Curso Técnico: Magé seleciona os agentes comunitários e endemias que farão curso - Conexão Notícia

Header Ads


Curso Técnico: Magé seleciona os agentes comunitários e endemias que farão curso

Agente da Saúde atuando em Magé. —  Foto: Reprodução.

Curso Técnico: Magé seleciona os agentes comunitários e endemias que farão curso
Publicado no Conexão Notícia em 25.junho.2021. 

Agentes de Saúde | A Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao programa Saúde com Agente, do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao programa Saúde com Agente, do Ministério da Saúde. A iniciativa vai capacitar e habilitar os profissionais do município para que eles possam realizar atendimento domiciliar básico e identificar o grau de prioridade de encaminhamento às unidades de atenção primária, informa nota da prefeitura de Magé enviada a redação do ND1.

No momento, estamos fazendo uma pré-seleção dos agentes comunitários de saúde assim como a Coordenação de Controle de Vetores em relação aos agentes de combate a endemias para participação do processo de formação. Os profissionais precisam atender a alguns critérios (válidos para as duas categorias), como serem funcionários efetivos ou terem mais de dois anos de atuação na rede municipal de saúde”, explicou a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Cassandra Soares, detalhando ainda a nova habilitação dos agentes nos atendimentos domiciliares.

“Nossos profissionais poderão verificar saturação de oxigênio, aferir a pressão arterial, medir a glicose capilar e as condições gerais dos pacientes para o encaminhamento às unidades de saúde”, completou Cassandra. 

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os instrutores do curso e o material de apoio serão financiados com recursos do Ministério da Saúde. Atualmente, Magé tem cerca de 460 agentes comunitários de saúde e 150 agentes de combate a endemias.

Segundo o Ministério da Saúde, o programa tem como meta melhorar a qualidade do serviço público como ação preventiva na descoberta de doenças e ampliar a assistência para reduzir indicadores negativos, como mortalidade infantil, infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão, diabetes, entre outros, utilizando-se do contato direto dos agentes comunitários e de endemias com a população.

Prefeitura de Magé

CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsApp ou Telegram.



Demissões em Massa: Texto da PEC 14/2021 abre as portas para que prefeitos demitam agentes de saúde (ACS e ACE)

 Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias sofrem com as demissões em massa, graças aos erros da Lei 11.350/06.   —  Foto: Reprodução.

O texto da PEC 14/2021 deixa de fora do quadro de servidores, todos os ACS/ACE que não se enquadram na forma de contratação estabelecida por ela. Isto significa dizer que qualquer prefeito poderá dispensar dos agentes amparados pela má-redação do texto da PEC 14, após se tornar lei, após a regulamentação da proposta nos municípios, caso os vereadores decidam regulamentar o texto em seus municípios. Já que as Leis Federais não são aplicadas automaticamente, sem nova votação em cada um dos 5.570 municípios.  Matéria completa, leia aqui!



Agentes comunitários e de combate às endemias receberão recursos do Previne Brasil

 Além da equipe, agentes comunitários e de combate às endemias receberão 70% dos recursos destinados ao Previne Brasil, no caso descrito na matéria. —  Foto: Reprodução.

Temos recebido diversas mensagem sobre o direito da categoria ao Previne Brasil. Prefeitos e seus secretários estão negando o direito ao repasse feito pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde, contudo, as lideranças não devem desistir de buscar garantir esse direito. 
Com a finalidade de ajudar aos colegas que tiveram o direito negado ou não sabem por onde começar a articulação, estamos disponibilizando essa matéria para que sirva de motivação e parâmetro de articulação, sabendo que vários municípios estão repassando aos Agentes Comunitários de Saúde os valores correspondente ao Previne Brasil. Matéria completa, leia aqui!

LEIA TAMBÉM:


Agentes de Saúde: Os aspectos favoráveis da Lei Ruth Brilhante

 Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias e as novidades da Lei Ruth Brilhante. —  Foto: Reprodução.

Lei Ruth Brilhante - Veja alguns destaques da lei: Formação ensino, Área descobertas, Flexibilidade de moradia, Flexibilidade de horários no trabalho, Indenização com transporte e outros e Investidura no serviço público através de emprego público.   


Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.