Secretaria de Saúde de Timóteo promove a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) - Conexão Notícia

Header Ads


Secretaria de Saúde de Timóteo promove a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

   Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde.  —  Foto: Reprodução.

Secretaria de Saúde de Timóteo promove a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS)
Publicado no Conexão Notícia em 22.julho.2021. 

Agentes de Saúde | “Reflexão sobre a atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS): Desafios e perspectivas no contexto atual e promoção da cultura da paz” é o tema da palestra  realizada no dia 15 de julho, entre às 13h30 e 16h30.

A atividade foi realizada no auditório da Prefeitura de Timóteo e foi conduzida pela assistente social Vandeli Francisca de Freitas e pela fonoaudióloga Thaís Silva Viana, ambas servidoras públicas integrantes do Serviço de Atendimento Domiciliar do município. A promoção do evento ficou por conta da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida.


A palestra faz parte de uma iniciativa de educação continuada proposta pela Política Estadual de Promoção à Saúde (Poeps), que estimula “a adoção de práticas sociais e de saúde, a valorização de saberes populares e tradicionais, além da atuação na formação e educação permanente em saúde, alimentação saudável e sustentável, práticas corporais e atividades físicas”.

Dentre as atribuições dos ACS´s está o desenvolvimento, junto à comunidade, de atividades coletivas de educação e promoção da Saúde com o objetivo de reduzir as desigualdades e as vulnerabilidades sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais. 


A capacitação tinha como finalidade fazer uma abordagem do trabalho realizado pelos agentes antes, durante e após a pandemia da Covid-19, que transformou completamente a interação com a população atendida. Também está prevista a troca de experiências por meio de relatos sobre o dia a dia destes profissionais, bem como, suas perspectivas e sugestões para resignificar e qualificar a atuação junto à comunidade.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e CN - Conexão Notícia com informações do PMT - Prefeitura de Timóteo.

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.


Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!


   Os Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias tem direito ao recebimento do Incentivo Financeiro Adicional, parcela extra enviada pelo FNS —  Foto: Reprodução.

Tanto o Projeto de Lei 4440/20, quanto o de número 460/19 torna obrigatório o pagamento direto do  incentivo financeiro aos agentes comunitários de saúde e combate a endemias (ACS e ACE). Esse benefício é regulamentado pela Lei Federal 12.994/2014 e pelo decreto 8.474/15, levando em consideração a existência de portarias anteriores, que já tratavam do referido repasse realizado pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde. 


PREVINE BRASIL: Confira as Dicas de Ouro fornecidas pelo Presidente do Sindas-RN.

   O Programa Previne Brasil garante gratificação à categoria —  Foto: Reprodução.

Dicas de ouro - O Programa Previne Brasil foi instituído pelo Ministério da Saúde do Brasil, em 2019, durante a gestão de Luiz Henrique Mandetta como ministro da saúde. O Previne determinou alterações no financiamento de custeio da atenção primária à saúde no país, dentre outras questões.
Ao tratar sobre o tema, em primeiro lugar, Cosmo Mariz orientou a categoria para que, "quando for reivindicar o Previne Brasil, coloque que é 'uma gratificação com recurso do Previne e não a Gratificação do Previne.' Segundo o sindicalista... 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.