Header Ads


Agentes Comunitários de Saúde de Jaraguá do Sul passam por capacitação

   Agentes Comunitários de Saúde em atividade. —  Foto: Reprodução.

Agentes Comunitários de Saúde de Jaraguá do Sul passam por capacitação
Publicado no Conexão Notícia em 17.julho.2021. 

Agentes de Saúde |  Encontros destacaram o papel do profissional, as atribuições inerentes ao seu cargo e atendimento no período da pandemia.
 
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 11 e 18 de junho capacitação voltada aos Agentes Comunitários de Saúde, uma iniciativa da Diretoria de Saúde/Gerência e Supervisões da Atenção Primária.

O objetivo dos encontros foi destacar o papel do profissional, as atribuições inerentes ao seu cargo e atendimento no período da pandemia. Atualmente, a Secretaria conta com 90 profissionais.

As dinâmicas aconteceram respeitando os cuidados preconizados em decorrência da covid-19. Os servidores foram distribuídos em grupos e medidas como aferição de temperatura, uso de álcool gel, distanciamento e ventilação natural, foram observadas, seguindo todas as recomendações e restrições estabelecidas pelo município.

A Unisociesc disponibilizou estrutura e recursos tecnológicos e os estudantes da graduação de enfermagem da Universidade auxiliaram nas dinâmicas em grupo.


A última etapa da capacitação ocorreu de forma online no dia 02 de julho e contou com a participação de um agente comunitário de saúde do Rio de Janeiro, que trabalha na localidade da Rocinha. O objetivo desta metodologia foi destacar as diferenças entre as realidades culturais e econômicas dos dois municípios e trocar experiências.

O agente comunitário de saúde do Rio de Janeiro expôs algumas dificuldades enfrentadas, entre elas, a impossibilidade do isolamento social, com várias pessoas morando juntas em casas muito pequenas. Frisou, ainda, que os profissionais realizam monitoramento de pacientes com covid por telefone, visitas e acompanhamento e monitoramento das famílias cadastradas, entre outros serviços.

A equipe de Jaraguá do Sul também compartilhou experiências e trabalhos de comprometimento e dedicação dos ACS, com destaque para a história da agente comunitária do bairro Santa Luzia que desenvolveu um projeto voltado para a prevenção da saúde bucal, o “Escovar é Melhor que Arrancar”, que está sendo retomado pela Secretaria Municipal de Saúde.


O secretário da pasta, Alceu Gilmar Moretti, destaca a importância da troca de experiências, pois, segundo ele, promovem estímulo para o desenvolvimento de outras ações relacionadas a prevenção.

A enfermeira Patrícia Farias, responsável pelo setor de Educação em Saúde, destaca que os estudos e pesquisas apontam para a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional dos profissionais de saúde, “pois o estímulo à educação é um determinante para melhoria de resultados em diferentes setores, trabalho executado com satisfação promove a eficiência, impactando positivamente a população”.

A diretoria de Saúde, Sílvia Regina Bonatto, esclarece que a Secretaria Municipal de Saúde está retomando suas atividades eletivas respeitando as determinações federais e estaduais, preconizando os protocolos adotados em decorrência da Covid-19.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e CN - Conexão Notícia.
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.


Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!



Nova polêmica entre as entidades: Quem é o pai da Emenda do Reajuste na LDO?

   Deputados Federais: Leonardo Ribeiro, Hildo Rocha e Oderico Monteiro—  Foto: Reprodução.

Nova Polêmica nas Redes sociais
Como se toda a dificuldade que a categoria passa fosse pouco, lideranças sindicais insistem em usar as Redes Sociais para fazer polêmica, trata-se da luta pela hegemonia, ou seja, para se impor como maioral. 
"Se existe uma entidade melhor, essa é a minha!" É como se estivessem lutando entre si com tal finalidade. Perguntamos: a categoria merece esse nível de baixaria nas redes sociais?


Te respondo: Como podemos fazer para que a prefeitura pague o Incentivo financeiro (14º)?  

  Valor do Incentivo Financeiro Adicional, que é a parcela extra de final de ano, será de R$ 1.550,00. —  Foto: Reprodução.

Ao longo de mais de 10 anos usamos as Mídias Sociais para informar aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias sobre o direito ao pagamento do Incentivo Financeiro Adicional, conhecido como 14º salário ou parcela extra de final de ano. É graças a esse trabalho que esse Incentivo que deve ser pago em dinheiro, ficou popularizado entre os agentes. A categoria tem se organizado e garantido. 



Moto: Agentes comunitários de saúde recebem Motocicletas para atender a população

  A prefeitura adquiriu e entregou aos agentes de saúde 20 novas motocicletas. —  Foto: Reprodução.

Motocicletas adquiridas para as equipes das Unidades Básicas de Saúde já estão atendendo a população.

Conforme amplamente divulgado pelas mídias sociais e órgãos de imprensa a Prefeitura adquiriu e entregou motocicletas novas para serem utilizadas nos serviços de atenção básica das unidades de saúde que compõe a rede municipal. Leia a matéria completa, aqui.

Tecnologia do Blogger.