Header Ads


Conceição institui o dia do agente comunitário e de endemias no calendário oficial

Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate de Endemias entram no calendário oficial de Conceição. —  Foto: Reprodução.

Conceição institui o dia do agente comunitário e de endemias no calendário oficial
Publicado no Conexão Notícia em 25.junho.2021. 

Agentes de Saúde | Conceição institui o dia do agente de saúde e agente de endemias no calendário oficial.

Data será comemorada todo dia 4 de outubro.

A Prefeitura de Conceição sancionou e promulgou na quarta-feira (23) o dia municipal do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate de Endemias no calendário oficial do município.

O projeto é de autoria do vereador Fidelis de Doca e foi aprovado, em 15 de junho, por unanimidade pela Câmara Municipal.


Com a sanção, a data comemorativa das referidas profissões passa a ser comemorada todo dia 4 de outubro.

Com informações de Tadeu Gomes.

CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsApp ou Telegram.



Agentes comunitários e de combate às endemias receberão recursos do Previne Brasil

 Além da equipe, agentes comunitários e de combate às endemias receberão 70% dos recursos destinados ao Previne Brasil, no caso descrito na matéria. —  Foto: Reprodução.

Temos recebido diversas mensagem sobre o direito da categoria ao Previne Brasil. Prefeitos e seus secretários estão negando o direito ao repasse feito pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde, contudo, as lideranças não devem desistir de buscar garantir esse direito. 
Com a finalidade de ajudar aos colegas que tiveram o direito negado ou não sabem por onde começar a articulação, estamos disponibilizando essa matéria para que sirva de motivação e parâmetro de articulação, sabendo que vários municípios estão repassando aos Agentes Comunitários de Saúde os valores correspondente ao Previne Brasil. Matéria completa, leia aqui!

LEIA TAMBÉM:


Agentes de Saúde: Os aspectos favoráveis da Lei Ruth Brilhante

 Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias e as novidades da Lei Ruth Brilhante. —  Foto: Reprodução.

Lei Ruth Brilhante - Veja alguns destaques da lei: Formação ensino, Área descobertas, Flexibilidade de moradia, Flexibilidade de horários no trabalho, Indenização com transporte e outros e Investidura no serviço público através de emprego público.   



Brechas na Lei Ruth Brilhante leva Agentes Comunitários a realizar atribuições dos Endemias

 As atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde são distintas das atribuições do Agentes de Combate às Endemias, contudo, uma tendência nacional busca unificar o trabalho desses agentes. —  Foto: Reprodução.

Abrindo os olhos - Tudo está mais do que claro, que não basta criar Leis Federais, mas, tornar possível que elas sejam acessíveis a todos os ACS/ACE do país. 
Quando uma entidade faz a articulação em Brasília, os seus diretores recebem os méritos pelo feito. É motivo de festa pela elevação do status da entidade, que obteve tal proeza, contudo, não é falado que as Leis Federais não possuem aplicação nos municípios, salvo, se passarem por nova tramitação para as regular.  Leia a matéria completa, aqui!


Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram
Tecnologia do Blogger.