Header Ads


Piso dos ACS/ACE: CONACS cumpre agenda em defesa do salário base de R$ 2.200.

  Diretores da CONACS cumprem agenda em Alagoas. —  Foto: Reprodução.

Piso dos ACS/ACE: CONACS cumpre agenda em defesa do salário base de R$ 2.200.
Publicado no Conexão Notícia em 06.julho.2021. 

Agentes de Saúde |  Conforme informações compartilhada pela CONACS, a entidade e Representantes de entidades de classe ligadas aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Alagoas, que estiveram reunidos, na última quarta-feira (30), com o deputado federal Isnaldo Bulhões (AL).

Na pauta do encontro, que contou com a presença do presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias da Região Metropolitana do Agreste de Alagoas (Sindagreste), Jader Albuquerque, foi entregue o pedido de apoio à PEC 22/2011.

Segundo Jader Albuquerque, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/2011 estipula que o salário dos agentes comunitários de saúde e de endemias não pode ser inferior a dois salários mínimos (no caso da categoria é possível estabelecer essa base de referência, inclusive, com base em decisão do Supremo Tribunal Federal) e também assegura às duas categorias a garantia de adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos das funções diárias e ampliadas nesse momento de pandemia da Covid-19.


Na oportunidade, o deputado federal Isnaldo Bulhões declarou apoio à luta dos agentes de saúde e de endemias e afirmou a defesa da PEC 22, na Câmara dos Deputados em Brasília.

É importante unificar a luta para corrigir o débito histórico dessa categoria tão importante para a nossa sociedade, afirmou Isnaldo Bulhões, que estava ao lado dos deputados federais Hildo Rocha (MA) e Valtenir Pereira (MT).


Também estiveram no encontro, a diretora da CONACS, Ilda Angélica, e o diretor do Sindas, Maurício Sarmento.

Além do deputado Isnaldo Bulhões, já aderiram à luta em favor dos ACS/ACE outros parlamentares alagoanos, a exemplo dos deputado federais Paulão, Tereza Nelma, Severino Pessoa e Marx Beltrão. Isso, sem falar no apoio em massa dos mais diversos deputados federais, nos mais diversos estados.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e CN - Conexão Notícia 

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.



Moto: Agentes comunitários de saúde recebem Motocicletas para atender a população

  A prefeitura adquiriu e entregou aos agentes de saúde 20 novas motocicletas. —  Foto: Reprodução.

Motocicletas adquiridas para as equipes das Unidades Básicas de Saúde já estão atendendo a população.

Conforme amplamente divulgado pelas mídias sociais e órgãos de imprensa a Prefeitura adquiriu e entregou motocicletas novas para serem utilizadas nos serviços de atenção básica das unidades de saúde que compõe a rede municipal. Leia a matéria completa, aqui.

A ostentação do presidente da AASA-Bahia, entidade é apontada como principal responsável pelo julgamento do Piso Nacional pelo STF.

    ACE fundador da lucrativa AASA-BA, ostenta nas redes sociais, revelando o lucrativo negócio da instituição com os Agentes de Saúde.  —  Foto/Reprodução.

Como é de conhecimento de todos os  Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, o Supremo Tribunal Federal (STF) irá decidir se o Piso Nacional é aplicável aos servidores dos estados, municípios e Distrito Federal, ou seja, a corte poderá derrubar o repassado que é feito aos agentes pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde para pagamento dos agentes. Na prática, municípios e estados receberão, contudo, repassarão apenas uma parte com bem entender, caso o Supremo se posicione desfavoravelmente aos ACS/ACE.  Matéria completa, leia aqui!



Tecnologia do Blogger.