Header Ads


9 alimentos que prejudicam a saúde do estômago

      O cuidado com a alimentação é determinante para uma vida com qualidade.  —  Foto: Divulgação.

9 alimentos que prejudicam a saúde do estômago
Publicado no Conexão Notícia em 15.dezembro.2021.   

Mundo Cristão Má digestão, azia, dores abdominais e sensação de estufamento. O que todos esses sintomas têm em comum? Todos podem ser provocados ou agravados por uma dieta baseada em alimentos prejudiciais à saúde do estômago.
-
-
Você sabe quais alimentos precisam ser retirados da sua alimentação? Então, não deixe de ler este post. A seguir, listamos os itens que mais impactam negativamente no seu organismo.

1) Frituras
Os alimentos gordurosos exigem um tempo maior para serem metabolizados, retardando o esvaziamento do estômago. Em consequência disso, comprometem o funcionamento do processo digestivo.

Além disso, ingerir frituras e outras gorduras em excesso irá sobrecarregar o órgão, causando aquela famosa sensação de queimação chamada de “azia” e o refluxo ácido.

2) Frutas cítricas
Em função da sua acidez, as frutas cítricas podem desencadear dores abdominais em quem sofre de gastrite ou úlcera. Então, evite consumir manga, laranja, tangerina e abacaxi em excesso.

Ainda, quem possui esses problemas estomacais devem substituir as frutas cítricas por frutas alcalinas, tais como, banana, melão e uva-passa. O limão é um importante aliado na digestão de alimentos pesados.

-
-
3) Leite e derivados
A intolerância à lactose é mais presente na população do que imaginamos, atingindo cerca de 75% das pessoas. Porém, como não buscam o diagnóstico, poucos sabem que portam o problema.

Assim, pessoas com essa intolerância alimentar precisam trocar o leite e produtos derivados por bebidas vegetais de fácil digestão, tais como, quinoa, aveia, soja ou leite de arroz.

4) Pimenta
Além da azia, dor e queimação que provoca, a pimenta reduz a pressão do músculo localizado na parte inferior do esôfago, fazendo com que o ácido estomacal retorne e cause o refluxo gastroesofágico.

5) Café
Embora seja um item considerado essencial para muitas pessoas, o café estimula a acidez do estômago. Ademais, o consumo de café em excesso dificulta a passagem dos alimentos do esôfago para o estômago e facilita o retorno da comida para a garganta.

6) Refrigerantes
O consumo de refrigerantes durante as refeições modifica o pH e compromete a atividade enzimática. Em função disso, há uma redução na capacidade de absorção de vitaminas e minerais, contribuindo para a má digestão de proteínas.
-
-
7) Álcool
Além de azia e refluxo, a ingestão de álcool pode inflamar o revestimento do estômago, danificando algumas enzimas e impossibilitando que os nutrientes sejam absorvidos. O consumo em excesso pode causar diarreia e cólica.

8) Frutas vermelhas
Para quem sofre com processos inflamatórios no intestino ou no estômago, o consumo de frutas vermelhas pode agravar essa irritação. Ainda não há uma comprovação científica, mas acredita-se que a reação seja provocada pelas sementes dessas frutas.

9) Chicletes (goma de mascar)
Embora ajude a reduzir a ansiedade, a mastigação de chicletes faz com que o estômago se prepare para receber o alimento, produzindo uma certa quantidade de ácido para a digestão. Porém, como não há um alimento sendo ingerido, o ácido afeta a mucosa do estômago, ferindo o órgão.

Portanto, com a leitura deste post, você conheceu os alimentos que mais causam prejuízo ao estômago. Além disso, o uso de cigarro e de alguns medicamentos, e o hábito de comer depressa também irritam o órgão e atrapalham a digestão.
-
-
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

Dr. Felipe Malafaia
CN - Conexão Notícia

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Veja como doar aqui!

LEIA TAMBÉM:
-
-
Artistas quebram tabu do teste do sofá e escancaram assédio de diretores da Globo

      Montagem de fotos com Samara Felippo em vídeo no YouTube e Maria Zilda Bethlem em entrevista no SBT.   —  Foto/Reprodução.
 
Tema até pouco tempo atrás tratado como "folclore" ou tabu, o "teste do sofá" passou a ser debatido publicamente por artistas que fizeram carreira na Globo. 

-
-
Ciumenta? Cassiane chama supostas fãs do marido de “pirigospel”

      Cantora Cassiane e o esposo, Jairo Manhães.   —  Foto: Reprodução.

Cassiane é casada com o pastor Jairo Manhães há 27 anos, e em uma entrevista, ela demonstrou que se sente incomodada com supostas fãs do esposo.
A cantora gospel Cassiane não é muito amigável quando o assunto é mulheres que dão mais atenção ao seu esposo do que a ela... Leia a matéria completa, aqui!
Tecnologia do Blogger.