Header Ads


Participação ativa do homem na gravidez é destaque em Encontro de Gestantes

   Tarde de orientações teve como objetivo instigar a participação efetiva dos homens na gestação da companheira. —  Foto: Reprodução.

Participação ativa do homem na gravidez é destaque em Encontro de Gestantes
Publicado no Conexão Notícia em 05.julho.2021. 

Agentes de Saúde | Diferente da forma que muitas pessoas pensam ou agem, a gravidez é, sim, um momento também de preparação para os homens e parte disso se deve à cultura de que o pré-natal é um atendimento de saúde exclusivo e de responsabilidade da gestante. Os pais/parceiros devem fazer parte do pré-natal masculino a fim de prepará-los para interagir e atender às necessidades da mulher e oferecer apoio por meio de presença contínua, conforto, massagem, encorajamento verbal e hidratação. Além disso, o homem também precisa ser orientado sobre ser um agente/parceiro permanente durante todo o processo da gestação e nascimento do bebê.

O homem não é visita. É necessário entender que o nascimento também é um momento único na vida do pai/parceiro e que ele ter ciência disso faz toda a diferença para a mulher. Não só no que diz respeito à segurança, mas por muitas vezes ser a única referência emocional da grávida”, afirma a enfermeira responsável pelo Encontro de Gestantes, Ilciele da Silva.


A presença do acompanhante no parto tem sido associada a resultados positivos, como maior alívio da dor, menor risco de cesárea ou partos operatórios, menor risco de asfixia neonatal, menor avaliação pela mulher do parto como uma experiência negativa, maior satisfação com o parto e menor trauma perineal. Tamanho incentivo para a presença masculina durante o pré-natal é reforçado pelo Ministério da Saúde em ações concretas. Na primeira consulta, além de ser orientado sobre a importância de sua participação ativa na gestação, parto e pós-parto, também são solicitados ao homem vários exames de rotina, além de oferecer os testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissível (ISTs).



O primeiro contato serve para entender toda a relação gestacional, mas também para incentivar o cuidado do homem com a própria saúde e, consequentemente, com a saúde da parceira e do bebê. Na segunda consulta são apresentados os resultados dos exames e definição de tratamentos, quando necessário”, explica a enfermeira.


Pensando em tudo isso, o PSF III - Menino Deus promoveu uma tarde orientativa com o tema "Pré-natal do homem e os benefícios para a família". Na oportunidade, gestantes e acompanhantes tiveram uma tarde de confraternização com lanches, sorteios de brindes e o "Bingo das Gestantes". A ação foi desenvolvida pela equipe de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde do bairro.

Michel Rech, parceiro da gestante Agda, foi o único acompanhante masculino a comparecer no evento. “Esse momento sempre vai ser importante. É meu primeiro filho, é uma novidade. Então estou sempre tentando buscar e aprender cada vez mais. Acho que não é uma preparação só da mulher, é meu dever estar aqui hoje”, afirma Rech.

A gestante Marta Silva Souza reforça que próxima vez trará o marido para participar. “Ter alguém nos ajuda a incentivar, nós que já temos nossa preocupação natural da gestação. Hoje mesmo eu conversava em casa com meu marido sobre isso, que seria bom a participação dele e quando cheguei aqui, só tive o reforço da importância. Na próxima com certeza ele vem!”, afirma Marta.

Foto: Ascom Prefeitura e Lucas do Rio Verde/MT/ Duana Souza.
Ascom Prefeitura / Duana Souza.
CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil  


Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.


Moto: Agentes comunitários de saúde recebem Motocicletas para atender a população

  A prefeitura adquiriu e entregou aos agentes de saúde 20 novas motocicletas. —  Foto: Reprodução.

Motocicletas adquiridas para as equipes das Unidades Básicas de Saúde já estão atendendo a população.

Conforme amplamente divulgado pelas mídias sociais e órgãos de imprensa a Prefeitura adquiriu e entregou motocicletas novas para serem utilizadas nos serviços de atenção básica das unidades de saúde que compõe a rede municipal. Leia a matéria completa, aqui.

LEIA TAMBÉM:


BRASÍLIA: ACS/ACE que irá participar das votações de PEC terá transporte e hospedagem

SINTASP/MCN irá disponibilizará transporte e hospedagem aos ACS/ACE que irão à Brasília, participar da votação das PEC's 22 e 14.  —  Foto: Reprodução.

Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal da Microrregião de Coelho Neto - MA (SINTASP/MCN) emitiu nota informando que irá disponibilizará transporte e hospedagem aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias que irão participar das votações das PEC's 22 e 14 em Brasília. A informação foi confirmada pelo JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, o mais antigo meio de informação da categoria no Brasil.  Leia a matéria completa, aqui.


Tecnologia do Blogger.