Header Ads


Solucionado surto de lesões que provocam coceira em Pernambuco

      Reação alérgica é provocada quando as cerdas das mariposas entram em contato com a pele.     —  Foto/Reprodução / SBD.
 
Solucionado surto de lesões que provocam coceira em Pernambuco
Publicado no Conexão Notícia em 09.dezembro.2021.  

Brasil |  Mistério sobre surto de lesões em Pernambuco é solucionado. Pacientes apresentam dermatite causada por mariposa da espécie Hylesia.
-
-
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) informou, na quarta-feira (8), que o mistério em torno do surto de lesões dermatológicas registradas em Pernambuco foi solucionado. Em nota, o órgão confirma que se trata de dermatite provocada por uma espécie de mariposa chamada Hylesia.

No comunicado, os médicos Cláudia Ferraz e Vidal Haddad Junior detalham que imagens analisadas por microscópio comprovam a existência de cerdas de mariposas nas amostras coletadas da pele dos pacientes. As informações são do portal G1.

– Chegamos à conclusão, ao diagnóstico de dermatite causada por mariposas. Esse diagnóstico foi bem estabelecido pela própria característica das lesões, que se localizavam na área dos braços, área exposta, e também pela época do ano em que ocorre uma proliferação natural das mariposas – explica Ferraz, que é vice-presidente da SBD em Pernambuco.


De acordo com ela, as cerdas são liberadas durante o voo das mariposas e, quando entram em contato com a pele, provocam reação alérgica com irritação e coceira. Sequer é preciso ter contato direto com o inseto para tal, pois as cerdas são levadas pelo ar até a superfície da pele e de objetos.
-
-
– Esse voo costuma ocorrer à noite. Não é à toa que os pacientes relatam que essa coceira é mais intensa no período noturno. E, além de caírem sobre a superfície da pele, podem ficar sobre móveis, sobre roupas, se ficarem em contato com essas mariposas – detalhou.

Mariposa Hylesia

     Mariposa Hylesia. Foto: Divulgação / SBD

O surto de dermatite atinge ao menos 21 cidades pernambucanas e levantou muitas dúvidas sobre a sua origem. Uma das hipóteses é de que poderia ser escabiose, também conhecida como sarna, mas os pesquisadores frisaram que nenhum ácaro foi encontrado nas amostras. Quadros virais e de infecção também foram descartados, visto que os pacientes não registraram outros sintomas relacionados à coceira.

Segundo os profissionais de saúde, a reação alérgica causada pelas mariposas pode durar entre sete e 20 dias, e o tratamento varia de acordo com a intensidade das erupções.
-
-
– Lesões mais localizadas, a gente geralmente conduz com a aplicação de medicações, em creme, com corticoides que têm poder anti-inflamatório muitas vezes associados a anti-histamínicos, para reduzir essa coceira, e, em casos muito acentuados, corticoides orais – afirmou Ferraz.


Ela também enfatizou a importância de o paciente buscar unidade de saúde e não se automedicar, mas recomendou compressas frias sobre a região das lesões.

Ferraz pediu ainda que se evite matar as mariposas, pois elas são “fundamentais no ciclo biológico e para o próprio equilíbrio da natureza”.

– Se houver a percepção de mariposas na área, a gente recomenda a colocação de panos úmidos sobre as superfícies, para remover possíveis cerdas depositadas naqueles locais. […] A gente é que está margeando o local da mata; então, vamos aprender a lidar com esses ciclos naturais do animal – pediu.

A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Recife reforçou o pedido para que não matem as mariposas e recomendou colocar telas nas janelas, mantê-las fechadas ao entardecer e não deixar roupas no varal durante esse período do dia.

Por Thamirys Andrade 
CN - Conexão Notícia 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
-
-

Globo é processada por mais de 17 mil ex-funcionários e teme dor de cabeça bilionária

      Paulo Marinho com uma camisa branca e um sorriso, olhando para a câmera.   —  Foto/Reprodução.
 
Por causa do Uma Só Globo, que reuniu todas as empresas do grupo, a emissora viu o número de disputas judiciais trabalhistas explodirem. São 17.201 mil processos, somando os da Justiça do Trabalho com os da esfera cível... Leia a matéria completa, aqui!

No especial de Natal do Porta dos Fundos, Jesus se droga e vai à prostíbulo

      No especial de Natal do Porta dos Fundos, Jesus se droga e vai à prostíbulo.  —  Foto: Reprodução.

Na trama, o jovem filho de Deus vive agruras de adolescentes, como sofrer bullying e consumir pornografia.
Mais uma vez, o Porta dos Fundos causa polêmica ao zombar da fé cristã...

Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.