Header Ads


RS - Novas agentes comunitárias de saúde devem atuar em Vera Cruz

  Agentes comunitárias de saúde já passaram por processo seletivo.  —  Foto: Reprodução.

Novas agentes comunitárias de saúde devem atuar em Vera Cruz
Publicado no Conexão Notícia em 18.maio.2021.  

Agentes de Saúde | Nesta semana, agentes comunitárias de saúde que passaram por processo seletivo - conforme critérios de seleção publicados em edital - para atuar junto à Secretaria de Saúde de Vera Cruz, participam de capacitação prática-teórica, que se estende até a sexta-feira (21). A partir do curso, ofertado às 10 profissionais selecionadas até então no processo, elas estarão aptas a atuar nas áreas pertencentes à Estratégia de Saúde da Família da localidade de Linha Henrique D’Ávila. 

Conforme a secretária de Saúde, Clair Tornquist, dessas 10 selecionadas, quatro delas não comparecem ao primeiro dia de capacitação – requisito para o processo. Desse total, três serão remanejadas nas microáreas de atuação neste momento, conforme necessidade, possivelmente a partir de junho. 


Suprir a carência de profissionais nas microáreas de atuação - que entre alguns motivos ficaram descobertas pela exoneração de servidores - era um objetivo da secretaria há um tempo e se mostra importante, conforme a responsável pela pasta, com a retomada de alguns atendimentos, após melhora na evolução da situação da pandemia.  


Conforme a coordenadora da Atenção Básica de Vera Cruz, Janaína Cristina Luttjohann da Cunha, o objetivo é retornar com as atividades de forma gradual, associando à segurança dos profissionais e pacientes. Entre as demandas suspensas pela pandemia estão as visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco, que estão sendo retomadas com extrema cautela. 

Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram


Tíquete-alimentação: Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias comemoram aprovação

  As duas categorias serão contempladas com tíquete-alimentação no valor de R$ 300,00.  —  Foto: Reprodução.

No início do mês passado, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de ITABUNA, a concessão do tíquete-alimentação aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município.



Piso Nacional defendido pelo FNARAS para Agentes de Saúde é de R$ 2.750 

  A Dra. Elane Alves e diretoras do FNARAS mantém agenda em Brasília, em atendimento as demandas dos ACS/ACE das bases.  —  Foto: Reprodução.

Os coordenadores da CNF - Comissão Nacional da Federalização tem recebido atenção de forma ampla. Esta comissão representa o maior movimento nacional nascido nas bases dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Quando falamos bases, nos referimos a cada cidades onde se localiza cada agente. 



Informatização: Agentes Comunitários de Saúde recebem tablets no Ceará

  Perguntas e respostas sobre a adesão dos municípios ao Curso Técnico dos ACS/ACE e Programa Saúde com Agente.  —  Foto: Reprodução.

Com os tablets e a utilização do aplicativo e-SUS, via PEC, ou seja, com sistema informatizado, a visita dos Agentes de Saúde às famílias granjeirenses será agilizada. O trabalho de escrita manual de dados em formulários e tabelas, agora serão realizados pelo aplicativo. Leia a matéria completa, aqui.



Trabalho do Movimento Pela Federalização ecoa no Congresso Nacional

  O deputado federal Oderico Monteiro defendeu no Congresso Nacional a PEC da Desprecarização dos ACS/ACE.  —  Foto: Reprodução.

O deputado federal Oderico Monteiro (Ceará) fez um importante pronunciamento no Congresso Nacional, em favor de todos os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Brasil.


A importante bandeira de luta do Movimento Nacional pela Federalização, que é a Desprecarização de todos os agentes de país. Movimento que se fortaleceu em 2019, após a criação da Proposta Legislativa, criada após mais de 20.000 (vinte mil) votos, em algumas semanas, após a adesão dos voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde à articulação em prol da referida causa. 
A proposta da Federalização teve o início de sua tramitação no Senado Federal.  

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram

Veja outras formas de doações, aqui!


Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.