Header Ads


Vereadores aprovam PLC que atualiza Piso Nacional dos agentes de saúde (ACS/ACE) em São Lourenço da Serra

  O pagamento será retroativo á Janeiro/2021.  —  Foto: Reprodução.

Vereadores aprovam PLC que atualiza Piso Nacional dos agentes de saúde (ACS/ACE) em São Lourenço da Serra
Publicado no Conexão Notícia em 27.maio.2021.  

Agentes de Saúde |  O Prefeito Interino de São Lourenço da Serra, Felipe Seme Amed, após a aprovação da Câmara de Vereadores do município, deverá sancionar a Lei que permitirá a atualização do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) para 2021. O valor do piso salarial passará de R$ 1,100 para R$ 1,550.

O reajuste foi estabelecido pela Lei Federal nº 13.708, de 14 de agosto de 2018, que fixou o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias de forma escalonada ao longo dos anos.

Em São Lourenço da Serra durante a Sessão Ordinária de quarta feira 26/05, os vereadores aprovam a PLC – Projeto de Lei Completar 748/2021, de autoria do Executivo Municipal.


A demanda de trabalho desses profissionais aumentou consideravelmente após o início da pandemia do novo coronavírus, é o que declarou o prefeito.

Essa atualização é importante, pois todo o aumento que acrescenta a renda do Agente, além de ajudar nas despesas da casa gira a economia local.

Os papéis do agente comunitário de saúde e do agente de combate às endemias consistem em ampliar o acesso da população às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania. São eles que criam uma ponte entre os pacientes e as unidades básicas de saúde, trabalho fundamental à sociedade na manutenção do bem-estar.

Sendo desta forma o trabalho dos agentes tornou-se ainda mais necessário quando no enfrentamento à Covid-19, principalmente na busca ativa por pacientes sintomáticos, na multiplicação de informações, além das contínuas visitas domiciliares e apoio na organização do fluxo de atendimento dos pacientes com sintomas de síndrome gripal e Covid-19 nas unidades de saúde.

Eliane Souza 

Publicado no CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 


Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram


BRASÍLIA: Jurídico do FNARAS fala da conquista da PEC 14/21 e sobre a nova etapa da luta da categoria 

  Dra. Elane Alves, assessora jurídica do Fnaras fala direto de Brasília.  —  Foto: Reprodução.

A Dra. Elane Alves, assessora jurídica do Fnaras, comentou sobre a grande conquista, obtida com o protocolo da PEC 14/2021, a Proposta que visa acabar com os desvios dos recursos destinados à categoria, também garantia da Aposentadoria Especial exclusiva para os ACS/ACE. Leia a matéria completa, aqui.

Recado direto de Brasília
"Agora é com vocês, é hora de votar e reafirmar a importância dessa proposta para a categoria. Fortaleça a luta divulgue e peça a todos os seus amigos para votarem que: “CONCORDO TOTALMENTE” com a PEC 14/2021."

Segue o link da Câmara de Deputados, destinado à votação:

LEIA TAMBÉM:


Agentes de saúde e endemias recebem notebooks durante formação

  Secretaria Municipal de Saúde fez a entrega de notebooks para os agentes comunitários e endemias do município.  —  Foto: Reprodução.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de notebooks para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do município.

Com o objetivo de garantir a otimização dos trabalhos desenvolvidos pelos agentes e dessa forma melhorar o atendimento à população, a gestão municipal investiu na aquisição de aparelhos de última geração... Leia a matéria completa, aqui.



Agente de saúde é ameaçada de morte, após distribuir senha da vacina contra Covid-19

  Autor teria falado “que ia fazer uma peneira” da vítima.  —  Foto: Reprodução.

Agente de saúde foi ameaçada de morte ao distribuir senha para a vacina contra Covid-19. O autor teria falado “que ia fazer uma peneira” da vítima, e possui armas de fogo em sua residência.

Agente de saúde é confessa ter assassinado colega de trabalho

  4º DP Aparecida de Goiânia.  —  Foto: Reprodução.

Uma agente de Saúde de Aparecida foi presa suspeita de matar o colega de trabalho a facadas e depois queimar o corpo. O crime não ocorreu agora, mas o mandado de prisão só foi feito após investigação da Delegacia de Homicídios do município. Leia a matéria completa, aqui.
Tecnologia do Blogger.