13). O espírito é a primeira pessoa com quem o pecador tem contato quando vem a Cristo, embora tal experiência não seja reconhecida ou identificada no início, pois é Ele que nos leva a Cristo (1 Co 12.3).

3 –  Na vida humana.  O Novo Testamento registra o início da dispensação da plenitude do Espírito, e essa nova era começou com a descida do Espírito Santo no dia do Pentecostes (At 2.1-8). Essa descida foi para que Ele ficasse conosco ”para sempre”, foi Promessa de Jesus para dispensação da igreja (Jo 14.16). Nos dias atuais o Espírito continua atuando na vida dos crentes. Isso pode ser visto por meio do fruto do Espírito (Gl 5.22)  e das manifestações dos dons espirituais (1 Co 12.4-11).

EBD | 1° Trimestre De 2021 | CPAD – Adultos – Tema: O Verdadeiro Pentecostalismo: A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo | Lição 01: A Pessoa do Espírito Santo. 

Síntese do Tópico III
O Espírito Santo atua na sustentabilidade do Cosmo e na interioridade do ser humano,  convencendo-o de seu real estado, regenerando-o e capacitando-o para o serviço no reino de Deus.

Subsidio Teológico
”Na profecia de Joel, portanto, vemos uma expansão da atividade do Espírito Santo, e não uma mudança de qualidade. Desde o Éden até hoje, Deus tem desejado a comunhão com a humanidade. Não tem fundamento a ideia de que o Espírito Santo era inativo entre os leigos o antigo testamento. Atividade do Espírito Santo na vida deles formam o paralelo com o seu envolvimento na vida dos que Ele tem trazido á salvação dentro da igreja.

O Espírito transforma o coração das pessoas e também as torna diferente. Outro paralelo existe entre a vinda do Espírito Santo sobre o indivíduo, revestindo-o de poder para o seu cargo ou ministério e a plenitude do Espírito Santo na igreja. Roger Stronstad  demonstra que um dos propósitos da ‘plenitude do Espírito Santo’ é equipar os crentes a cumprir o Ministério Profético de declarar à vontade e propósito de Deus para a igreja e para o mundo. É possível que o senhor vão comportamento incomum. Mesmo não sendo assim, receber a plenitude do Espírito é um pico de experiência emocional, física e religiosa,  visando o propósito específico. Não se pode, no entanto, viver continuamente, dia após dia nesse pináculo.

A Presença do Espírito Santo em nós, a partir do momento da salvação, visa manter-nos em equilíbrio, dia após dia, momento após momento, principalmente após a experiência da chegada do Espírito Santo ‘com poder’ sobre nós” (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia sistemática: uma perspectiva Pentecostal 10.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp.394-95). EBD | 1° Trimestre De 2021 | CPAD – Adultos – Tema: O Verdadeiro Pentecostalismo: A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo | Lição 01: A Pessoa do Espírito Santo. 

Conclusão
As informações sobre o Espírito Santo São abundantes; procuramos apresentar um estudo conciso e compreensivo. Os pontos principais da doutrina Pentecostal são temas das lições que se seguem. É importante, por enquanto, saber que o estudo sobre o pentecostalismo  é o estudo sobre o Espírito Santo; e estudar o Espírito é estudar sobre Deus e o seu relacionamento conosco em Cristo.

PARA REFLETIR – A respeito de “A Pessoa do Espírito Santo”, responda:
• O que todos os crentes precisam saber sobre o Espírito Santo? Sobre a sua divindade, a sua personalidade, os seus atributos divinos e as suas obras de acordo com a revelação bíblica. 

• O que a Bíblia revela com clareza? A Bíblia revela com clareza a divindade do Espírito (2 Sm 23.2,3; 2 Co 3.17,18), e mais: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Co 3.16). 

• Quais os principais elementos constitutivos da personalidade? Os principais são o intelecto, a emoção e a vontade, entre os demais. 

• O que significa “outro Consolador” em João 14.16? A palavra “outro”, em grego, empregada nessa passagem, significa ser alguém da mesma natureza, da mesma espécie e da mesma qualidade. 

• Dê um exemplo da atuação do Espírito Santo na vida diária. Resposta pessoal – Pode ser dado um ex

EBD | 1° Trimestre De 2021 | CPAD – Adultos – Tema: O Verdadeiro Pentecostalismo: A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo | Lição 01: A Pessoa do Espírito Santo. 

Conteúdo relacionado:
Porta dos Fundos volta a zombar da fé cristã em especial de Natal
O filme "Elo de Amor" conscientiza a sociedade sobre o autismo
AD: Morre pastor Antonio de Jesus Dias, um dos primeiros líderes da UMADEGO
Esposa e igreja do “Pantera Negra” receberão fortuna avaliada em R$ 109,6 milhões
Brasil lidera na distribuição de Bíblias em formato digital, diz relatório global
Cúpula da ONU discutirá governança mundial pós-pandemia
Resultado de um processo histórico, a intolerância religiosa se reflete em perseguição 
A perseguição aos cristãos na Malásia
Homem ressuscita na Etiópia após oração e 25 testemunhas aceitam Jesus
Famílias protestantes do México são forçadas a escolher entre serviços básicos e fé
+`Jesus me curou´, diz menina de 5 anos antes de exame indicar regeneração do cérebro
Pastor que salvou mais de 1.500 bebês quer construir aldeia para mães criarem os filhos
Vila onde Jesus alimentou 5.000 pessoas é descoberta perto do Mar da Galileia
Sinédrio judeu quer tocar o shofar no Monte do Templo após quase 2 mil anos
Prefeito consagra cidade a Jesus durante encontro de oração, nos EUA.
O CRIME E A QUEDA - Flordelis: uma tragédia brasileira 
China endossa cloroquina contra Covid-19; deputado lamenta ‘vidas perdidas...
Filial da IEADPE em em Caruaru (PE) realiza Reunião Geral de Obreiros
Confira o maravilhoso álbum de fotos de Cláudia Canção e a sua filha Maria Júlia 
Dupla Canção & Louvor: Cláudia Canção celebra o nascimento de sua 1ª filha
Canção & Louvor: De Pernambuco para o mundo, louvando ao Senhor
Ataques muçulmanos de Fulani na Nigéria deslocam missionários locais

 
Tecnologia do Blogger.