Header Ads


Alagoas: Parlamentar diz que Agentes de Saúde não trabalham, vivem de mi-mi-mi.

  Vereador Abimael Moura fez séria acusação contra os Agentes de Saúde.  —  Foto: Reprodução.

Alagoas: Parlamentar diz que  Agentes de Saúde não trabalham, vivem de mi-mi-mi.
Publicado no Conexão Notícia em 18.maio.2021.  

Agentes de Saúde | Vereador Abimael Moura fez séria acusação contra os Agentes de Saúde, afirmando que a categoria não trabalhava, vivia de mi-mi-mi. A categoria reagiu, desqualificando a postura do parlamentar, em pleno Plenário.

A revolta dos Agentes Comunitários de Saúde da cidade de de Murici/AL foi generalizada, logo após um dos membros da vereança desqualificar o trabalho da categoria. Reagindo à postura do vereador, duas representantes dos agentes usaram as palavras, que segundo elas, "para desmascarar o vereador Abimael Moura."

Na última seção da Câmara de Vereadores de Murici/AL, ocorrida na sexta-feira da semana passada, aconteceu algo que, aparentemente foi uma surpresa para os parlamentares presentes naquele expediente: Agentes Comunitários de Saúde pediram a palavra para rebater o que classificaram como "mentiras e afirmações preconceituosas espalhadas nas redes sociais pelo vereador Abimael Moura (PSDB)," passando a falsa ideia de que a categoria não trabalha, e sim, vive de mi-mi-mi. Por conta disso, dezenas de Agentes estavam presentes aquela seção da Câmara, inclusive, Isabel Moura, que foi uma das que se pronunciou usando a Tribuna.


O Agente de Saúde é uma categoria de trabalhadores que não aceita ser achincalhada por um vereador que promove a mentira, a fake news e o desrespeito nas redes sociais contra quem trabalha de maneira dedicada ao seu semelhante. Nosso trabalho é de absoluta utilidade pública e isto é a população que reconhece ao abrir as portas de suas casas para nós entrarmos. Isso não é para qualquer um, ouviu vereador? desafiou  Isabel. 

Todos os agentes presentes se mostraram indignados com a postura do vereador psdbista (foto acima). O grande destaque da referida seção correu quando a agente Isabel, dedo apontado para o edil, declarou: 

O senhor nem para blogueirinho serve, pois devia estar olhando para os votos que recebeu, cuidar de trabalhar e não ficar espalhando mentiras, debochando de trabalhadores honestos que cuidam das pessoas de Murici todos os dias.

Declarou a profissional, quando foi aplaudida por demais membros de sua categoria, que estavam presentes. 

A eleição acabou e a Câmara de Vereadores de Murici tem  a obrigação moral de dar um basta nesta situação, ou todos estão coniventes com a atitude inqualificável do vereador Abimael Pessoa, inquiriu a Agente de Saúde. 

Outra Agente de Saúde, que falou de forma contundente, foi Paula Guimarães

Não é fácil para um Agente de Saúde, vereador Abimael, chegar em casa depois de um dia extenuante de trabalho e ouvir o filho perguntar se é verdade que a mamãe não trabalha e tem medo de atender a população. Isto tem que acabar e vai acabar. O senhor tem que respeitar o trabalhador, disse Paulinha como é conhecida, num tom de revolta. 

Com não conseguimos entrar em contato com vereador, o espaço fica aberto para ele usar seu direito de resposta.

Publicado no CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações de Edmilson Teixeira.

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram


Tíquete-alimentação: Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias comemoram aprovação

  As duas categorias serão contempladas com tíquete-alimentação no valor de R$ 300,00.  —  Foto: Reprodução.

No início do mês passado, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de ITABUNA, a concessão do tíquete-alimentação aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município.



Piso Nacional defendido pelo FNARAS para Agentes de Saúde é de R$ 2.750 

  A Dra. Elane Alves e diretoras do FNARAS mantém agenda em Brasília, em atendimento as demandas dos ACS/ACE das bases.  —  Foto: Reprodução.

Os coordenadores da CNF - Comissão Nacional da Federalização tem recebido atenção de forma ampla. Esta comissão representa o maior movimento nacional nascido nas bases dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Quando falamos bases, nos referimos a cada cidades onde se localiza cada agente. 



Informatização: Agentes Comunitários de Saúde recebem tablets no Ceará

  Perguntas e respostas sobre a adesão dos municípios ao Curso Técnico dos ACS/ACE e Programa Saúde com Agente.  —  Foto: Reprodução.

Com os tablets e a utilização do aplicativo e-SUS, via PEC, ou seja, com sistema informatizado, a visita dos Agentes de Saúde às famílias granjeirenses será agilizada. O trabalho de escrita manual de dados em formulários e tabelas, agora serão realizados pelo aplicativo. Leia a matéria completa, aqui.



Trabalho do Movimento Pela Federalização ecoa no Congresso Nacional

  O deputado federal Oderico Monteiro defendeu no Congresso Nacional a PEC da Desprecarização dos ACS/ACE.  —  Foto: Reprodução.

O deputado federal Oderico Monteiro (Ceará) fez um importante pronunciamento no Congresso Nacional, em favor de todos os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Brasil.


A importante bandeira de luta do Movimento Nacional pela Federalização, que é a Desprecarização de todos os agentes de país. Movimento que se fortaleceu em 2019, após a criação da Proposta Legislativa, criada após mais de 20.000 (vinte mil) votos, em algumas semanas, após a adesão dos voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde à articulação em prol da referida causa. 
A proposta da Federalização teve o início de sua tramitação no Senado Federal.  

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram

Veja outras formas de doações, aqui!


Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.