Header Ads


Estação de rádio russa continua a transmitir mensagem do Evangelho

      Ivan Zhurakovski, gerente da estação de rádio New Life, monta uma estação de rádio improvisada na Romênia.    —  Foto: Reprodução.
 
Estação de rádio russa continua a transmitir mensagem do Evangelho
Publicado no Conexão Notícia em 19.março.2022.   

Grupos no WhatsApp LASI, Romênia (BP) – Apesar de uma variedade de desafios resultantes da guerra em andamento, uma estação de rádio cristã que transmite para as nações eslavas continuou seu ministério evangélico, desta vez da Romênia.
-
-
Embora a New Life Radio seja a primeira e única estação de rádio cristã FM na Rússia, a estação se mudou da Rússia para Odessa, na Ucrânia, há vários anos por causa de leis de mídia cada vez mais restritivas.


Agora, a violência e a incerteza da guerra forçaram a estação a se mudar de Odessa duas vezes nas últimas semanas. Embora os representantes da estação tivessem planos para o caso de uma invasão russa, eles nunca imaginaram o que aconteceu nas últimas semanas.

Em fevereiro, o gerente da estação Ivan Zhurakovski estava fazendo preparativos para uma possível mudança da estação, incluindo a compra de um veículo para ajudar nos esforços de realocação. Embora a estação nunca tivesse comprado um veículo antes, conseguiu comprar um SUV na noite de quarta-feira, 23 de fevereiro. A invasão começou na manhã seguinte.
-
-
Daniel Johnson é o fundador e organizador da New Life Radio. Apesar de se mudar para os Estados Unidos há vários anos, Johnson continua a ajudar a New Life Radio remotamente, bem como sua organização patrocinadora, a Christian Radio for Russia.

      O gerente da estação de rádio da Nova Vida, Ivan Zhurakovski (camisa azul) e sua família compartilham uma refeição com Dan Maftei e sua esposa após a chegada de Zhurakovski na Romênia. —  Foto: Reprodução.

Ele disse que Zhurakovski ligou para ele na manhã de 24 de fevereiro com o anúncio solene de que "é guerra".

Johnson explicou que a cidade de Odessa entrou em pânico quando as forças russas atacaram a Ucrânia em várias frentes. Muitos na cidade entraram em abrigos antiaéreos, e Johnson disse que os funcionários da estação podiam ver foguetes voando do lado de fora de suas próprias janelas.

Zhurakovski e outros funcionários da estação foram forçados a tomar a decisão de ficar ou ir embora.

Vários decidiram ficar na Ucrânia para ajudar suas igrejas locais durante a crise, enquanto um trabalhador – um jovem solteiro chamado Yuri – decidiu ficar em Odessa para operar a estação.
-
-
O equipamento da estação permitia que ela continuasse transmitindo via internet e rádio via satélite, apesar do conflito em torno dela. Na verdade, não havia nenhum ponto durante a crise em que New Life estava fora do ar, pois Yuri conseguiu automatizar o equipamento para tocar programação enquanto a transmissão ao vivo não era uma opção.

Apesar disso, a liderança da estação ainda queria procurar um local seguro onde pudessem retornar à transmissão ao vivo.

Zhurakovski decidiu fugir com sua família na esperança de chegar a Chisinau, na Moldávia, para novamente se preparar para a transmissão ao vivo. Poucos dias após o início da guerra, a violência cessou por um breve período para discussões entre as nações.

Foi durante esta breve pausa na luta que Zhurakovski fugiu com a família, junto com grande parte do equipamento de rádio da estação, no SUV recém-adquirido.


Depois de um longo e complicado tempo de espera na fronteira, a família finalmente conseguiu atravessar para a Moldávia, mas esse não foi o fim de sua jornada.

Imediatamente ao entrar no país, um dos pastores da igreja local informou à família que seria muito perigoso para eles ficarem, pois as forças russas estavam operando muito perto da fronteira e havia medo de que uma invasão pudesse ser iminente.

“Não tínhamos absolutamente nenhum outro contato na Moldávia ou na Romênia”, disse Johnson à Baptist Press, “e, quando me ligaram para me contar a atualização, foi como 'para onde vamos ou o que fazemos?'”

Retornar à Ucrânia não era uma opção, então Johnson disse que "mexido" na internet tentando encontrar um lugar seguro para Zhurakovski e sua família se refugiarem.
-
-
“Assim que desliguei o telefone com Ivan, apenas orei: 'OK, Senhor, o que vem a seguir? Por favor, me ajude a descobrir alguma coisa. E eu sabia que Deus proveria”, disse Johnson.

Johnson determinou que a Romênia seria a próxima melhor opção e começou a procurar igrejas evangélicas no país a uma distância acessível. Depois de muita procura, ele encontrou dois líderes evangélicos locais perto de Lasi (pronuncia-se Yash) que o procuraram.

Os dois homens eram um pastor de uma igreja evangélica local chamada Paul Schneider, e outro homem chamado Dan Maftei, que opera um ministério de mídia cristão romeno com sede em Lasi.

Apesar das missões semelhantes das duas organizações, Johnson disse que a New Life não teve contato anterior com esta estação de notícias cristã romena. Maftei foi uma das pessoas a contatá-lo.

Quando Zhurakovski e sua família cruzaram a fronteira para a Romênia, os dois homens os ajudaram a encontrar uma moradia segura com bastante espaço onde pudessem ficar e configurar a transmissão de rádio.

“Tudo o que eles precisavam, eles conseguiram”, disse Johnson. “Foi como se Deus tivesse intervindo e fornecido as pessoas certas e lhes dado exatamente o que eles precisavam.”

Nos próximos dias, Zhurakovski instalaria o equipamento da estação e começaria a transmitir ao vivo por várias horas durante o dia, e depois mudaria o sinal de volta para a programação automática que ainda estava sendo executada em Odessa.
-
-
Johnson disse que mesmo que a Rússia corte a internet ou as comunicações (a Rússia já bloqueou o Facebook, Instagram e outras mídias sociais), a New Life ainda poderá transmitir via sinal de satélite.

A estação experimentou um aumento notável de ouvintes russos desde o início da guerra, disse ele, e ele acredita que isso sinaliza o desespero espiritual das pessoas envolvidas na guerra.

“Este é um momento realmente crítico e as pessoas estão realmente procurando por respostas”, disse Johnson. “À medida que as pessoas enfrentam a guerra, a destruição e a morte a qualquer momento, elas estão muito mais abertas a ouvir o Senhor.

“Não temos certeza do motivo pelo qual as pessoas acabam nos encontrando, mas sabemos que estamos conquistando novos ouvintes. Seja como for que nos encontrem, nosso desafio é dar a eles o que eles precisam saber, que é o Evangelho e a garantia que as Escrituras nos dão”.
-
-
Johnson disse que a estação aumentou sua programação de ensino da Bíblia, priorizando isso sobre a música para articular claramente a mensagem do Evangelho aos ouvintes.

“Vamos confiar em Deus que ele nos permitirá ter os meios tecnológicos para colocar as Escrituras no ar e ensinar as pessoas”, disse Johnson. “A necessidade de proclamar o Evangelho nunca vai acabar, e vamos continuar encontrando uma maneira de fazê-lo. Nada vai nos parar até que Deus tire isso de nós.”

Atualizações diárias sobre a estação podem ser encontradas aqui.

CN - CONEXÃO NOTÍCIA.  Por Timothy Cockes, Baptist Press.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do YouTubeWhatsApp  ou  Facebook.

-
-
Pastor Jônatas Lins rompeu com Samuel Mariano? Entenda o caso!

       Jônatas Lins e Samuel Mariano.    —  Foto: Reprodução.
 
O pastor Jônatas Lins, presidente e fundador da Igreja Evangélica Rede Esperança, tem evitado o cantor Samuel Mariano nos últimos meses. Leia a matéria completa, aqui!

-
-
Com depressão, cantor gospel Jessé Aguiar faz desabafo nas redes sociais: “Estou no meu limite”

      Cantor evangélico Jessé Aguiar, de 19 anos.    —  Foto: Reprodução.
 
O cantor gospel Jessé Aguiar, de 19 anos, fez um desabafo nas redes sociais e afirmou que muitas coisas para ele “não fazem sentido, não se encaixa, me intriga e me faz questionar” e que ele está em seu limite fazendo-o se perder. Em uma publicação, o cantor de “Alívio” confirmou que está com depressão. Leia a matéria completa, aqui!
-
-
Tecnologia do Blogger.